Um momento histórico na CG

A Nvidia apresentou as primeiras placas de vídeo voltadas para Ray Tracing Real-Time, são baseadas na nova tecnologia Turing que integra aceleração de Ray Tracing, inteligência artificial, Advanced Shading e simulações.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 15/08/2018 08:02

A Nvidia apresentou as primeiras placas de vídeo voltadas para Ray Tracing Real-Time, são baseadas na nova tecnologia Turing que integra aceleração de Ray Tracing, inteligência artificial, Advanced Shading e simulações.
Esse preço... Monopolio é fod@.
Andre e demais colegas, boa tarde. Cara, eu comecei a assistir, cadê que eu conseguia parar, pois é uma apresentação longa - extensa devido ao marco histórico alcançado.

A apresentação do japona tem um tom de passionalidade dramática que só pode ser compreendida por aqueles, como você, Andre, que sabem quais serão as 6 dezenas da Mega Sena.

É muito complicado às gerações de hoje, entenderem, sem uma perspectiva histórica, o "marco inédito", o "turning point" que a NVIDIA determinou, ao iniciar o domínio da tecnologia Ray Tracing que nos dá a graça com um renderização, não mais de minutos ou horas - onde há preocupações de modulagem de samples em tudo e outras coisas, porque no padrão de GPU atual, uma vírgula pesa - e peso é tempo agregado em renderização.

A NVIDIA não está determinando somente um ponta pé inicial da tecnologia Ray Tracing, Andre; ela está, como absoluto imperativo, fazendo história e dominando o mercado e suas diretrizes - não só de hoje, mas principalmente do futuro.

Como o contato da tecnologia se tornou banal - o que acho excelente, por um lado -, ela gera um tipo de insensiblidade ao processo histórico e civilizatório - nos quais a gente da Taba, do grande e eterno terreirão, onde todos são senzala, independente de tudo ou de qualquer porcaria que venham me dizer ou justificar.

Esta criatura que apresenta - você nota! - que a empolgação está à flor da pele.

A meu ver, deveria existir uma disciplina específica - em nível escolar e superior - versando sobre a evolução da raça humana junto à ciência matemática e o progresso tecnológico através dos primórdios do nosso despertar como seres humanos.

O prórpio gráfico que faz o BG da apresentação, diz tudo!!! Você vê duas curvas nesta função. Uma em inevitável ascensão, a da tecnologia de renderização por GPU; e outra, também ou muito mais inevitável, que mostra a queda que se converterá em decadência e desuso ou descontinuação da tão queridinha - caça níquel! - renderização por CPU.

Comparativamente é como se, agora, uma grande montadora automobilística lançasse um protótipo automotivo que não usa mais gasolina, mas, sim, o ar ou a água em quantidades ínfimas.

Realmente foi uma momento histórico que deveria ser mais divulgado na Taba. No entanto, como divulgar tais coisas num terreirão que está preocupada se o Caçacha será ou não candidato à presidência da República. Que república? É minúscula, mesmo, Andre.

Ou você investe abissalmente e de forma obsessiva em educação de altíssmo nível como diretriz pétrea de Estado ou ficará à margem do progresso civilizatório. E quando digo educação, não estou me referindo às universidades, pois com a exceção de Jesus Cristo, ninguém nasce doutor ou professor. Estou a me referir ao ensino básico e fundamental em estado de arte, pois ou você faz como muitas nações fizeram ou você ficará ao relento, parado no tempo, fazendo uma política de Estado no modo CPU, enquanto as nações que veem o que será realmente top no amanhã, são movidas e motivadas por diretrizes no modo GPU em Real Time.

Andre é coisa demais para se falar em poucas linhas. Farei minha, as suas palavras proféticas: "A animação vai desaparecer". Mas completo, assim: "As nações que não progredirem ou avançarem no campo educacional, também vão desaparecer; e desaparecer neste cenário, siginifica estar sob a rédia curta de quem realmente manda e domina as altas tecnologias".

