Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
veny   Brazil - AC
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

cicero andre   rio de janeiro
fcalves   São Paulo - SP
Daniel Junior   Carazinho, RS - RS

Engenharia paramétrica no Rhino

O Karamba é um famoso Plug-in para engenharia paramétrica no Rhinoceros, ele permite criar estruturas proceduralmente e fornece uma análise acurada de diversos elementos, agora lançaram uma nova versão para o Rhinoceros 6.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 24/03/2018 08:34

O Karamba é um famoso Plug-in para engenharia paramétrica no Rhinoceros, ele permite criar estruturas proceduralmente e fornece uma análise acurada de diversos elementos, agora lançaram uma nova versão para o Rhinoceros 6.
Só vejo boas notícias do Rhino fazendo coisas que desejaríamos que o Revit fizesse... Parece que a Autodesk parou de investir em seus produtos... Fez a cama e agora se deitou.
Oi Marco, tudo bem?

Eu fiquei impressionado com o que você falou sobre a decadência do Revit lá no tópico do lançamento do Max e agora aqui nesta notícia do Rhino.

Sempre achei que a Autodesk não era relapsa com os programas de CAD que fizeram dela a empresa que é hoje, achei que era só com o Max.

No ano passado eles anunciaram mais uma reestruturação e demitiram um monte de gente, parece que ficaram apenas os estagiários.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre e Marco Rocha, boa noite,

Não conheço o Revit, mas sou usuário do Max há alguns anos e tive uma experiência com o Rhinoceros para pode afirmar: Ele faz coisas do outro mundo com os pés nas costas! É um programa profundo, altamente lógico e preciso que chega a dar raiva pela forma com que ele faz determinadas operações; digo: com uma fluência que não se encontra em outros programas - excetuando-se alguns monstros que sabem operar o Max. No entanto, a natividade dos recursos do Rhino são fora do comum, Marco. Sugestão? Estude ele! Aqui no 3D1, há um excelente curso que já estou fazendo. Estudei bastante o Rhino, mas tive uma grande decepção e somente agora, com a força e incentivo do Andre estou retornando, agora em definitivo para domina-lo.

Quanto aos porras da Autodesk, não há como se comparar o tratamente técnico e gerencial dado pela McNeelao Rhino em relação aos produtos-reis da Autodes k. Acho que ela sofre de uma neurose autofágica que terminará por destruí-la, mercadologicamente falando.

Vejo o números de programas e plugins que são feitos e integrados plenamente ao Rhino, já notaram? Isso é sinal de pavimentação segura de crescimento sério e estável deste grande software - que não é poligonal, mas NURBS, embora haja um plugin que permite que você modela poligonalmente no Rhino. Observem quantos países, universidade e respectivas faculdades e centros avançados de pesquisa de vanguarda tem com o Rhino uma relação de criação com o que há de mais moderno no campo da engenharia, arquitetura e produtos de linha branca. O Brasil ainda está engatinhando, mas acredito firmemente que é uma tendência que irá crescer, pois fica claro que há uma preocupação da empresa em se integrar com tudo, bem como dos seus usuários em adapta-los com novos meios de criação. Logo, uma antítese da Autodesk. Sem contar no progresso descomunal, absurdo que foi realizado e implementado na área de renderização do Rhino, através do V-Ray e do KeyShot.

O Karamba é mais um destes plugins que faz verdadeiras misérias dentro do Rhino. Sabe que o Rhino, Andre, me faz lembrar um programa free como o Blender? Só que em outro sentido. Ele, seus recurso e UI são tão fenomenais que o que não falta é gente cabeça para criar plugins e programas para interagir e trabalharem juntos com o Rhino, notou?

Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Marco Rocha:
Só vejo boas notícias do Rhino fazendo coisas que desejaríamos que o Revit fizesse... Parece que a Autodesk parou de investir em seus produtos... Fez a cama e agora se deitou.
Marco, boa noite. Citei, respondendo você, lá embaixo, junto com o Andre, ok? Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu concordo plenamente com o que você disse, até comentei no outro tópico do VisualArq que o Rhino funciona como uma plataforma, pois ele tem Plug-ins que transformam um Soft genérico em um programa específico para determinadas áreas como faz o RhinoGold, o RhinoShoes e o próprio VisualArq.

Então, quem domina bem o Rhino pode atuar em diversas áreas diferentes, só precisa estudar o Plug-in específico para aquela área.

