Curso de modelagem 3dsMax

Por: Luiz  

Em: 05/03/2018 10:28

Ola galera da 3d1.
Gostaria de pedir uma dica para voces. A muitos anos uso o Max só para Renderizacão, pois trabalho com arquitetura, e a modelagem 3D faço no Autocad mesmo, e estou satisfeito com isso. A questão que estou com vontade de aprender modelagem no Max, mas nem só para usar para arquitetura, queria aprender a fazer uma modelagem mais organica, ter a capacidade de modelar qualquer coisa, ate para futuramente imprimir umas "coisinhas" em impressora 3d. Então alguem teria dicas de curso, livros, tutoriais, etc, pagos ou gratuitos?
Muito obrigado a todos. 
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Oi Luiz, tudo bem?

É um prazer receber a sua mensagem aqui e você pode contar comigo para ajudar em tudo que precisar sobre modelagem no Max, não é difícil, muito pelo contrário.

A técnica é super simples, você normalmente cria um Plane com apenas 1 polígono, diminuindo os Segments para o mínimo de 1, depois converte em Poly clicando com o botão direito e escolhendo Convert To > Editable Poly.

A partir dai é só entrer no Sub-Object Edges, segurar o Shift e mover qualquer uma das Edges do Plane ou até mais do que uma ao mesmo tempo, assim, o Max vai duplicar estas Edges e criar o Mesh entre elas.

Deste jeito você vai posicionando as Edges para dar a forma que deseja no objeto e puxando novas Edges com o Shift para ir completando o objeto.

Além do Move para mover as Edges e criar novas faces, também pode usar o Scale num conjunto de Edges fechado para duplicar todas e diminuir ou aumentar ao mesmo tempo, como fiz no início da colher.

O importante é notar que o objeto é modelado de forma bem bruta em Poly, bem quadradão, pois no final você aplica o Turbo Smooth para suavizar a malha, ele vai arredondar tudo e deixar correto.

Eu fiz um arquivo Max com o passo a passo de um modelo bem simples justamente para ilustrar essa técnica que descrevi, está neste link: http://3d1.com.br/recursos/215/procedimento-basico-de-modelagem

É apenas uma colher, mas se for modelar um móvel complexo ou um carro vai proceder exatamente igual.

Teste um pouco isso que eu falei e o arquivo de exemplo, depois que fizer a colher sozinho, entra no canal do Arrimus3D e começa a assistir desde o primeiro vídeo lá no início, quando terminar você estará fera em modelagem de qualquer coisa!

Mas se não quiser assistir todos os vídeos, pois são muitos, pode até começar pelo do Sherek que está lá nas primeiras posições agora, porque tanto faz o objeto, a técnica é sempre a mesma!!!

O que precisa é pegar o jeito de fazer certas deformações da forma que desejar, é ai que os demais vídeos dele serão úteis, pois ele explica diversas situações complexas.

O canal do Arrimus3D é esse: https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videos

Se tiver interesse, eu e o Abílio estamos conversando sobre modelagem Poly num tópico que ele abriu onde passei diversas dicas com imagens e passo a passo, creio que pode ser útil para você, está neste link: http://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/96670/3

E você é muito bem-vindo para participar, pode postar qualquer dúvida que tiver lá mesmo se quiser ou abrir novos tópicos que responderei com o maior prazer.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Luiz, boa noite. Concordo com o Andre: estude o Arrimus3D; se associe ao canal dele no Youtube, mas não se esqueça de apertar o sininho para você receber as atualizações. Ele não apenas é super fera, mas refinadíssimo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Valeu Andre e Marcelo. Vou me inscrever agora no canal Arrimus3D. Ainda queria um curso no padrão dos que tem na 3D1, pois me dou muito bem com video-curso....kkkkkk. Vou entrar no Topico tambem.

Muito obrigado novamente. 
3dsMax 2017 / VRay / Corel
[Editado pelo Adminstrador]

[Sinto muito editar a mensagem, mas a empresa indicada é composta de estelionatários contumazes e já tivemos muitos problemas com eles]
Felizmente nao foi o meu caso, empresa esta que me foi indicada na época inclusive por amigos meus e membros do 3D1. A empresa em referência é muito séria e renomada no mercado, assim como aparenta ser o site 3D1, por isso só quis ajudar meu amigo Luiz com tal indicacao, pois gostei muito dos cursos deles e do suporte que tive durante as videoaulas... Talvez voces se ressentem pelo fato de eles venderem conteudo concorrente ao de voces, mas um mercado sem concorrencia não é e nunca será saudavel aos consumidores. Além disso, penso que é muito grave quando voce se utiliza da palavra "estelionátario", pois isso pode ser passível de processo seja a favor ou contra quem está acusando.
qrz:
Felizmente nao foi o meu caso, empresa esta que me foi indicada na época inclusive por amigos meus e membros do 3D1. A empresa em referência é muito séria e renomada no mercado, assim como aparenta ser o site 3D1, por isso só quis ajudar meu amigo Luiz com tal indicacao, pois gostei muito dos cursos deles e do suporte que tive durante as videoaulas... Talvez voces se ressentem pelo fato de eles venderem conteudo concorrente ao de voces, mas um mercado sem concorrencia não é e nunca será saudavel aos consumidores. Além disso, penso que é muito grave quando voce se utiliza da palavra "estelionátario", pois isso pode ser passível de processo seja a favor ou contra quem está acusando.
Oi Ricardo, 

Eu entendo sua boa vontade em ajudar, fico feliz que recebeu ajuda na 3D1 e que teve sucesso na sua compra com a empresa citada.

