Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

claudiosdr   Brasil - CE
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
Viewcg   Sertãozinho - SP

Portfólios Ver Mais

Emilio Biscardi   Rio de Janeiro
ricardodesigner   rio de janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA

A Morte do Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver tutorial

Por: Adminin  

Em: 24/11/2017 02:35

Poxa André! Que legal!
Obrigado pela dica, eu com certeza vou estudar esse Redshift! 
Estava pensando em entrar no padrão e estudar V-ray. Até pode ser também, mas agora como você falou do Redshift, estou mudando de idéia. vou iniciar agora inclusive.
Obrigado!
ramires.brito arquitetura
Oi Danilo, tudo bem?

Que pena que a sua placa não é da Nvidia.

O Redshift não depende só da placa de vídeo, ele é um render híbrido, então, consegue utilizar a placa de vídeo e a CPU do PC ao mesmo tempo, por isso que ele é tão veloz.

O problema é que ele não usa um ou outro como acontece com o Iray, por exemplo, que se não tiver GPU compatível ele usa a CPU, mas se tiver GPU compatível ele usa apenas a GPU, no caso do Redshift ele usa os dois juntos e se um faltar não consegue renderizar.

Essa é outra grande vantagem do Redshift em cima dos renderizadores por GPU, porque tem certas coisas que ainda não são possíveis de fazer através da GPU ou demoram demais e o Redshift não tem este problema, ele oferece os mesmos recursos dos renderizadores por CPU, mas tudo é acelerado pela GPU.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Ramires, tudo bem?

Se você trabalha com animação como eu trabalhei a vida inteira, a coisa mais importante do mundo é um render rápido e sem Flicker, por isso que no início eu fui praticamente obrigado a usar o Mental Ray, já que em todos os lugares onde trabalhei usavam ele porque nas primeiras versões o V-Ray era ruim para animação, só resolveu o problema de Flickers depois da versão 2x e foi justamente nesta época que ele passou a ser usado em outras áreas além de arquitetura.

Hoje o V-Ray não tem nenhum problema com animação e não vale a pena usar nenhum outro renderizador se trabalha com maquete, porque é muito importante para a produtividade nesta área ter um monte de bibliotecas de modelos prontos para usar e só o V-Ray tem isso.

Agora, se atua em qualquer outra área pode escolher o renderizador que quiser e o Redshift é o mais rápido de todos com certeza absoluta, é mais rápido mesmo do que os renderizadores por GPU porque ele usa tanto a GPU quanto a CPU ao mesmo tempo, é a união dos dois mundos do Ray Tracing aglutinando o melhor de cada um.

O V-Ray lançou uma tecnologia híbrida para trabalhar com CPU e GPU ao mesmo tempo na versão 3.5, então, ele também está caminhando nesta direção, mas o Redshift é nativamente híbrido.

Se você for estudar mesmo o Redshift e precisar de qualquer ajuda é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Poxa André! Que legal!
Obrigado pela dica, eu com certeza vou estudar esse Redshift! 
Estava pensando em entrar no padrão e estudar V-ray. Até pode ser também, mas agora como você falou do Redshift, estou mudando de idéia. vou iniciar agora inclusive.
Obrigado!

Te aconselho a ir de Vray, a versão 3.6 tem render hybrido GPU +CPU e a qualidade pelo VrayRT é absurda e tempo de render super baixos! e logo vem o Vray 4.0 muito muito mais veloz e otimizado, atualmente configuro quase nada e literalmente ja tenho a "receita" para os render que eu quero. Alem de infinidade de arquivos prontos pra o Vray e plugins como o Florest Pack serem otimizados para ele. Nao estou desmerecendo o Redshift, mais por experiencia propria de uns 7 anos no Mentalray e agora tao pouco tempo com o Vray é algo absurdo a diferença dos render
Depois que Autodesk retirou o MentalRay do 3ds max, fiquei realmente p da vida! nao entendia o porque! afinal conheci o Max(a anos atraz) ja com mentalray integrado, nao conseguia imagina-lo sem. desistir no max e retornei aos meus estudo do c4d(a quem resisitia muito) afinal minha area é videografismo. mas ai comecou a busca por um render que me fisesse feliz, como o mentalray fez... muitos teste depois achei o Redshift. que maravilha! como mestre André citou "ele é parecido com mentalray" embora nunca tenha pensado assim, essa talveis seja a origem da paixao quase imediata. ainda nao o testei em conjunto com o 3dsmax, assim q passar minha magoa da autodesk... talves...
Oi Juliano, tudo bem?

