Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

nakan14   João Pessoa - PB
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

fejaomaravilha   São Bernardo do Campo
carlacolombo   São José do Rio Preto - AC
Robison915   esteio - AC
Alan Douglas   Serra - ES - AC

Tutorial sobre Multi-Layer no SP

O artista, Andrew Mykhailov, publicou um breve vídeo tutorial sobre texturização no Substance Painter, onde ele ensina a técnica para pintar em diversas camadas ao mesmo tempo com materiais diferentes conforme a opacidade.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 20/07/2018 08:04

O artista, Andrew Mykhailov, publicou um breve vídeo tutorial sobre texturização no Substance Painter, onde ele ensina a técnica para pintar em diversas camadas ao mesmo tempo com materiais diferentes conforme a opacidade.
Andre, boa noite. Adorei o tutorial do artista Andrew Mykhailov. O vídeo está em volocidade normal, mas o cara é speed, kkkkk. Embora seja um brevíssimo tutorial sobre o uso da Anchor (técnica de ancoragem), ele termina dando uma ótima aula de Substance Painter, mesmo que rapidinho. Merece outras observações. Vou assistir novamente, Andre, pois já baixei ele. EXCELENTE PUBLICAÇÃO e como é sobre um técnica voltada para uma aplicação específica, merece ser favoritada e recomentada a todos que se interessarem pelo SP. Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: Já conversei com o Teco, imrão do Tico da SilverSurf, no entanto quero falar mais uma vez com o qualquer um dos dois, para inserir mais algumas informações importantes para a matéria que lhe prometi. Acho que amanhã, talvez, ele possa atender, pois estes dias o cara tava direto na máquina, shepeando direto, em virtude de uma encomenda pesada.
Andre e demais colegas, boa tarde. Gostaria de ensejar que os interessados no Substance Painter, assistam este ótimo e curtíssimo tutorial. Assisti novamente, porém, mesmo sendo curto, o artista apresenta uma técnica muito importante para isolamente de efeitos, através do recurso Anchor (Âncora). Vale à pena! Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Quando vi o tutorial sabia que você iria gostar, pois apesar de eu não conhecer bem o SP, nenhum vídeo que assisti mostrava uma técnica igual a essa que permite pintar com várias camadas de materiais ao mesmo tempo.

Eu ainda não entendo bem o que são os Anchors e não imaginei este tipo de utilidade, infelizmente estou enrolado aqui e não posso parar para estudar, mas ainda vou pegar firme no SP porque é um Soft fantástico.

Sobre a matéria, fica tranquilo, quando der você publica, tenho certeza que ficará super interessante.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Cara, você percebeu com esta técnica é excelente para você setorizar ou trabalhar de forma localizada "detalhes", onde você relecona uma camada com outra; uma ligação instanciada, já que a Anchor assume as características do layer utilizado. É um tipo del ink (ancoragem) que você faz, por exemplo, usando os efeitos de um layer ou seus sub layers e os relaciona para gerar efeito em um outro layer criado. O Wes McDermott fez um tutorial dedicado a esta técnica, o da utilização da Anchor, atraves das marcas da Allegorithmic. Portanto, lhe remeto o ótimo e pequeno, porém muito bem explicado, tutorial que o Wes McDermott fez para o lançamente da versão 2018 do Substance Painter, aqui:
 
Mas sugiro, ainda, as explicações para o uso das Anchors em Substance Painter Documentation - 26-06-2018. Aberto o PDF, busque, no Índice, 2.4.2.6 Anchor Point, na página 167; clique, porque o link é direito. PQP coisa bem feita é outra coisa! Que fará você chegar até o título Anchor Point.

No entanto, não pense que já acho facinho, não, viu? Tenho que ruminar tudo isso muito bem ainda, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione


 
Andre, uma coisa que esqueci de lhe dizer. É exatamente através do uso das Anchors que você abre a possibilidade de habilitar o painel, onde você vai realizar a texturização de Micro Details. Por isso que importante saber usar as Anchors. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço pela indicação do vídeo do Wes sobre os Anchors, quando lançaram eu dei uma olhada por cima para não ficar tão por fora do assunto e entendi que eram um sistema de ancoragem para a pintura de detalhes, mas nunca imaginei essa utilidade e ancorar vários Layers e um influenciar o outro, achei super legal mesmo!

Obrigado também pelo link dos Anchors na documentação do SP, vou ler direitinho para realmente ficar por dentro desta ótima ferramenta.

Agora, esse lance de Micro Details eu nunca ouvi falar, é um recurso novo do SP 2018?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Leia o capítulo que indiquei e veja, quantas vezes forem necessárias, o tutorial do Wes sobre o uso da Anchor. Como a versão 2018 foi um lançamento arrojado e inovador, este recurso veio como uma ferramenta para trabalhar exatamente a texturização em Micro Details. Na Primeira Imagem (em azul), você vê o painel Micro Details, onde está, a opção Micro Height, ativada como "On", mas entenda que pode ser qualquer canal, mas com foi instanciada com um efeito de um Generator, de outro layer que estava destacando o canal Height  é ele que está ativo como opção. Na Segunda Imagem (Vermelho), você pode notar que o canal Micro Height está vazio, certo? Na Terceira  Imagem (verde), você observa que ele faz, realiza o Anchor dentro do canal Height ou Micro Height, cujo Referenced channel está marcado com a opção Height. Volto a repetir, Andre, você faz o processo de ancoragem em qualquer canal, no caso, o utilizado, acontece devido ao Generator usado; tanto que o painel principal onde está localizado tudo isso que estou descrevedo se chama PROPERTIES GENERATOR. Fiz um pequeno resumo, mas tenho certeza que você vai pegar a ideia se assistir com atenção o tutorial em questão do West, SEM MAIORES PROBLEMAS.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço sinceramente pela explicação do Micro Details e acredito que entendi bem, pois nas Engines temos um recurso chamado de Micro Detail e eu achei que era parecido, mas agora que você explicou eu vi que são coisas diferentes, apesar dos dois servirem para criar detalhes na texturização, porém, o do SP é para adicionar detalhes nos canais que definir e nas Engines é para adicionar detalhes quando a pessoa se aproxima do objeto.

Pode deixar que vou assistir com calma e atenção o vídeo do Wes que indicou, pois sei que os vídeos dele são excelentes e poderei aprender todos os detalhes deste recurso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Pode ficar tranquilo que você vai compreender sem maiores problemas, Andre. Lendo Documentations do Substance Painter, assistindo o breve tutorial do Wes, junto com este aqui é certo que você vai ter uma compreensão muito, muito mais aguçada das Anchors no SP.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707114.

Total de membros registrados: 134873

Últimos membros registrados: Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe, paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02.

Usuário(s) on-line na última hora: 594, sendo 23 membro(s) e 571 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Cledson, Alex Bastos , Celso Borttoloto, igorvervloet, Junior, claro_lima, cadwillem, Abilio, clastac, deathstars, Osvaldo Arquiteto, Leonardo, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, TeKaBR, pinart, Fabio Catelleno, gago, Henrique Silva, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.