Tutoriais do Grasshopper

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou mais dois vídeo tutoriais em português sobre o Grasshopper do Rhino, agora explicando como trabalhar com Functions, Ranges e extrusões automáticas.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 21/09/2018 11:00

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou mais dois vídeo tutoriais em português sobre o Grasshopper do Rhino, agora explicando como trabalhar com Functions, Ranges e extrusões automáticas.
Andre, bom dia. O interessante é que eu comentei este breve tutorial do Dneo, lá no Youtube. Mas vamos lá, novamente, agora com mais visão sobre o Grasshopper.

Nota-se, de cara, o pensar matemático. Pode assustar? Sim, Andre, pode, sim! Ainda mais aqui na Taba, onde a matemática é pessimamente ensinada; ou melhor, distorcida pelo ensino e a própria didática dos professores. Não é justo eu culpar o sistema didático ou os professores - sendo que uns reamente são bastante ruins e, por isso, deixam muito a desejar.

O curioso é que entendo perfeitamente o que o Dneo expõe, explica, mesmo eu sendo um beócio matemático e de pouca ou quase nenhuma cultura nesta matéria, eu consigo acompanhar o tutorial, Andre.

A sensação minha é de estar voltando no Tunel do Tempo - lembra do seriado lindo do genial e saudoso Irwin Allen?

Assisto o Dneo e me vejo no colégio. Tenho plena consciência de que você, Andre, tem um trato muito mais avançado do que o meu em relação à matemática - além da programação, razão esta de seu enorme trânsito no Unreal em alto nível. Porém, mesmo diante das minhas dificuldades, dá pra acompanhar tranquilamente o que ele diz, mesmo fazendo uso da linguagem matemática que é inevitável, porém não um impossibilitador para estudar, compreender e se aprofundar na prática e uso do Grasshopper.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite. Uma coisa que começar a ficar claro para mim é que é basico você entender que tudo gira em torno de uma entrada e uma saída - input output. Pelo que vi, o Substance Desinger, também trabalha com este conceito; não sei quanto ao Unreal.

Fico imaginando se no colégio, a matemática fosse lecionado, em algumas partes ou momentos precisos, tendo como ferramenta didática o Rhinoceros, junto com o Grasshopper. A aula de geometria que sempre gostei, seria absurdamente fantástica. Mas como sempre lhe recordo, Andre, antes não havia água, e muito menos um marsão; era tudo um Terreirão só. Portanto, é só um ideial, pensar o que disse: aplicar, utlizar o Rhino e o Grasshopper no Ensino Fundamental, com professores capacitados para tanto; e que não necessariamente deveriam ser matémáticos.

Aos pouquinhos vou ponde de lado o meu terror noturno em torno da matmática, kkkkk.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Lembra de tudo que já te falei sobre estes sistemas de Nodes?
Você está comprovando tudo!!!
Parece coisa de outro mundo, mas não é, precisa de programação, matemática e lógica, mas a coisa é feita de tal forma que tudo fica lúdico e divertido.

Eu sabia que você iria entender e qualquer pessoa também, porque foi feito justamente para facilitar algo que antes era difícil.

Você pegou perfeitamente no ponto principal sobre Input e Output, todos os sistemas de Nodes trabalham assim, todos!!!

Isso que você falou de lecionar matemática usando ferramentas como estas, eu já pensei a mesma coisa, por exemplo, criar aplicações no Unreal para explicar conceitos matemáticos como vetores, por exemplo, queria ter uma vida diferente com tempo para tentar estas coisas, procurar um bom professor de matemática e tentar desenvolver uma aplicação, quem sabe algum dia eu tenha tempo para isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Sim, Andre, acho que pela primeira vez, tenho uma compreensão da base elementar de construção, através dos nodes, no Grasshopper que é igual ao Substance Designer e todos os outros que você conhece. Você disse tudo e foi muito feliz ao cita que "tudo fica lúdico", sem que o entendimento de conceitos e bases matemáticas deixem de existir; muito pelo contrário, se tornam mais atraentes, até. É o que acho. Será legal quando o Dneo fizer um curso integramente dedicado ao Grasshopper do básico ao avançado. Quanto a questão do ensino, há barreiras culturais e vícios comportamentais que ainda necessitam serem superados, pois do que adianta uma sala com mais de 40 Mac o qualquer outro com tudo de ponta, pra vagabundo ficar vendo Facebook? Há que se fazer muita coisa ainda. Tudo deve começar na infância mais tenra, bem no princípio, para que a própria personalidade encaranda receba isso com naturalidade, sem que o entretenimento seja alijado da vida. A coisa aqui ainda tá muito bruta. Não somente os alunos: são os professores e todo o ensino e a didática que devem mudar e passar a olhar, com mais seriedade, para a alvorada que se anuncia - e que é inevitável. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você usou a palavra perfeita que descreve tudo que eu estava tentando dizer, atraente, pois o sistema de Nodes torna estas coisas de matemática e programação mais atraentes, até quem não é muito afeito acaba gostando porque é tudo visual e você vê o que determinado valor está causando.

Agora, sobre o lance do ensino, eu pensei melhor e acho que se tivesse uma sala lotada com os melhores PCs e programas, do jeito que as coisas estão, eles iriam usar para espalhar propaganda esquerdista, criar robôs de internet para promover a agenda de esquerda e destruir a reputação dos inimigos, como a esquerda sempre faz.
Você viu que a UFRJ está organizando uma manifestação a favor dos quadrilheiros?
A UFRJ tinha que ser fechada e demolida, pois virou um antro de extrema esquerda.
Imagine o que aconteceria lá se montassem um super laboratório de informática????

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1138, sendo 22 membro(s) e 1116 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Geraldo Nunes, pinart, Osvaldo Arquiteto, mastermax, nandao, Willmitnick, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Abilio, Eng Damasceno, robisonfalco, Starter, Le_Andro, gago, Daniel Monteiro, Sergio1987, João Von Rondow, emersonforentin, Andre Vieira, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.