A Morte do Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver tutorial

Por: Adminin  

Em: 24/11/2017 02:35

Oi Marcelo, tudo bem?

O poster do moderador tinha que ser parecido com um cartaz do filme Sexta-Feira 13 com o Jason segurando uma motoserra! hahahahaahahah

Legal saber que você faz a arte de posters e charges políticas, antes de cair na computação gráfica eu era um bom desenhista e imagino como deve ser divertido desenhar uma charge.
Estes dias eu vi uma incrível sobre aquela disputa entre o tamanho do botão nuclear do Trump e do Kim Jong-Un, tinha o Trump de um lado de uma mesa baixinha com o Kim do outro lado, ambos de calça abaixadas com uma trena na mão e colocando o pinto minúsculo em cima da mesa para medir. Eu adorei!

Pode ficar tranquilo com as suas charges por enquanto porque aqui ainda não está igual na França, mas com o afinco que estamos trabalhando vamos chegar logo no mesmo nível.

Sobre concorrência para o V-Ray, tem diversos bons renderizadores por ai, mas por competência do Vlado o V-Ray tomou o mercado, começou na área de maquete com o 3ds max e chegou ao cinema, então, é uma baita história de sucesso.

Depois destes primeiros meses da compra do Corona pela Chaos, eu estou começando a achar que no final eles vão incorporar a tecnologia do Corona no V-Ray e o Corona tende a desaparecer.

Certamente que não cabe a você ou a mim fazer uma tarefa tão hercúlea quanto contar a história da computação gráfica e o desenvolvimento das empresas da área, até porque a gente não pegou o início de tudo e não basta ser um artista do ramo, tem que ser um historiador.

Sobre o Rockefeller e os monopólios de CG, eu não entendo como existem grandes empresas em outras áreas que conseguem ser ageis e eficientes apesar da grandeza, mas na área de computação gráfica as empresas gigantes se tornam uma ameba que não fazem mais nada direito, não inovam, não avançam, pelo contrário, regridem e perdem grana igual está acontecendo com a Autodesk agora, tendo que demitir um monte de gente.

Sobre programa de modelagem, eu indico o Z-Brush, pois além de barato perto dos Softs DCC, ele permite modelar desde LowPoly editando polígonos similar ao que faria no 3ds max, mas também pode esculpir com alto grau de detalhes, gerar Normal e Height Map para reproduzir os detalhes do High Poly no Low Poly, é um programa completo de modelagem, sem falar na pintura 3D e Render, pois ele vem com o Keyshot.

Agradeço muito pela dica do tutorial de Rhino, vou publicar nas notícias da 3D1.
Muitas vezes eu quero postar alguma coisa legal de Rhino para promover o curso do Dneo, mas como eu não acompanho o programa, raramente encontro coisa boa, mesmo revirando o Youtube, porém, esse que você postou é muito bom e recente, valeu mesmo!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Infelizmente, não vi esta charge que você citou, hahahahahahahaha. Realmente deve ter sido uma... bomba, kkkkk. A coisa tá ficando séria nesta relação, bem como para as pessoas que trabalham com humor inteligente e fora do lugar comum. Sócrates que o diga, Andre! Não pode existir forma mais eficaz de você expor um adversário do que com o humor ou a sátira.

Como já te disse, vou de V-Ray, mesmo. Só tô meio puto é que há um exagero, uma inflação absurda de tutoriais de V-Ray para maquete, interiores, etc.

Claro que compreendo os motivos, pois são óbvios. Mas acho que do ponto de vista didático é meio falho, além de meio insuportável, Andre. Como eu já separei duas fontes que me parecem de ótimo nível, vou estuda-las e depois te digo, ok? Volto a dizer que compreendo os motivos desta tendência majoritária, mas minha crítica é em relação ao método, pois, do meu ponto de vista, ensinar, fazendo uso somente através de um segmento, não colabora didaticamente para o aprendizado - eu, por exemplo, que não conheço nada do V-Ray. Mas vamos lá, vamos assim, mesmo!

Concordo: não cabe a nós fazer este tipo de pesquisa, pois isso é trabalho para um historiador, porém não nos impedi de acompanhar e observar, criticamente, toda esta evolução que, talvez, tenha no matemática Alan Turing, uma marco e paradigma no que diz respeito à computação e ao próprio nascimento do computador no século passado.

Quando ao Rhino, meu objetivo foi, também, te chamar a atenção para isso, pois o 3D1 tem a venda um tutorial que me parece muito bom sobre Rhino. Este canal e seu adminstrador são excelentes! Pequena observação. Quando eu estava estudando fundo o Rhino, sabe quantas vezes ele travou comigo, Andre? Nunca!

Estou enviando uma mensagem para você, em relação aos posters, hahahahahahahaha.

Cara, acho o KeyShot muuuuuuuuuuuuito show!

