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Tutorial: Reactor Cloth

Este tutorial contém diversos vídeos, necessita de uma boa conexão de banda larga e o Windows Media Player 9 ou superior.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior

Autalizado até o Max 2009

Ver tutorial

Por: Andre Vieira  

Em: 21/06/2011 14:12

Acabei de enviar um novo tutorial: Reactor Cloth Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Olá amigo.
Parabens pelo estudo, muito bom.
Estou com uns projetos de estudo e minha dúvida é a colisão entre 2 tecidos, queria saber como fazer para simular os 2 ao mesmo tempo. Já animação dos movimentos, coloquei uma esfera no meio dos 2, e estou usando o modificador cloth, eles até se colidem, mas só simula 1 por vez, ai não fica da forma que estou imaginando, pq tipo os 2 tem movimento em linha reta um de encontro ao outro, aí seleciono um e simulo ele, só que ele vai colidir com o 2º sem estar simulado, e vice versa.
Obrigado pela atenção.
Qualquer coisa para troca de ideias, me procura no face ou insta (@maionexnatv ou maionessousa).
Olá,

Desculpe a demora, abaixo segue a resposta do André.

Att, Elis
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Oi, tudo bem?

Se você adicionar um modificador Cloth em cada tecido, eles não vão colidir entre si e serão simulados separadamente porque cada modificador Cloth é uma simulação diferente.
O correto é adicionar os demais objetos e tecidos de uma simulação no mesmo modificador Cloth usando o botão Object Properties, assim, automaticamente será gerado uma instância do modificador Cloth nos objetos que inserir na lista.
Depois você pode selecionar o objeto na lista e definir as suas propriedades nas configurações que estão do lado direito, como mostra a imagem cloth_object_properties em anexo.
Se for um tecido, você vai marcar como Cloth, se for um objeto que vai colidir com os tecidos como é o caso da esfera, você vai marcá-la como Collision Object, se for um objeto que participa da simulação mas não interfere fisicamente nos demais, você vai marcar como Inactive, que é o caso das barras que seguram os tecidos e se movem para arrastá-los.

Fazendo desta forma os dois tecidos vão colidir entre si e serão simulados ao mesmo tempo.

OBS: Para o tecido não se interpenetrar precisa marcar a opção Self Collision e colocar no mínimo 1 no valor dele, este parâmetro fica no menu Simulation Parameters do modificador Cloth, normalmente é o último menu.
Ainda pode melhorar a qualidade do cálculo das colisões aumentando o valor do Subsample neste mesmo menu, como mostra a imagem cloth_simulation_parameters em anexo.

Estou enviando uma cena de teste gravada no Max 2014 para você estudar, qualquer dúvida é só falar.

Teste tecido

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

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