Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Ricardo 3D   Brasil - BA
Luiz   São Paulo - SP
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

Fontanetti   São Carlos - SP - SP
Lucios Trinity   suzano - são paulo - SP
BarrosSouza   Rio de Janeiro
RHD3sign   Rio de Janeiro

Dicas Sobre Iniciar a Carreira

Por: Renato  

Em: 27/03/2018 09:19

Olá a todos!

Sempre gostei muito da area de 3D e games, porém nunca me aprodundei muito.

Estou indo para o Canadá fazer faculdade e uma das opções seria um college de 3D e Animation.

Infelizmente nunca tive talento para artes. Quando criança, conseguia copiar desenhos perfeitamente, porém na hora de criar algo, nunca conseguia passar para o papel o que me vinha na cabeça.

Gostaria de saber de vocês se valeria a pena estudar isso, mesmo não tendo o talento nato (dom) ou mesmo sem talento para desenho eu conseguiria aprender e desenvolver algo?

Desde já agradeço!

Oi Renato, tudo bem?

Na verdade nunca foi necessário ser um desenhista talentoso para poder produzir cenas 3D com qualidade e realismo, uma pessoa que não desenha bem pode ser um ótimo modelador 3D, principalmente em áreas que trabalham com medidas precisas como CAD, por exemplo, mas também nada impede de modelar um personagem com perfeição que foi desenhado por outra pessoa, pois são técnicas diferentes.

Conhecer previamente de perspectiva, profundidade de campo, proporção, teoria das cores, câmeras, lentes, luzes e tal, ajuda muito, mas é justamente tudo isso que você vai estudar na jornada junto com modelagem, texturização e animação.

O mais importante de tudo você já tem, que é gostar do negócio, pois só quem gosta vai se dedicar com afinco e quem se dedica de verdade aprende qualquer coisa, não tem nada impossível.

A cada dia que passa a tecnologia evolui e tudo fica ainda mais fácil, quando eu iniciei tinha que conhecer muito mais do que hoje para produzir uma boa imagem porque as ferramentas eram precárias.

Até alguns anos atrás era chato e demorado acertar uma cena quando não tinha experiência porque precisava ficar esperando renderizar um pedaço da imagem e isso poderia levar um bom tempo, hoje os renderizadores modernos são todos acelerados por GPU e renderizam até interativamente, então, você vê o resultado de qualquer ajuste na mesma hora facilitando muito a vida.

Eu se fosse você não pensaria duas vezes, pois com uma bagagem igual a essa que vai obter no Canadá, poderá conseguir uma ótima posição no mercado futuramente.

E se tiver qualquer coisa que a gente puder te ajudar nessa caminhada, é só falar

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Olá Andre!

Muito obrigado pela resposta. Muito bom saber que ainda posso ter esperança. sealed

Infelizmente a maioria dos colleges que me interessei pedem um portifolio básico para ser aceito e eu tenho zero. Estudei um pouco de 3DS Max a uns 10 anos atrás, porém muito do básico.

Você saberia me dizer por onde começar? Algum curso ou mesmo tutorial de youtube?

Novamente obrigado pela ajuda!

Oi Renato, tudo bem?

Certamente o ideal é iniciar pela modelagem, porque mesmo que vá usar muitos objetos prontos de bibliotecas, sempre terá que modelar alguma coisa ou editar algo já modelado.

Além disso, modelagem é a base de tudo e pode refletir em todas as outras etapas do trabalho como texturização, animação e renderização, já que modelos com problemas causam artefatos nas cenas, deformam errado em animações e impedem a texturização com ferramentas modernas como as que permitem pintar diretamente no objeto 3D.

Conhecendo bem de modelagem não terá problemas para estudar mapeamento, texturização, animação e renderização.

O 3ds max é um dos melhores modeladores poligonais do mundo, então, dominando a modelagem nele você faz o que quiser.

Eu indico os tutoriais do Arrimus3D no Youtube, são ótimos e são muitos, o ideal seria assistir desde o início, mas você pode iniciar por qualquer um, pois a técnica de modelagem é sempre a mesma independente do objeto e quando pegar o jeito da técnica estará modelando tudo que quiser com facilidade.

O canal dele fica neste link: https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videos

E qualquer dúvida que tiver nos estudos de modelagem é só postar aqui no fórum que te responderei com o maior prazer.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707506.

Total de membros registrados: 135167

Últimos membros registrados: Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR.

Usuário(s) on-line na última hora: 815, sendo 1 membro(s) e 814 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.