Infelizmente isso não ocorre com tdos, como temos um fórum muitas pessoas veem buscar ajuda na 3D1,  principalmente nós nossos contatos privados relatam as experiências bem negativas, nós damos suporte não só para alunos da 3d1, mas para qualquer pessoa que solicita nossa ajuda, por esse motivo nós dificilmente indicamos cursos externos, exceto é claro quando conhecemos o conteúdo porque vamos ser cobrados pela indicação.

Isso não quer dizer que não existem excelentes cursos, concorrência como você disse é ótimo, ajudam até melhorar nosso proprío conteúdo eu tenho amigos que são concorrentes nossos diretos são bem vindos na 3D1.

Se você observar nossas notícias divulgamos tutoriais, modelos etc. de empresas que vendem cursos, modelos e bibliotecas, então o problema não é a concorrência, nem desmerecer o trabalho alheio.


Quando o Adminstrador relatou já tivemos muitos problemas, é porque algumas empresas usam o fórum para se promover, promover seus cursos, importunar usuários com mensagens privadas e em qualquer postagem que tem oportunidade, nem nós fazemos isso, até quando enviamos um e-mail marketing ou informativo de conteúdo informamos que é possível não receber mais. Quando além de sermos importunandos com isso no site ainda temos um grande volume de relatos negativos nós sentimos na obrigação de avisar.

Mas nosso intuíto nesse momento é puramente ajudar o Luiz, assim como acredito que seja o seu também.

Atenciosamente, Elis
Oi qrz, tudo bem?

Eu não vou permitir que um usuário como o Luiz, que acompanha e confia na gente há tanto tempo, caia no golpe do curso.

Vou te dar o benefício da dúvida e explicar o problema imaginando que você não faz parte da estratégia baixa desta empresa, pois é justamente isso que eles fazem, criam usuários e vêm aqui divulgar as porcarias que eles vendem achando que têm o direito de fazer isso e que a gente tem que aceitar.
Como nós não aceitamos, eles saem por ai metendo o pau na gente.

Acredito que você pode ter gostado e ter sido bem atendido, principalmente porque gostou, mas você já conversou com alguém que não gostou para saber qual resposta tiveram?
Eu tenho aqui no mínimo 30 emails de pessoas reclamando deles e pedindo para a gente fazer cursos decentes dos mesmos assuntos.

Nós temos poucos cursos porque se for para lançar qualquer porcaria eu prefiro não lançar nada, se eu quiser posso lotar o site de cursos amanhã, mas vou destruir a confiança que as pessoas têm na gente há quase 20 anos e isso é o mais importante para mim.

Você afirmar que temos ressentimento dos concorrentes mostra que não é frequentador do site, pois divulgamos concorrentes decentes o tempo todo.
Eu particularmente indico os cursos do Thiago Lima para todo mundo que me pergunta sobre o Corona, porque o Thiago é uma pessoa honesta e idônea, ele não cria usuário Fake no site dos outros para tentar pegar mais um desavisado como o pessoal desta empresa fez e faz.

Esse pessoal é odiado por todos os produtores de conteúdo honestos do país e nós temos um bom relacionamento com todos, porque um iniciante que cai no golpe deles nunca mais compra curso on-line de ninguém, portanto, a palavra estelionatário é a mais amena para se usar neste caso, já que prometem um ótimo curso e entregam uma porcaria, além disso ainda destratam os usuários que reclamam da qualidade, da mesma forma que destratam a gente quando impedimos que tentem aplicar o golpe aqui no nosso fórum.

Portanto, o correto para descrevê-los é estelionatários golpistas e folgados.

Quero ver se eles têm coragem de me processar, pois levo todos os emails que recebi e os prints das tentativas de aplicarem o golpe aqui na 3D1 para provar o que estou falando.

Espero que tenha entendido e não quero alongar a discussão aqui no tópico do Luiz, se restou qualquer dúvida ou problema, me envie um email.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Luiz, Andre, Elis e qrz, boa noite,

Já que estamos falando de experiências decepcionantes, vamos lá.

Eu, há bom tempo, contratei um curso do 3ds Max, cujo total girava em torno de 30GB. Ano passado, olhei para o meu HDexterno e pensei: "Pra que eu quero esta porcaria mal feita e que nada traduz de bom?" Apaguei aquela m!#@*% e ganhei 30 GB de espaço. Pra você ver como o pacote era ruim, mas tão ruim que eu nem lembro mais o nome do sujeito. Sel lembrasse, eu diria por minha conta. Há pessoas sérias, honestas que indico devido a expertise - que é o que você deve procurar, Luiz.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Eu tava tentando me lembrar do nome, mas o curso era tão ruim, mas tão ruim que não consigo lembrar desta porcaria. Deixa quieto e indiquemos quem merece, pois há.
Pegar livros tbm é uma boa (mas pegue os em linguagem original pq as traduções são um lixo geralmente).. Alem de vc aprender com eles, depois de vc ter bastante vai poder dar entrevistas com os livros no fundo xd...

Mas, serio, eu recomendo livros.. pode ser coisa basica o q ensinam ou os exemplos, mas as coisas complexas são articulações de coisas simples.. as regras complexas emergem de regras simples, ou seja, por si mesma a complexidade é impossivel de existir... pegue um livro (tipo aqueles 3dsmax bible e tal) e de uma olhada em todas as tecnicas de modelagem.. testa o conceito de cada uma com um objeto q vc tenha vontade de fazer... se vc dominar todas as operações classicas da modelagem poligonal, vai saber de antemão como proceder caso a caso.. ou seja, a partir da articulação de conceitos simples, vc vai conseguir fazer um objeto de qualquer nivel de complexidade...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 603, sendo 4 membro(s) e 599 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, pinart, Junior, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.