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Animação de personagens vai acabar

As técnicas de AI para treinamento de personagens que podem ser controlados livremente em tempo real vão acabar com a animação de personagens, pelo menos em Games e o DeepMotion é o primeiro serviço deste tipo.

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Por: Adminin  

Em: 09/08/2018 08:09

As técnicas de AI para treinamento de personagens que podem ser controlados livremente em tempo real vão acabar com a animação de personagens, pelo menos em Games e o DeepMotion é o primeiro serviço deste tipo.
Excelente, mas certamente amanhã comente, pois estou super, super cansado agora. No entanto, acho que está dentro do escopo do que estamos acompanhando, já de um tópico que você lançou há pouquíssimo tempo e que me levou a abrir o tópico Futuro do Futuro. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Quando eu vi essa notícia lembrei justamente do que a gente conversou naquele tópico mais antigo, pois lá foi o anúncio da tecnologia e agora já é o lançamento comercial da tecnologia, não demorou muito tempo!

Agora qualquer um que puder pagar é só importar o personagem para passar pelo treinamento e pegar ele pronto para executar as tarefas que aprendeu, sem ter que animar nada.

Pode ser um guarda de patrulha que atira em quem aparecer, dai é só colocar ele no local onde deve patrulhar, pode ser o personagem controlado pelo jogador, que vai executar os movimentos de acordo com os comandos dele, mas sem "chamar" animações como é hoje, ele simplesmente anda, corre, pula e abaixa porque aprendeu a fazer isso e o comando do teclado manda ele fazer o que aprendeu.

Levando em conta que as Engines estão começando a ser usadas em produção de vídeo, animações e até cinema, vai chegar o dia que a animação de personagens vai acabar também para estas áreas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Me lembrou bastante aquela sua postagem de impressão 3D em países de povo eleito, lembra? Você faz a solicitação e pra indignação nossa, é enviado o modelo ou trabalho impresso pelo correio. Vamos mudar de assunto!

Muito semelhante, sim. Será que chegaremos ao ponto em que uma empresa vai se especialializar em atender demandas de animação de clientes? Achei a animação fabulosa, até porque pega os efeitos de curva que são gerados nas mãos do jogador. Claro que ainda faltam muitas coisas, tais como os movimentos e aparecimento (ou não) de pontos axiais do esqueleto na pela, bem como de o de movimento de fibras musculares. Mas do jeito em que a carroça vai, onde a IA já entra numa trip de aprender com erros e acertos, chegar-se-á o tempo em que os detalhes e micro detalhes ingressarão no aperfeiçoamento não só da IA, mas prinicpalmente da engenharia e construção robótica, pois ambas já estão geminadas ou consubstanciadas nesta evolução progressiva.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: E lá fui eu pesquisar a conjugação pronominal do verbo chegar! Kkkkkk.
Oi Marcelo, tudo bem?

A comparação com o serviço de impressão 3D é perfeita, com a diferença que este serviço permite você baixar on-line sem depender da empresa mais vagabunda e incapaz do mundo, os Correios do Brasil!

Porém, isso não vai ajudar muito por aqui, pois ninguém paga bem por animação de personagem, quase nem tem mercado para isso, apenas em Games e o Brasil não possui grandes empresas de Games, tem uma ou outra mediana que poderão usar o serviço.
Mas é bom divulgar para o pessoal que pensa em estudar animação de personagens não perder o seu tempo, é uma coisa completamente sem futuro.

Estas empresas que estão surgindo não precisam atender a demanda de animações, elas simplesmente pegam o personagem, aplicam AI e colocam ele num ambiente virtual para a AI aprender a fazer o que o cliente pediu.
Depois, entregam o personagem com a AI treinada para o cliente, que não precisa animar nada, só precisa mandar o personagem fazer o que ele foi treinado, a animação será feita pela AI.

Se a empresa fosse fazer o serviço de animação, para cada novo movimento ou situação teria que criar uma animação, mas este recurso com AI acaba com isso, pois o personagem vai reagir naturalmente ao cenário 3D fazendo o que foi treinado para fazer, por exemplo, se jogar uma pedra em cima dele e ele cair no chão, vai se levantar sozinho e continuar fazendo o que foi treinado para fazer, igual um robô.

Aqueles personagens de basquete foram treinados para jogar basquete, então, se mandar bater a bola no chão variando com uma mão e a outra ou passar a bola entre as pernas, eles vão fazer porque já aprenderam.

Os detalhes finos que comentou depende do Rig do personagem, que para Game não dá para ser tão complexo como é possível nos programas 3D tipo DCC, mas como você mesmo disse, é uma questão de tempo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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