A Autodesk faz justamente o oposto, como eles possuem trocentos programas querem enfiar goela abaixo dos usuários programas específicos para tudo que é coisa, em vez de embutir tudo que puder num mesmo programa.

Pelo menos financeiramente parece que não está dando certo, pois quase todo ano anunciam uma reestruturação e demitem um monte de gente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre e demais colegas, boa tarde,

Agora eu te pergunto... Não é um arrojo? Não é lindo e cativante ver um programa se integrar tanto com o saber humano em várias áreas de atuação?

Vou viajar, Andre. Posso? Obrigado, pois é praticamente uma licença poética no 3D e na computação gráfica.

É dos raros programas que tem um caminho diretamente ligado com o processo de civilização, ao estabelecer, naturalmente, espontaneamente, uma integração com tudo que leva ao progresso da sociedade e, portanto, com a edificação da civilização - enquanto conceito, como propõe Toynbee.

Já imaginou a aplicação do Rhinoceros na biomédica, nanotecnologia e na ciência avançada ou física da antirrealidade? Você poderia citar um programa que mais se aproxima desta reflexão, Andre?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente, os programas de CAD/CAM iguais ao Rhino permitem produzir coisas de verdade através de CNC, impressoras 3D e tal, enquanto que, os programas tipo DCC (Digital Content Creator) como o 3ds max são voltados para animação, VFX, criação de Assets para Games e demais conteúdos digitais, não são bons para produção de coisas reais.

Então, certamente os programas de CAD/CAM são mais importantes para a evolução da civilização do que os softs DCC.

Antigamente os programas de CAD/CAM serviam apenas para projetar e no final levavam para renderizar no 3ds max, que ocupou este nicho de visualização de produtos, incluindo maquete, porém, hoje em dia os programas de CAD já possuem renderizadores do mesmo nível do 3ds max como o V-Ray, que tem Plug-in para o Rhino, portanto, não precisam mais do Max, tornando menos visível a divisão destas áreas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre e demais colegas, boa noite,

Vou te enviar uma e-mail, para sua apreciação, pois preciso, antes, fazer uma sumaríssima compreensão sobre CAD/CAM e DCC - Digital Content Creator. Não quer adiantar nada, ainda...
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre e demais colegas, boa noite,

Não quero teorizar nada, apenas desejo conversar, refletir o que estou vendo e sentindo, especialmente a partir do que estamos acompanhando, a partir do Rhinoceros. Não está havendo um cisma na evolução da TI na Terra, não. Ainda estou "sentindo", não organizei as ideiais, mas são dois mundos que se tocam e que são importantíssimos para nos aproximar e estabelecer - ou não - novas fronteiras com o amanhã, cada vez mais junto e próximos de nós.

Estou me referindo a integração expressiva e rapidíssima do segmento de TI dos programas CAD/CAM (NURBS) e os DCC. Você, de alguma forma, está realizando um tipo de prospectiva, ao compreender os rumos da TI no universo digital 3D. Sou muito cru no trato com os conceitos, pois assim devem ser tratados, pois já está ocorrendo um vertiginoso e muito bem vindo avanço no segmento CAD/CAM, enquanto que os sofwares estão caminhando para um futuro cisma: o que for necessário para o DCC neste novo ciclo de desenvolvimento civilizacional vingará. O que sair do diapasão, ficará no caminho, encostado por serviços prestados à evolução que, para tais, parou ao não entenderem o que está acontecendo no mundo.

Não consigo expressar direito, mas, por exemplo, o que citei a respeito da equalização de valores de compra (custo e aquisição) x desenvolvimento dos softwares e hardwares. ISSO É INEVITÁVEL, INADIÁVEL. O que chamam de fantasia, já realizou isso, já foi previsto. O que hoje é um privilégio de poucos, num amanhã será de uso regular e comum a todos. É por aí. Vamos pensar e refletir mais. O que mais me tem feito pensar em tudo isso é decadência de certos programas e renderizadores e o progresso dos mesmos em outras mãos, mais ambiciosas, profissionais. Você, acredito que deve ter sido o primeiro que falou, que ventilou e cantou esta bola aqui na Grande Taba, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707599.

Total de membros registrados: 135219

Últimos membros registrados: Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220.

Usuário(s) on-line na última hora: 1059, sendo 3 membro(s) e 1056 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, Ztesu026, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.