PARABÉNS por divulgar este marco histórico, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Estas três ilustrações me são caras, pois mostra tanto a evolução, a importância da escrita cuneifórmica dos sumérios; a minha caneta tinteiro que sempre me faz ter os pés na terra; e, também, esta capa com o mais lindo concerto de Rachmaninoff em Lp vinil, onde se vê Rubinstein novinho. Tudo isso junto e misturado, me mantem distante da insensibilidade ao progresso e das avalanches tecnológicas que serão cada vez mais intensa e profundas, em especial, a partir dos anos 30 e 60 deste nosso século.
Andre, boa tarde. Isso é um choque civilizatório sem par, para quem habita as terras e todas as paragens da Grande Taba.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Júlio, tudo bem?

Falar que custa os olhos da cara não é o suficiente, custa o terceiro lá de baixo também. rsrsrsrsrs

Concordo que monopólio é #!@%*#, mas é interessante ver que mesmo com o monopólio a Nvidia continua inovando, coisa que não costuma acontecer, o que mata são os preços e se a AMD não tivesse comprado a Radeon certamente os preços seriam menores.

Mas toda tecnologia de ponta é assim, custa muito mais caro do que realmnte vale, é igual comprar um carro zero, saiu da concessionária já perdeu 20% do valor, então, só vale a pena para quem tem dinheiro para jogar fora.

Essa placa mudou o padrão de memória para GDDR6 e são 48 GB de VRAM, tem 4600 Cores CUDA, processa 16 Teraflops por segundo e consegue traçar 10 Giga de raios por segundo, ainda dá para ligar duas junto e dobrar tudo isso, é um poder gráfico inimaginável até poucos anos atrás.

Só que tudo passa e daqui alguns anos será comum, será banal, até as GTX terão trocentos GB de DDR6 e estes recursos de traçamento de raios porque tudo isso está sendo feito para Games, então, por enquanto sai apenas nas Quadro, mas o objetivo é chegar nas placas de Games que usamos, pode apostar.

OBS: Há menos de 1 ano atrás, quando a Nvidia e a Epic fizeram aquele vídeo Demo da paródia do Star Wars, essa placa não existia e tiveram que montar um equipamento que custou 60 mil dólares, ou seja, o custo caiu para 10% em menos de um ano, pois agora daria para renderizar aquele Demo com apenas 1 placa dessa.

O CG Channel publicou um artigo sobre as placas RTX, se quiser mais informações sobre elas, está neste link: http://www.cgchannel.com/2018/08/nvidia-unveils-quadro-rtx-5000-6000-and-8000-gpus/

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Marcelo, tudo bem?

Como sempre você faz comparações que são analogias perfeitas para explicar a questão para uma pessoa que não visualiza o tamanho do salto.

É justamente como uma montadora lançar um carro movido a água abastecido pela humidade do ar, eu adorei!!!!!!

Imagine o preço que custaria um carro desse inicialmente, só pela economia de combustível poderiam cobrar bem mais caro que as pessoas pagariam.

É extamente isso que acontece com estas placas super poderosas, como eu estava falando para o Júlio acima, são caríssimas, devem custar cerca de 6300 dólares quando forem lançadas.

Mas para quem gasta uma fortuna em RenderFarm vale a pena, o resto dos mortais não terão acesso por enquanto, só que é uma questão de tempo.

O objetivo da Nvidia não é o pequeno mercado de visualização 3D, mas o imenso mercado dos Games, então, estas tecnologias são lançadas agora nas Quadro, mas vão chegar nas GTX porque a corrida sempre foi para levar o Ray Tracing para os Games.

Os artistas 3D devem muito aos Gamers, pois se não fossem eles, a Nvidia não estaria nesta corrida.

O ruim é o que o Júlio mencionou, a Nvidia tem o monopólio e cobra o que quiser.
E nem foi ela que matou a concorrência, foi a AMD que comprou a Radeon e dai já viu né, ficou lá num canto da empresa como acontece com o Max na Autodesk e como aconteceu com o Mental Ray na própria Nvidia.

