Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
renansantos   Cachoeiro / ES - ES
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC
Roger   Pinhais PR
DEMOTHAO   Maringá - PR
irenapalermo   españa - PR

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

O que realmente deve ser feito em 3d? Resolvi já iniciar o tópico com essa pergunta, para que principalmente os iniciantes comecem a refletir sobre isso, mas não só eles, pois já vi muito gente mais experiente que pensa assim. Outra questão é a clássica pergunta que o pessoal faz quando esta iniciando, "Eu tenho que saber desenhar pra trabalhar com 3d?" A resposta mais correta é: Uma coisa não tem nada a haver com a outra. Desenho é desenho e 3d é 3d. Mas a questão é que muita gente acha que em uma cena tudo tem que ser feito em 3d ou composto dentro de um programa de 3d. Bem esse é o primeiro é o maior erro. A pós-produção é tão ou até mais importante do que a produção em si. Pois pode-se fazer correções de luz, cor, adicionar ou remover elementos... Resumindo as possibilidades são infinitas, e o tempo economizado no trabalho é imenso. Mas para isso é importante ter um bom conhecimento de um editor de imagens (ex photoshop) ou um soft para vídeo (ex. after, combustion...). Na verdade ter domínio de photoshop é muito importante até mesmo no periodo de produção pois tem que se preparar as texturas a serem usadas. Agora quanto a saber desenhar, saber photoshop e achar que tudo tem que ser feito em 3d. Creio que vcs podem tirar as suas próprias conclusões com as imagens abaixo, elas fazem parte de uma video aula da Gnomon, o artista responsável por elas tem em seu portfólio trabalhos como Senhor dos anéis, a vingança de ridk... Essas técnicas de pintura de cenários são comumentes chamadas de Matte Painting, e se dividem em matte 2d, matte 3d e maquetes (isso mesmo maquetes, e são muito mais usadas hoje em dia do que a grande maioria pensa). Editado dia 31/01/2007 *Esse tópico acabou tomando um outro rumo, melhor dizendo ganhando um rumo correto, quando eu comecei ele eu não sabia exatamente onde iria chegar. Agora já com uma direção certa resolvi renomear o grupo e adicionar esse trecho aqui para que começar a lê-lo a partir de agora. As técnicas utilizadas para criar um cenário virtual a fim de ser utilizado com cenas reais se chama matte painting, segue uma breve descrição do que vem a ser matte painting: O matte painting é usado para criar “cenários virtuais” e “Digital Backlots”. Podem ser usados para criar cenários novos inteiros, ou extender parcelas de um cenário existente. O matte painting tradicional é um efeito ótico, onde era feita uma pintura em um vidro para ser composta com o cenário real (essa técnica foi muito utilizada antes da computação gráfica). Hoje em dia, o matte painting é feito nos computadores com o uso de um Tablet e softwares como photoshop. Em um ambiente digital, os matte painting podem também ser feitos em um ambiente 3-D, permitindo movimentos de câmera tridimensionais, um recurso muito utilizado para isso é o camera mapping. eu recomendo que quem começar a acompanhar esse tópico veja desde o início todos as postagens que eu fiz, para compreender alguns fatores importantes antes de chegar realmente ao assunto do matte painting. O assunto de matte painting propriamente começa apartir da página 4. ---------------------##### Proposta para cena de estudo (editado dia 26/10/2010) #####--------------------- http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17634&postdays=0&postorder=asc&start=180
A propósito o nome do artista é Dylan Cole, esses são os trabalhos dele que falei acima
Eu acho que ambas as técnicas se complementam. Coisas que são muito difíceis de se fazer em 3D saem facilmente em 2D, pois o artista tem um controle mais direto sobre os detalhes da visualização final. Ele pode editar áreas específicas da imagem final, para alterar um detalhe da textura ou iluminação, por exemplo. Fazer isso em 3D quase sempre requer alterar um bando de parâmetros de atuação global, que vão acabar afetando outras áreas indiretamente... Por outro lado, uma vez com a cena pronta em 3D, visualizá-la de outros ângulos é um processo automatizado e completamente a cargo da CPU. Em 2D, é como pintura tradicional, o artista tem que recomeçar do zero, exceto que pode aproveitar texturas já prontas... discussão interessante. porém, o nome desse site é 3d1... :P
