A Morte do Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver tutorial

Por: Adminin  

Em: 24/11/2017 02:35

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.
Também  lembrarei com carinho... Me lembro como se fosse hoje, do primeiro contato com ele.
Oi Evaldo, tudo bem?

Eu também me lembro como se fosse hoje a primeira vez que usei o Mental Ray como Plug-in de conexão com o 3D Studio Max 3, pois dependia de instalar o Mental Ray Standalone naquela época antes da integração com o programa.

Os mais novos não sabem como era antigamente e o salto que o Mental Ray proporcionou, pois hoje tem um monte de renderizadores que fazem imagens realistas, mas houve uma época quando apenas o Mental Ray fazia e quem viveu essa época nunca vai desdenhar ou esquecer dele.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Gosto bastante e só uso ele...agora vou ter que mudar... uma pena por que não manter um produto bom e com tanto tempo em produção?!
É realmente uma pena, sou dessa nova safra, comecei no max 2009.
Sempre gostei bastante do Mental Ray, por isso ainda não quis estudar outro renderizar. Agora obrigatoriamente vou ter que pensar melhor nisso.
De qualquer forma, foi o renderizador que deu o início a essa paixão louca que é o 3D!

Meus sentimentos. :(
ramires.brito arquitetura
Eu era fanatico pelo MentalRay, foi uma epoca boa 2008 quando iniciei realmente o 3ds max e mr, acho que era o auge do renderizador, lembro ate de brigas aqui no site e até um sujeito me ameaçou de me um tiro kkkk era moderador na epoca, mais enfim bons tempos :)
Oi Fabiano, tudo bem?

Infelizmente o Mental Ray já não é mais tão bom devido a falta de investimento por parte da Nvidia, ele continua com todos os ótimos recursos que sempre teve e vários deles muito antes dos outros terem, mas o tempo de renderização é muito lento comparado com os renderizadores modernos e decentes que utilizam as novas tecnologias, o Arnold não está entre eles.

Se a Nvidia tivesse investido no Mental Ray, ele era para ser hoje o que é o Redshift, que renderiza mais rápido do que qualquer outro usando as placas da Nvidia.

Como sabe, o padrão do momento é o V-Ray, então, o ideal é que estudasse ele, mas caso não queira partir para o V-Ray eu indico o Redshift, ele é parecido com o Mental Ray, tem ótimos recursos e renderiza muito rápido.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Ramires, tudo bem?

Muitos usuários de 3ds max fizeram sua primeira renderização com GI no Mental Ray, então, creio que muita gente tem o mesmo sentimento que eu e você.

Mesmo depois do Mental Ray já ter ficado para trás em termos de agilidade e novos recursos, eu também continuei usando em tudo que precisava, porque sabia configurar facilmente e obtinha os resultados que queria, porém, o dia que testei o Redshift só de brincadeira para ver porque falavam tão bem dele, tive a sensação de dar um salto de 10 anos na renderização usando a mesma máquina, foi incrível a primeira impressão, pois além de ser fácil de usar e "pensar" igual o Mental Ray, ele renderizou efeitos complexos de materiais como Dispersion, Hair e Volume em poucos segundos, foi neste dia que desisti do Mental Ray e passei a usar o Redshift.

Depois saiu o Arnold para o Max e venho brincando com ele desde que lançaram, mas sinceramente achei pior do que o Mental Ray em tudo, as vezes ganha no tempo de render, mas não por muito.

Eu não renderizo mais diariamente igual antigamente, mas hoje o meu render é o Redshift e se você é muito acostumado com o Mental Ray como eu fui, acho que vai gostar do Redshift.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Juliano, tudo bem?

Então você entrou na 3D1 bem no meio das guerras rendricas laughinglaughinglaughing
Você é mais um Jedi sobrevivente.

As guerras rendricas iniciaram em 2006 quando o V-Ray estava ficando popular na área de maquete e a Autodesk integrou o Mental Ray no Max, dai os ânimos ferveram e presenciamos muitos quebra-paus feios aqui no fórum, perdemos leitores por causa destas brigas, outros continuaram acessando o site mas não postam mais, é uma pena porque todo fanatismo é imbecil, na nossa área foi com um renderizador, no oriente médio é com a religião, então, qualquer fanatismo acaba dando #!@%*#.

Eu até lembro de na época ter comentado com o Ramon Zancanaro de criar uma seção chamada Ring 3D1 onde não haveria moderação e todo mundo poderia xingar todo mundo, pois a única coisa que o pessoal queria era ofender quem não usava o seu renderizador, mas depois desisti da idéia. laughinglaughinglaughing

Porém, eu não sabia que você tinha sido até ameaçado de morte nestas brigas. laughinglaughinglaughing

Isso é a prova de como elas foram bravas mesmo, hoje é engraçado, mas na época foi ruim para o fórum.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! 

André Vieira: Olá mestre André! Tudo bem? Infelizmente minha placa de vídeo não suporta o renderizador "Redshift" porque ela não tem tecnologia Cuda ( de renderizar pela GPU das placas de vídeo ).

Tentei baixar o Redshift e instalar na minha máquina, porém infelizmente não obtive sucesso algum; aparece uma mensagem dizendo que a minha placa de vídeo não suporta a tecnologia do render "Redshift".

** Até eu comprar outra placa de vídeo mais moderna, pois minha máquina é toda da AMD, inclusive minha placa de vídeo, parece que vou ainda continuar usando render via CPU ( mais lento ) por um tempo...

Será que ele não tem uma versão via CPU não? Ele ( Redshift ) só tem versão GPU?

Manda notícias.

Abraços e sucesso.

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 705, sendo 21 membro(s) e 684 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, brunolacerdal, Lucas Reis, Moura, Ronaldo Junior, deathstars, Felipe Duarte, rmagaton, Abilio, cristian rocha da silva, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, gilson antunes, lucielen, Le_Andro, ricardo duarte, nakan14, Fernando Cunha, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.