Estas placas servem também para simulações físicas e científicas, é como um super computador, muitos departamentos de física por ai adorariam receber uma placa desta.
Esse é outro investimento que vale a pena, mas dai cai em toda a problemática que você citou tão bem no seu texto, um país que está preocupado com o jogo canalha de uma quadrilha, sendo que a lei é muito clara sobre isso, tem mesmo é que afundar, o certo era a população invadir as redrações dos jornais e revistas e quebrar a cara de todo mundo lá dentro, pois são eles que não param de falar nisso dando visibilidade para um vagabundo criminoso.

Não adianta dar mais dinheiro para a educação, acho que tinha que tirar, tinha que zerar o gasto com a educação até todos os professores esquerdistas morrerem de fome, acabar as quadrilhas em forma de sindicato como a APOESP e dai começar de novo, com professores normais e não militantes políticos, para ver se a coisa anda, pois com os professores que tem hoje não dá, aqui as universidades formam apenas analfabetos funcionais especialistas em militância esquerdista.

OBS: Curti a imagem da escrita cuneiforme, como sabe adoro a cultura suméria, também achei linda a sua caneta tinteiro, essa é uma relíquia heim!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre e julioou, bom dia. Não tem como se lutar ou se detaber com esta questão da precificação destas placas titãs. Estes lançamentos tem um objetivo claro - e não é, ainda, o pequeno ou médio usuário.

Você tocou numa variável que pensei, mas que esqueci de citar. Da aplicação desta inovação tecnológica às ciências exatas, biomédicas e pesquisa científica avançada.

Quanto ao ensino, você está cobertíssimo de razão. Não adianta investir no ensino, enquanto estes professores taradas e doentes estivere em sala de aula. É o mesmo que dar dinheiro para o ladrão ou parafraseando o marginal do Brizola "é dexar as galinhas aos cuidados da raposa". Você está certo

Quanto você entra numa faculdade de comunicação, as primeiras coisas que você é orientado para estudar é Marx, comunismo e, principalmente, Antonio Gramsci. No intervalo, ou você vai para o pilotis fazer nada; vai fumar maconha; ou, a que eu me enquadrava: ia beber cerveja e depois cai no rodízio com mais cerveja. Bons tempos, rs. Acho que o nosso recorde na época forma 17 ou 19 garrafas, kkkkk. Ao ponto do professor nos ver um horário e, ao voltar, perguntar: "Novamente?". Respondemos - Ainda! Hahahahahahaha. Passamos na matéria, claro.

Cara, a gente não possui um sistema de saneamento amplo para todo os país, Andre, e você publica a mais avançada placa de vídeo, com a TI de ponta, a Ray Tracing Real-Time.

Precisamos de elites pensantes, líderes patriotas ou como diz o Rudhyar, os "civilizers", os agentes civlizadores dos tempos que nos levam realmente ao progresso. Por isso que sou contra o AI-5. Deveria, sim, haver um AI-6; pelo menos é um Inteligência Artificial que dá certo na Taba. No entanto, por enquanto, nem isso possuímos.

Se por um lado ficamos exultados, comom se estivéssimos lá; por outro, temos que compreender a nossa triste realidade. Não é à toa que os brasileiros que se tornam profissionais no exterior são valorizadíssimos. Quem me disse isso foi uma cara, um professor que era super na Rede Globo. Pelo falto de ter que encarar tantas dificuladades, os alunos brasileiros se transmutam em profissionais de primeira linha - LÁ!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente não é para o grande público neste primeiro momento, como você disse muito bem, mas dentro de alguns anos todas as placas Nvidia terão essa tecnologia RTX, então, é só a gente esperar mais um pouco para poder experimentar essa revolução.

Sobre as aplicações científicas destas placas, elas possuem mais poder de processamento do que super computadores mais antigos que custaram verdadeiras fortunas, ainda podem ser ligadas em paralelo, então, agilizam muito pesquisas complexas.

Sobre os professores e universidades, é uma vergonha o que fizeram com a educação neste país, acho que este é o problema mais grave de todos e o de mais difícil solução, pois vai levar muitos anos para trocar o corpo docente do país inteiro.
Ainda bem que não tive filhos, pois eu perderia a cabeça de vez se soubesse que eles estavam sendo doutrinados por estes vagabundos e acabaria preso, porque eu iria encher a cara do professor ou professora dele de porrada.