Concordo plenamente com você, tanto que falei a mesma coisa na resposta que dei para o Ramires.
Se a pessoa trabalha com maquete não tem a opção de escolher renderizador, obrigatoriamente tem que adotar o V-Ray se quiser ter chance no mercado, pois a produtividade que as bibliotecas oferecem é imbatível e nenhum outro Render tem este acervo.

Em relação ao tempo de renderização, não é tão diferente igual é para o Mental Ray e o Arnold, pois o V-Ray é um baita Render e a Chaos implanta sempre as últimas tecnologias, diferente dos arcaicos Mental Ray e Arnold, ainda mais agora nas mãos da Autodesk, tem tudo para piorar.

Aproveito a mensagem para te desejar um Feliz Natal e um próspero ano novo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi NickBoy, tudo bem?

Fico feliz de saber que você também sentiu paixão a primeira vista quando testou o Redshift, pois eu pirei quando renderizei a primeira vez com ele por ser tão fácil e tão rápido
Atribui a facilidade a forma de pensar ser muito parecida com a forma de pensar do Mental Ray, se olhar o Arnold por exemplo, a forma de configurar os Samples é bem diferente, se olhar o V-Ray, a forma de configurar Matte, translucência e vários outros detalhes é bem específica dele e apesar das configurações de renderização do Redshift serem mais parecidas com as do V-Ray, a forma de pensar é no estilo do Mental Ray.

Eu sinceramente acho que se a Nvidia tivesse investido no Mental Ray, hoje ele poderia ser o que é o Redshift, que depende puramente das placas da Nvidia para renderizar, mas é um render veloz e moderno.

Quando eu testei o Dispersion do material e renderizou em segundos, depois testei o Preset de leite e também renderizou em segundos, Hair e Volume VDB também, eu não acreditei.
É fácil renderizar rápido nos outros renderizadores cenas comuns com GI, mas vai adicionar SSS e Dispersion para ver, no Redshift não altera em nada o tempo de render, é incrível.

Se me permite uma sugestão, esquece o 3ds max, continua firme no C4D que tem muito mais futuro no vídeo grafismo do que o 3ds max, infelizmente a Autodesk preferiu assim.

Se eu ainda trabalhasse com vídeo grafismo como trabalhei por quase 10 anos, certamente já teria migrado para o C4D faz tempo e nunca mais usaria nenhum programa da Autodesk.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado, não imagina como almentou minha segurança em continuar nesse caminho, muito obrigado mesmo. Feliz Natal para toda sua familia.
Cara eu renderizava com o defuul do max, enm sabia deste mental ray, ficavam horríveis meus renders, até que resolvi aprender a usar o mental ray e mudeia da água para o vinho, estou migrando para o vray, más acho lento para renderizar, o mental ray é mais rápido, mais simples.

boa sortepara nós.
Andre e demais colegas de fórum, bom dia,

Foi com muito pesar e decepção que recebi, antecipadamente, pois o Andre já vinha cantando esta bola há meses, o falecimento do espetacular Mental Ray que a maioria da galera adorava dizer que era complicado e de difícil settagem.

Aliás, um papo dos mais chatos ao qual tinha que escutar era o FlaxFlu Mental RayxV-Ray. O debate inútel e pra lá de chato, pois, majoritariamente, o pau sempre quebrava para o MR, como se ele fosse ruim ou uma maldição de renderizador.

Posso dizer que fiquei órfão, pois desde que comecei a estudar 3D, só me envolvi com um renderizador: o Mental Ray. Agora me vejo num cachorro sem mato! O curioso é que eu nunca achei o Mental Ray complicado. Ele era, sim!, complexo, profundo. O que terminava gerando antipatia com os usuários do V-R que diziam que ele era facílimo, blá-blá-blá.

