Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luiz   São Paulo - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
clebercmds   Timbó - SC - SC
ricardoluizmariano   são paulo - SP
leoaks   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Antonio   São Paulo - AC
duduuh   RJ - São Gonçalo - RJ

Tutorial: Simulando Normal Map

Simulando Normal Map

Ver tutorial

Por: Danilo  

Em: 03/06/2009 11:18

tudisco, parabens cara!!!!!!! isso vai melhorar muito o trabalho de todos!!!! Vlw
E ai Tudisco, bom vendo os teus resultados, infelizmente eu vou ter que discordar. O resultado de um normal map fica bem diferente. O teu mapa ta funcionando como um simples bump :S mas valeu a intenção
ola tiagodmed, bom td bem em discordar porem se vc ler as explicações desse "manual" de normal map vai perceber q a forma com que é criado o normal é muito prossima da que é criada dessa forma no photoshop: http://www.katsbits.com/htm/tutorials/creating_bumpmaps_from_images.htm vc chegou a realizar testes? utilizando a msm imagem que criou com um software especifico e com a forma paleativa que testei aqui no tutorial? sendo positiva poste por favor aqui o comparativo pois testei e não senti grandes diferenças. e lembro que o tutorial ja inicia indicando que é uma simulação e não a construção real de um normal. ^^V
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Claro entendi sim, assim que terminar de reinstalar tudo aqui no meu pc (acabei de formatar, outra vez :-P) eu posto um teste aqui. Acho bacana testar e tentar achar outras formas de chegar a um resultado. Mas se vc vai apenas simular, e ele ainda não vai gerar o efeito com perfeição, não é mais fácil simplesmente usar o plugin da nvidia pra photoshop, sem falar que ele é gratuito. http://developer.nvidia.com/object/photoshop_dds_plugins.html
bom tiagodmed, particularmente desconhecia tal plug-in, por isso criei essa forma alternativa
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Esse plugin é bem antigo, então boa parte dos tutoriais sobre esse assunto acabam fazendo menção a ele, esse é um dos mais antigos e o que eu considero mais completo: http://www.bencloward.com/tutorials_normal_maps1.shtml Aqui mesmo na 3d1 tem vários materiais sobre normal map inclusive falando sobre esse plugin: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16496 E a propósito o proprio tutorial que tu falou ali em cima, faz menção a esse plugin ;) é só ler direitinho :)
oi tudisco, muito bom esse tutorial, eu tenho o photoshop cs 4 baixei o teu file , ele abre no pshotoshop mas nao aparece nada nao tou entendendo porque?
Concordo que um plugin que faça tal processo é válido mas uma alternativa direto no photoshop só vem a enriquecer pois assim ficamos sabendo perfeitamente como acontece o processo ao invés do mesmo "saltar" pronto diante de nossos olhos. Boa dica!
Messenger: [email protected]
Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.
"Leebano" disse: Concordo que um plugin que faça tal processo é válido mas uma alternativa direto no photoshop só vem a enriquecer pois assim ficamos sabendo perfeitamente como acontece o processo ao invés do mesmo "saltar" pronto diante de nossos olhos. Boa dica!
Blz cara, então, quero deixar bem claro que não estou criticando o tudisco ou desmerecendo o trabalho dele. Estou apenas dizendo que a técnica dele não esta funcionando como um normal map deve funcionar :S Me desculpem mesmo, poderia até dizer o contrario, e simplesmente elogiar, mas creio que não vou estar ajudando fazendo isso, pois muita gente vai acabar tendo uma idéia errada do funcionamento do normal map. Eu coloquei um link de um tutorial de normal map logo acima, é o melhor que eu conheço, o André já divulgou ele aqui na 3d1 uma ou 2 vez. E mesmo assim eu duvido que alguém aqui tenha feito uma força para ler ele, garanto que mesmo que estivesse em português poucos teriam lido até o final, a maioria só ve as imagens e se não chama atenção fecha a janela. O proprio tudisco disse que nunca tinha ouvido falar desse plugin, e no entanto esta no tutorial que o motivou a criar esse material :S
Bom como eu prometi aqui estão os testes Render seguindo o tutorial: Render com um mapa de bump normal: Render com um mapa de Normal Map criado com o plugin da Nvidia no photoshop Texturas usadas: Textura gerada de acordo com o tutorial

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 742, sendo 14 membro(s) e 728 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigosouza3D, wilsimar, Fabio Catelleno, gago, Celso Borttoloto, clastac, Junior, Geraldo Nunes, WinterPT, Willmitnick, Adalberto Rocha, Renatto, Osvaldo Arquiteto, Pedro Juliato.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.