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GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

GRUPO DE ESTUDO DE PERSONAGENS Devido ao grande número de leitores que começaram seus estudos sobre criação e animação de Personagens, decidimos abrir este Grupo de Estudos, com o objetivo de que todos os leitores possam compartilhar e discutir suas experiências sobre o processo de desenvolvimento e animação de um Personagem. Objetivo: permitir aos leitores a oportunidade de trocar informações sobre as diversas situações envolvidas no processo de produção de um personagem, seja ele real ou cartoon. ============================================================================== Observações: - Para o melhor aproveitamento deste Grupo de Estudo, é necessário que os leitores participantes possuam boas noções de modelagem, texturização e iluminação. - É permitido o uso de plugins para o estudo dentro deste Grupo de Estudo de Personagens, porém o ideal é que os leitores utilizem apenas ferramentas nativas do 3Ds MAX, que são suficientes para desenvolver todo o processo de produção de um personagem. ============================================================================== Temas envolvidos: - Modelagem de Personagens (Cartoon) - Modelagem de Personagens (Reais) - Mapeamento de Personagens - Texturização de Personagens - Rig de Personagens - Skin de Personagens - Animação de Personagens (Corpo) - Animação de Personagens (Facial - RIG) - Animação de Personagens (Facial - Morpher) - Modelagem de Roupas - Mapeamento de Roupas - Texturização de Roupas - Animação de Roupas (Reactor Cloth) - Animação de Roupas (Cloth) - Pelos e Cabelos com Hair and Fur - Técnicas de criação de Pelos e Cabelos - Texturização de Pelos e Cabelos - Animação de Pelos e Cabelos - Controladores (Controllers) e Expressões - Criação e Animação de Músculos - Entre outros processos ============================================================================== Links de Tutoriais que ajudarão no início dos estudos: - Modelagem de Personagens: 3ds max avançado - Editable Mesh Vertex 3ds max avançado - Editable Mesh Edge 3ds max avançado - Editable Mesh Poly/Face 3ds max - Modelando um mouse Artigo - Técnicas de modelagem poligonal 3ds max leitores - O funcionamento do Mesh Smooth Artigo - Técnicas de Mesh Smooth 3ds max básico - FFD (Free Form Deformation) 3ds max - Modelando e animando um Helmo - Mapeamento e Texturização de Personagens: 3ds max básico - Multi/Sub-Object 3ds max avançado - Mapeamento complexo com UVW Map 3ds max - Unwrap UVW 3ds max - Modelando e texturizando um olho Estudo sobre Normal Bump - Animação de Personagens: 3ds max avançado - Bones 1 (HI Solver) 3ds max avançado - Bones 2 (HD Solver) 3ds max avançado - Manipulators (Rigging) 3ds max leitores - Introdução ao Skin Tutorial de Skin - Ajustes de Malha com Bulge e Joint Expressions, Wire e Reaction Manager Usando Custom Attributes no MAX Criando um Rig para Dedos com Attribute Holder e Wire Parameters 3ds max avançados - Bones 3 - Expression Controller (Rig) 3ds max leitores - Rig das pernas 1 (Reverse Leg) 3ds max leitores - Rig das pernas 2 (Custom Attributes) 3ds max leitores - Rig das pernas 3 (Wire, Reaction Manager) 3ds max leitores - Rigging e Skinning de braço e mão 3ds max leitores - Rig de braço com Wire Parameters Vídeo-Tutorial: Rigging With Bones Vídeo-Tutorial: Rigging With CS (Character Studio) Animação de peso para bones Rig Facial Técnica para rig facial utilizando bones esticáveis Como animar palpebras em olhos não esféricos Tópico com discussões sobre criação e animação de Músculos - Outros 3ds max avançado - Simulando roupas com o Cloth Modify 3ds max avançado - Reactor Cloth Roupa com Reactor Cloth 3ds max avançado - Curve Editor e Out-Of-Ranges Tutorial Garment Maker + Cloth Modificador Cloth ============================================================================== Links interessantes que complementam e solidificam os estudos: - Rig de Personagem criado pelo leitor calciolari - Rig de Personagem para estudo criado pelo leitor Fabio M R - Estudo de Anatomia - Estudo do Sistema Muscular - 12 Princípios de Animação com Bola de Borracha e Personagem - Pose to Pose Animation de Keith Lango - Life After Pose to Pose de keith Lango - Walk Cycle - Tradução do livro "Cartoon Animation" - Grupo de Estudo de Modelagem - Técnica de Modelagem Orgânica - Técnica de Edge Loop - Modelagem de Orelha - Modelagem de um Corpo Humano - Animação de Personagem - Desenvolvimento de Personagens - Tutorial sobre animação - Tutoriais sobre Modelagem das partes do Corpo Humano - Tutorial completo de modelagem e rig de personagens - Técnicas de Desenho - Técnicas de Edge Loop (Tópico criado por Neowolf) ============================================================================== Site de notícias - AnimaSerra - Central de Quadrinhos Organização: [i:6825859cd3]Edson e Feitosa[/i:6825859cd3]
e ai edson, me fala uma coisa, como vai funcionar esse grupo de estudos? Seria atividades propostas por voces, caminhando todos juntos, ou seria livre mesmo cada um colocando seus resutados aqui?
Beleza, Naravan! A intenção é que cada um comece seu próprio modelo, postando suas dúvidas e progressos! Quando terminarmos a modelagem do personagem, mostraremos as técnicas usadas na animação do mesmo, compartilhando assim, conhecimentos necessários para uma boa animação! Agora nada impede que esse processo seja feito em grupo! Se assim for o desejo, que façam sem nenhum problema! Aqui constarão conceitos sobre rig, envelopes... todos os processos para vários tipos de animação de personagens! Logo logo postarei o início do meu personagem!! Abraços!! Qualquer dúvida, posta aí!!
Aê Edson, ótima iniciativa. Creio que renderá muitos frutos esta troca de informações mais direta. Pretendo acompanhar , nos tempos vagos (que são poucos) e participar deste grupo de estudos também.. Um abraço
Viver é como desenhar sem borracha...
Beleza, esse grupo de estudo era o que estava faltando, to dentro. Vou pensar um personagem para criar.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Olá pessoal, tudo bem? É bom saber que já temos vários leitores interessados em participar desse Grupo de Estudo. Esse grupo de estudo servirá para troca de informações entre modelagem, mapeamento e texturização de personagens, além de informações sobre as várias possibilidades de criação de RIG e de animação. Aqueles leitores que possuirem personagens prontos e que queiram disponibilizá-los para os estudos de RIG e Animação, estarão contribuindo em muito com este Grupo de Estudo.
Sergio Feitosa
Estou comecando a aprender a modelar personagem.. e creio q nesse grupo poderei aprender mto :) otima iniciativa to dentro com forca :P
Otima ideia abrir esse grupo de estudo.... conserteza terá bastante gente pra ajuda no desemvolvimento dos personagens....
achei show de bola esse estudo de personagens...bom depender de mim vou pesquisar muito e ajudar os q necessitam.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Olá gente! Fiquei esta manhã pensando no que fazer para começar os meus estudos, então desenvolvi um personagem rapidinho: Eis o sapo lutador! Nele pretendo me aprofundar em rigg desenvolvendo uma estrutura legal e completa para animá-lo. Pretendo fazer as deformações dos musculos e rigg facial tbm... Mas, é claro com a ajuda de todos, para podermos melhorar juntos, afinal este é o objetivo do grupo ;) vou começar a modelagem e vou postando as atualizações aqui mesmo? Queria umas ajudas nos edgeloops, para ver se estarei fazendo certo...ehhehehehe... Um abraço a todos.
Viver é como desenhar sem borracha...

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