Logo que iniciar meus estudos no V-Ray, vou te passando os passos do meu progresso nele, pois, como você sabe, sou um órfão do Mental Ray que nunca estou outro renderizador, rs.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Eu tbm nunca gostei muito do Mental Ray... realmente.. no comecinho, eu n gostava daqueles "preview" e tbm detestava o "Standard Scanline".. teve uma epoca q eu gostava bastante do V-Ray pra bastante coisas, mas algumas coisas eu sempre fazia com o Mental Ray... 

Acho q a gente vai ter q pensar de outras maneiras de fazer as coisas q a gente fazia com mental ray... xd.. 

Mas eu ja tive minhas birras com o 'scanline' e com o Vray tbm.... D=....

Entao eu lembrei dessa musica, pensando em quem n tem renderizadores favoritos e tal... e' uma CLAAASICA do ROCK BR... =D, e entao eu lembrei q a fodelancia de vcs vai bastante alem de qualquer impedimento de software e ect e tal... entao e' isso ai.. em qualquer renderizador, vcs vao fazer o q quiserem, realmente, em questao de meses (pra aprender o render novo e tal, etc..)..

Pra quem ta' com mta saudades mesmo do Mental Ray (confesso q eu tenho um pouquinho de saudades tbm..), deixo esse som =3..



@edit: Vamos renderizar com "Pedro Alvares Cabral" =3


@edit2: Mas a 'turma toda' vai gritar "ROCK AND ROLL", e o 'rock' vai continuar =3..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox, boa noite,

Apesar da sua ironia, não tenho do que queixar: adoro Sócrates, rs...

A música é excelente! Adorei!

Como já considero, por hora, bem debatido, vou concluir dizenÙ:

"No fundo, no fundo quem vai fazer a diferença não é o programa ou o renderizador, mas sim o artista". Aprendi isso com uma grande autoridade em Mental Ray que, junto com o Andre, sempre foram as minhas duas e mais importantes referências no estudo e na pesquisa do já saudoso MR.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Ah... e' q eu curto mesmo a Celly... =d..

(e nem fale de Rita Pavone entao q eu desmaio haheuhe)

Mas, o mais bonito dessas comunidades e tal, e' resumido nessa musica aqui (a do video =D)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Carole King - You've Got a Friend é uma obra prima; tanto faz se na voz da Caroline King ou do James Taylor. Se bem que o Andre me falou que a galera mais radical xiita fundamentalista não gosta muito de papo de friend. Pelo menos foi o que ficou claro, numa comentário que o Andre disse que o Moderador ameaçou de morte o pobre, só porque ele era Mental Ray. Vagabundo é maluco, meu caro! Hahahahahahaha. Mas é uma canção comovente, linda demais. Se você postasse esta canção no fórum que o Andre disse que iria criar, acho que ambos os lados, Mental Ray e V-Ray iriam em seu encalço, kkkkk.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Mestre Sala ensinou, q "sambar" nos da' "Vida", pois, cantar a Natureza, traz 'a Beleza para a 'avenida'...


 Piui piui piui piui piui, "balanca a cadeira mulata, n deixa o sapo cair!"
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Marcelo, tudo bem?

Sobre a charge com o Tump e o Kim, eu procurei para te mostrar, mas não encontrei mais.

Concordo que fazer chacota dos imbecis é a melhor forma de expor a sua imbecilidade, e fala a verdade, não tem nada mais engraçado do que a imbecilidade. laughing

Estes dias mesmo eu comentei com o Screaming Fox em outro tópico sobre as pessoas que acreditam que a Terra é plana, pois ele tinha falado que você sempre aprende alguma coisa mesmo nos cursos ruins e dai eu disse que tem certos cursos onde a pessoa sai mais burra, por exemplo, estes que explicam as teorias da Terra plana. laughing

Sobre os seus estudos de V-Ray, realmente tem tutoriais e cursos de todos os tipos, pois o V-Ray se tornou hegemônico, então, precisa selecionar bem porque além de coisas ruins, também tem muita coisa errada sobre ele na internet.

O segredo é procurar um professor que atue com o V-Ray há vários anos, pois tem coisas que a pessoa só aprende com a experiência diária no programa, por isso que eu indico o curso de V-Ray do Cleber Machado disponível aqui no 3D1: http://3d1.com.br/dvds/cursos/video-curso-v-ray

O curso dele também é voltado para maquete, pois a grande maioria dos usuários atuam na área de maquete, mas ele aborda detalhadamente todos os recursos de iluminação e a composição de diversos tipos de materiais complexos, incluindo SSS e CarPaint, por exemplo, então, é possível aplicar em qualquer tipo de trabalho e não apenas em maquete.

Será mais difícil encontrar cursos em português voltados para outras áreas porque as outras áreas praticamente não existem no país, pois quem trabalha com maquete ganha dinheiro e pode investir em cursos, modelos e tudo mais, mas quem trabalha com animação de personagens ou coisa parecida, faz por diversão e não ganha dinheiro com isso, então, não investe em cursos e em nada.