O CEO da Nvidia é o digno Civilizer no conceito do Rudhyar, pois a empresa que ele criou e gerenciou tão bem está revolucionando o mundo em diversas questões.
Era para eu odiar a Nvidia pelo que ela fez com o Mental Ray, mas eu acho eles incríveis!!!!

Além de Ray Tracing Real-Time, estas placas possuem Hardware e Software específicos para acelear inteligência artificial, então, imagine as possibilidades que surgirão!!!

Pode ter certeza que se algum dia tiver um AI-6 ele será baseado em AI e dai a coisa vai ser brava, será estilo a SkyNet do Exterminador do Futuro. rsrsrsrsrsrsrs
Pois qualquer inteligência artificial minimamente desenvolvida vai perceber mais cedo ou mais tarde que o vírus do planeta é a humanidade!!!!!!

No final você disse outra grande verdade, os brasileiros são artistas dos mais talentosos, aqui mesmo no site tem vários membros que iniciaram do zero anos atrás e hoje estão em grandes estúdios no exterior, o Glauco Longhi é ótimo exemplo.
Imagine se o país tivesse um sistema de educação decente e apoiasse os artistas 3D!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Este conceito do Rudhyar, Andre é amplamente citado na obra Culture, Crise and Criativity. E pelo que você sempre ventila, antes ou depois, a NVIDIA é um exemplo de agentes deste processo de dinamização no seio da civilização ocidental - e no mundo como um todo.

Botar na rua um tecnologia como esta, não é pra qualquer FDP, não, Andre. A quanto eles já devem estar estudando, pesquisando e testando até chegarem a este lançamento, hem? Como você mesmo diz, até que foi bem rápida a evolução.

É um momento paradigmático, cara. Fiquei simplesmente abismado, ao ponto em que estamos chegando, mesmo antes de entrarmos, fisicamente falando, no grande ciclo precessional que entraremos em 2062 d.C.

Sim, vou ter que colocar tudo isso, de uma outra forma, dentro do Futuro do Futuro, pois se aplica à ciência e à arte, também.

Mas para nossa tristeza, temos que encarar a nossa vil realidade que é o ensino em todos os seus níveis. Nem vou comentar.

Quem me falou isso foi um professor que trabalhava no Projac da Globo e realmente confirmou a versatilidade e talento do brasileiro, exatamente pelas dificuldades que enfrenta aqui. Por isso que são artista ímpares no universo da arte 3D.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Ontem a gente estava falando que num primeiro momento essa tecnologia não era para todo mundo e hoje a Nvidia apresenta as Geforce RTX que são para todo mundo. rsrsrsrsrs

Eu disse que o objetivo era permitir o Ray Tracing em Games, mas imaginei que ainda levaria alguns anos até chegar nas Geforce, errei feio, levou uma semana!!! rsrsrsrsrs

Você viu lá na apresentação do Japa que estão perseguindo esta tecnologia desde a década de 70, então, desde que nasci os caras estão atrás disso que lançaram na semana passada na Siggraph.

Eu fiz 44 anos ontem, dia 20, então, levou um bom tempo e não foi fácil, mas conseguiram e essa é um tipo de tecnologia disruptiva porque vai ajudar diversas outras áreas a evoluirem mais rápido.

Acho que se o Rudhyar estivesse vivo hoje ele criaria um novo conceito para este tipo de empresa, pois nem dá para ser apenas uma pessoa, é um grupo de Civilizers que se unem para proporcionar um salto gigantesco de uma vez só.

Imagine como vai estar em 2062 com o avanço que estas tecnologias vão proporcionar em simulações científicas, de materiais, de engenharia, será fantástico!

OBS: Sobre os artistas brasileiros, quero deixar bem claro que me referi aos artistas gráficos, pois na música é o fim da picada, a música no Brasil acabou na década de 90, agora é só putaria desenfreada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 694, sendo 22 membro(s) e 672 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: alej0, Gabriel.C, Juarez, Henrique Ribeiro, Victor Mendonça, Joao Barreto, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Abilio, Moura, Adalberto Rocha, Ronaldo Junior, cadplan85, claro_lima, tavin21, Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Fabio Catelleno, Lucas Reis, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.