Olha, sou flamenguista, mas isso não significa que eu vou espancar um tricolor, só pelo fato dele torcer para o Fluminense.

Certamente, muitos devem estar dizendo... "Viu? Acabou porque era realmente uma droga, tinha mesmo que acabar". No entanto, através das análises críticas e raras de se encontrar por aí, fui percebendo, através destas avaliações comerciais e técnicas que o Andre foi externando que não haveria outro caminho para o MR que não fosse o saco - desgraçadamente.

Mas foi percebendo e observando a evolução de alguns excelentes programas como o Rhino que deu um salto quântico espetacular em relação a V-Ray - entre outras coisas - que percebi que não somente o MR, mas o próprio 3ds Max estavam tomando caminhos geminados; portanto, o fim. Embora não acredite que o fim do Max seja pra já.

Esta questão, também há meses, já vinha sendo cantada pelo nosso Jedi do MR e do Max, o Andre.

Conversei com uma professora de Rhino e ela ficou chocada ao saber que haveria esta possibilidade de, no futuro, o Max deixar de existir, também, mesmo ela sendo uma professora integral de Rhinoceros.

Fiquei - e ainda estou - meio perdido em relação do meu trabalho x renderizador. Tinha gostado bastante do Corona, mas ele, embora bem rápido e bem eficiente, trabalha com CPU; ao contrário do Redshift que me foi recomendado, muito bem recomendado pelo Andre, por inúmeros motivos e pela grande proximidade dele com o MR, além, claro de utlizar a GPU.

Portanto, terei que estudar o V-Ray por razões óbvias, não só por causa de sua vastíssima biblioteca; mas, também, o Redshift. O segundo, já vi que há poucas fontes de estudo bem sistematizadas - e em abundância - como há para o V-Ray que soube fazer uma excelente penetração mercadológica em vários segmentos do mundo 3D.

Como observo muito a interface de todo e qualquer programa por razões funcionais e estéticas, observei que vários programas e renderizadores como o V-Ray (no caso citado do Rhionceros), o KeyShot, por exemplo, só melhoravam. Logo, botões esteticamente muito bem resolvidos, apresentação e acervo de bibliotecas e presets e etc. eram só evolução. Notei que o MR sequer melhorava a sua logo! Notaram isso alguma vez? Esteticamente, um pavor de resultado - isso sem falar na absoluta falta de progresso, diante dos concorrentes.

Acho que uma das raríssimas exceções que nunca precisou mexer em sua logo e no sytle de sua fonte é a... Coca-Cola.

Quanto ao Corona, com o qual me encantei logo que vi, ele já é da Chaos. Portanto...

Mas não é só isso, depois dos débeis lançamentos das versões 2017/18 do 3ds Max, tenho que concordar com o Andre que o Max pode - talvez... - estar se encaminhando para o mesmo saco do finado MR.

Vou fazer uma pergunta estúpida, porém imbecil, tá? O V-Ray ou até o próprio Reshift possuem... " Final Gather"?

Deposito, por conseguinte, minhas flores na cova do tão querido que foi o Mental Ray e deixo aqui meu agradecimento e todo tributo ao melhor renderizador que vi em ação.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Como o andar da carruagem do 3ds Max não vai muito bem, vou adotar o MODO como minha futura opção de programa para modelagem poligonal. Ele é FENOMENAL! Tudo isso foi redigido, tendo como trilha sonora o álbum "Led Zeppelin [1976] The Song Remains The Same 2 CDs 2007 Japan Remastered", "extend version".

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707588.

Total de membros registrados: 135212

Últimos membros registrados: eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, MIIRAGE CREATIVE STUDIO .

Usuário(s) on-line na última hora: 766, sendo 27 membro(s) e 739 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Antigo, Sergio1987, Gabriel, Julberto, Edson, mastermax, Osvaldo Arquiteto, deathstars, Juvencio Simbo, Allen Anderson, Ronaldo Junior, Reinaldo Silva, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Neesaun, Daniel Monteiro, gago, Roberto Movanni, emersonforentin, Pedro Juliato, eurafaeldavila220, Thiago, Eng Damasceno, Geraldo Nunes, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.