É uma pena que o Brasil seja este fiasco total, eu atuei no mercado de produção de vídeo e sinceramente, é melhor catar latinha. laughing

Em inglês tem cursos de Max e V-Ray voltados para VFX, os mais conhecidos e conceituados são do Alan McKay

Sobre a história do 3D e das empresas, eu adoro acompanhar e guardo na memória e nas notícias aqui do site os últimos 18 anos dela, pois a 3D1 completa 20 anos no ar em 2019.

Sobre o Rhino, eu vasculho o Youtube toda semana procurando tutoriais dele para postar aqui no site, mas raramente encontro alguma coisa boa, sempre são modelagem bem simples e sem nenhum atrativo visual, pois raramente renderizam.

Realmente gostaria muito de conhecer um bom canal de Rhino para sempre divulgar bons tutoriais dele, agora vou acompanhar este canal que indicou, assim que ele terminar de postar os vídeos da Asa Voadora eu vou publicar a notícia aqui no site.

Sobre o Keyshot, também acho ótimo, assim como o Bunkspeed, este é o futuro da renderização, programas simples, práticos e rápidos em vez daquele monte de configurações para ajustar!
Em poucos anos a renderização vai desaparecer, pois acontecerá em tempo real na Viewport enquanto modela no programa e depois com 1 clique vai mandar gerar a imagem na resolução que desejar.

Vou gostar de acompanhar os seus estudos de V-Ray e saber se está curtindo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Screaming, tudo bem?

A partir do V-Ray 3.0 ele faz tudo que antigamente apenas o Mental Ray fazia como Rounded Corner e Aerial Perspective, por exemplo, então, quem migrar para o V-Ray não vai sentir falta de nada.

Porém, o V-Ray realmente é mais burocrático para fazer algumas coisas, a forma de pensar é diferente e tem mais configurações, mas tudo é uma questão de prática, depois que começar a trabalhar diariamente com o Render tudo fica automático.

Graças a Deus eu não preciso mais renderizar com frequência igual antigamente, porque após 20 anos renderizando eu não tenho mais paciência para esperar Render mesmo que seja por apenas 2 minutos, então, não peguei experiência com o V-Ray e com o Arnold, o único que usei mais depois de desistir do Mental Ray foi o Redshift.

Mas no fundo todos os renderizadores são a mesma coisa e trabalham da mesma forma, só muda os macetes de cada um e dai precisa de experiência diária para ficar por dentro de todos eles, como tudo na vida.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá, André. Tudo bom? Acompanho o site 3d1 praticamente desde seu lançamento, embora minha participação aqui seja quase nula. Mas muita coisa aprendi (e aprendo) até hoje.

Me lembro quando era criança quando vi a animação da antiga PDI Locomotion na TV e meu pai falou que aquilo era feito no computador, mas foi quando vi O Exterminador do Futuro 2 que minha paixão pela computação gráfica e efeitos especiais despertou, e decidi que era aquilo que queria para minha vida. Infelizmente, não segui esse sonho, embora tenha dado meus pitacos na computação gráfica, até mesmo em produtoras de vídeos que trabalhei.

Meu primeiro contato com um software de computação gráfica foi o 3D Studio R4, de DOS ainda. Desde então passei a "brincar" com ele e em seguida o 3ds Max, e desde então ele se tornou meu programa padrão de CGI. Logo depois que o Mental Ray foi agregado ao 3ds Max, tassei a usar ele como meu reder padrão, afinal de contas, se Hollywood usava ele, então ele era o que tinha de melhor!

Mas minha vida na computação gráfica sempre foi de idas e vindas. E desde muito tempo eu estava fora (mais uma vez) das imagens geradas por computador, então resolvi voltar e fazer algumas pesquisas, quando (para minha triste surpresa) me deparo com essa notícia do fim do Mental Ray. Como um render desse que já foi o padrão das maiores bilheterias dos filmes americanos foi descontinuado?

E lendo os comentários dessa lamentável notícia, percebi também que corre o risco do 3ds Max também ir para o limbo futuramente. Por isso pergunto...

Você acha que o 3ds Max vai ter o mesmo destino do Mental Ray? Se sim, então seria prudente migrar para outro software de computação gráfica? Lembrando que tento atuar nos mais diversos mercados, desde maquete eletrônica, passando por games à animação e efeitos visuais. E outra pergunta. Já que o Mental Ray não está mais entre nós, qual render você indicaria?

Desde já, agradeço sua ajuda, André, e também de todos os outros que poder agregar às minhas dúvidas.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 17 membro(s) e 722 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JessicaSNR, D2_Unrio, Rova, Junior, Lucas Reis, Ronaldo Junior, claro_lima, Nael181121, Abilio, rmagaton, Henrique Ribeiro, Rodrigosouza3D, Marceleza, Matheus Gouvea, luizz22, Alexandre Longo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.