Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabio   Tubarão
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
renato.conti   Londrina - PR
Gaona   Brasil - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC
Lopes Junior   São Luís - MA - MA
Rodney Bacelar dos Santos   Belo Horizonte - MG

Tutoriais do Grasshopper em português

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou uma série de vídeo tutoriais sobre modelagem procedural paramétrica com o sistema Grasshopper disponível no Rhino6, incluindo um de introdução.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 31/08/2018 08:04

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou uma série de vídeo tutoriais sobre modelagem procedural paramétrica com o sistema Grasshopper disponível no Rhino6, incluindo um de introdução.
Andre, boa noite. Estou acomapanhdo, agora mais de perto, as postagens do Dneo, em razão do Rhino e de lambuja, o Grasshopper. Assusta, não vou dizer o contrário, pois dá meda, sim. É um program complexo e de infinitas possibilidades como já conversamos inúmeras vezes. Não me conformo que só pelo fato de ser um programa difícil que tem - e deve ser assim - orientações e parâmetros matemáticos, seja um impedimento para que artistas usem ele como mais uma ferramente de criação, especialmente no campo do experimentalisto, prototipia. Como já expus ao Dneo, minha maior dúvida é como iniciar o estudo, por onde começar e, principalmente, aplica-lo em nossa perspectiva visionária. Ele tem excelente plugins como o Clayoo e T-Splines, ambos do Rhino, Andre. É tudo muito novo para nós, no entanto se compreendido e, principalmente, aplicado, é um universo que se abre a nós. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. Acabei de assistir o tutorial do Dneo, a respeito do plugin Voronoi, do Grasshopper. Fascinante. Como disse, sinto uma natural dificuldade, mas gostei bastante da apresentação do Dneo é ótima. Este, já nos apresenta uma aplicação prática. Portanto, um plugin - acho que é -, o Voronoi, dentro do Grasshopper, mostrando o resultado no Rhino. Cara, eu fico encantado com esta versatilidade, bem como em relação às possibilidades infinitas de criação. Vale à penas assistir este tutorial do Dneo! Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. O bicho agora foi o tal do Twist Tower. FENOMENAL! Dá pra notar que o Dneo procura mostrar um exemplo simples, até pra não distanciar o interessado, deste universo de criação sem fim que é o Graasshopper e seus espetaculares plugins. Tudo, simplesmente tudo age em uníssono, tendo vista simultânea para o Rhino. Estou encantado, mesmo sabendo que tenho duas prioridades inevitáveis que você sabe quais são, mas quero me manter a par do Grasshopper e seus plugins e aplicabilidades práticas dentro do Rhino. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. O bicho agora foi o tal do Twist Tower. FENOMENAL! Dá pra notar que o Dneo procura mostrar um exemplo simples, até pra não distanciar o interessado, deste universo de criação sem fim que é o Graasshopper e seus espetaculares plugins. Tudo, simplesmente tudo age em uníssono, tendo vista simultânea para o Rhino. Estou encantado, mesmo sabendo que tenho duas prioridades inevitáveis que você sabe quais são, mas quero me manter a par do Grasshopper e seus plugins e aplicabilidades práticas dentro do Rhino. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. Agora ficou bastante claro, com a utilização de dois plugins que Dneo fez no Grasshopper. Foram o o Meshedit e o Weaverbird. Veja, ao final, como você tem um controle total, absoluto sobre o objeto. DEMAIS, mesmo! Dneo fez um excelente tutorial, um ótimo trabalho. Mas claro que não me sinto íntimo dele. Primeiro o Rhino! Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: Repetindo, Andre, há duas prioridades em termos de programas para mim.
Oi Marcelo, tudo bem?

O Grasshopper é um sistema de programação visual por Nodes, então, é similar ao Blueprint do Unreal, ao MCG do 3ds max e ao Dynamo do Revit.

Estes sistemas oferecem os recursos normais de programação para você ligar de forma lógica e montar tudo que imaginar.

Eu ainda não tive tempo para estudá-lo, mas é uma das coisas que mais quero fazer porque já conheço bem o Blueprint do Unreal e o MCG do 3ds max, então, acredito que não terei muita dificuldade de adaptar este conhecimento para o Grasshopper, dai vou adorar trocar figurinhas com você sobre este assunto.

Agora, sobre a linha de estudo, sem a menor dúvida a melhor coisa que pode fazer para dominar bem qualquer sistema de programação por Nodes é estudar os conceitos básicos de programação como If/Else, While, ForEach, Arrays, Vectors, Enumerators, Raytrace e similares, porque sabendo usar estes recursos é fácil aprender o resto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde. Eu fiquei vendo o Dneo trabalhar com os três simultaneamentes e fiquei encantado com as possibilidades de criação. Mas para quem nunca mexeu, como eu, é natural uma certa dificuldade e um pouco de estranheza. A interface dos "botões", retiram bastante o temor matemático. Acho que teremos que falar muito sobre o Gresshopper e seus maravilosos plugins. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Certamente será um prazer trocar figurinhas com você sobre o Grasshopper quando eu tiver condições de estudá-lo.
Sei da sua preocupação com números e matemática, mas o Grasshopper e outros sistemas de programação por Nodes são ideais para você perder este receio, pois você vê tudo que está fazendo em 3D e vê o que a modificação de um valor causa no objeto, deixando a coisa mais divertida e lúdica.
Se tiver as bases sobre conceitos de programação como mencionei, tudo ficará ainda mais fácil.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bem, vamos ver! Vamos, como você disse, ir trocando ideiais e figurinhas, porque o Grasshopper é realmente poderoso e absolutamente afinado com o futuro e como gosto de dizer, com o processo civilzatório. Não saco nada de programação. Aliás, nem sei como conseguir explicar a correção daquele erro no Substance Painter, lembra?

Substance Painter - ERRO & SOLUÇÃO...

Eu olhei, li as instruções Allegorithmic e deu tudo errado, rs. Aí, meu caro, xêguei, xêganu e fiz do meu jeito, mesmo e, por sorte, deu sorte. Mas não tenho base alguma de programação. No entanto, não creio que será um anteparo ou estorvo para aprender o Grasshopper, Andre.

A minha questão é saber como e por onde começar, entende? Ele possui esta peculiaridade que deixa-nos meio sem chão - pelo menos eu, você nem um pouco.
Ma vamu junto, kkk.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707581.

Total de membros registrados: 135208

Últimos membros registrados: lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro, Kankuro026.

Usuário(s) on-line na última hora: 551, sendo 26 membro(s) e 525 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: lzfelps, gago, Allen Anderson, Geraldo Nunes, Moura, IF, DESIGNERS, Tomas, Ronaldo, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Duda, João Von Rondow, Juarez, Osvaldo Arquiteto, Pedro Juliato, Fernandostd44, alxgames, JMDesign, Celso Borttoloto, Fabio Catelleno, Gabriel.C, claro_lima, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.