http://umavozatroz.wordpress.com/
Concordo com os dois, nem tudo deve ser feito em programas de 3D, contudo, seria uma boa para o artista se soubesse um algo, que não seja 3D, ele tem um pouco mais de vantagem, todavia, corrija-me se eu estiver errado, OK?!
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
Bom mas é exatamente para não acontecer isso que existe, pré-produção, storyboard, muito desenho de esboço para estudo, e sobre tudo planejamento. Só amadores começam um projeto sem antes sentar e planejar todo os trabalho pra não ficar fazendo coisas desnecessárias. Essas técnicas tb são usadas para reduzir custos nos efeitos visuais. Imagina se aquela cena do passo-a-passo fosse feita em 3d, quanto tempo iria levar para fazer aquilo e quanto tempo iria levar para renderizar aquilo para uma animação (pq render still pode ter baixa qualidade que ainda passa, mas animação se deixar a qulidade baixa vai ficar batendo tudo). Esse tipo de técnica é ideal para o nosso país onde não temos acesso fácil a super estações de render. Só pra dar um ex. embora se faça planejamentos todos sabemos que imprevistos acontecem, seja ela da ordem que for. Eu estou trabalhando em um video clip e o meu prazo já esta estagnado, o cenário é gigantesco, as cenas tem muitos elementos complexos, e o render final sem field e com motion blur (720x350) sendo 600 frames, vai levar aproximadamente 15 dias renderizando 24h. Isso que eu tenho um amd 64 4200 dual com 2gb de ram. O que aconteceu no final das contas, tive que dar o famoso jeitinho brasileiro e descobrir uma alternativa para manter a mesma qualidade da cena e reduzir o tempo do render para 1 ou 2 dias. Não foi algo tão difícil de se fazer mas tive que pensar bastante até me ligar disso, eu utilizei o render texture do max, bom parece simples né, hehehe, mas não foi muito, a cena era bem complexa e tinha muitos elementos a serem re-texturizados, levei alguns dias até conseguir fazer tudo.
bha Thiagodmedm, com essa historia de ficar semanas renderizando eu me quebrei bastante....tive animacoes q demoravam 2 semanas por ai isso numa workstation da dell com 2 processadores xeon e memorias ecc, mas consegui reduzir muito esse tempo para 2 dias tambem soh pranejando o storyboard e com composicao, muitas partes que fazia no 3d deixar o after fazer ai o que fazia em 15 dias fiz em 2, mas eh isso, a gente vai se quebrando ateh cair a fixa depois de um que sabe como fazer o resto vai embora.... eras isso abracos Testa
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/
tiagodmed, Concordo com tudo que vc disse, e digo mais, a pós-produção é a parte mais importante de qualquer trabalho, mas tb é a parte que exige mais da criatividade!!!! há... diz qual é o nome desse curso da Gnomon.... Flw!!!!
É só procurar lá no site deles na seção de 2d o nome desse artista "Dylan Cole".
[quote="GILL VELOSO"]tiagodmed, e digo mais, a pós-produção é a parte mais importante de qualquer trabalho [/quote] eu discordo: sem pré-produção e produção, obviamente não há como ter pós-produção. Portanto, não é a parte mais importante. Planejamento durante a pré-produção é que deveria ser considerado como tal...
http://umavozatroz.wordpress.com/
Bem... Sou novato em 3d, e sou desenhista a alguns anos. O dia em que aprendi a usar Photoshop para dar acabamento aos meus desenhos... Foi ótimo! Me economizou tempo, e com a vantagem de poder "errar" mais porque diferentemente do papel que só aceita "gambiarras" (por assim dizer) no photoshop é possível jogar uma camada fora... Voltar o histórico... Então.... Agora que estou aprendendo 3d, uso muito também! Acho que o mais interessante é mesclar as habilidades. obviamente tem aqueles que sentem mais facilidade em 3d... outros em 2d... Outros em fazer a maior parte no papel mesmo... Para mim, a melhor ferramenta é aquele em que você tem mais facilidade, aquele que resolve o problema. Seja 2d ou 3d, o importante é o resultado final. Como diria Myamoto Musashi: "Um samurai não pode se dar ao luxo de ter uma arma preferida".

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707496.

Total de membros registrados: 135153

Últimos membros registrados: Deidara026, tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA.

Usuário(s) on-line na última hora: 654, sendo 2 membro(s) e 652 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, Deidara026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.