Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
arnhorld   Sapiranga, RS - Brasil - RS
leoaks   Brasil - MG
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

mlcalesco   Assis - SP
Beri   RJ, Rio de janeiro - RJ
Matheus Santana   campinas sp - SP

Teste de animação Max e Redshift

Por: Andre Vieira  

Em: 02/05/2018 21:09

Oi pessoal, tudo bem?

Fiz essa animação no ano passado por diversão para testar o Redshift, mas só renderizei algumas imagens que postei aqui no fórum.

Neste feriado deixei renderizando a animação completa, levou em média 3 minutos por Frame numa placa de vídeo GTX 970 na resolução HD (1280 x 720).

A cena tem um terreno escaneado em 3D com Displacement, Hair and Fur, DOF 3D e Motion Blur 3D, tudo renderizado ao mesmo tempo.

O resultado não recebeu nenhuma correção, pós-produção ou composição, está como saiu do Frame Buffer do 3ds max.

Claro que daria para fazer muito mais rápido sem DOF e nem Motion Blur, aplicando estes efeitos depois na pós-produção, mas o objetivo era justamente testar uma renderização que seria inviável pela CPU.

Obviamente o Hair And Fur está bem vagabundo na aranha, pois não penteei, não cortei os fios, apenas apliquei e fiz as configurações básicas para testar a velocidade do render do Hair And Fur com Motion Blur e DOF.

A animação da aranha está pífia porque apenas apliquei o Walk Cycle procedural do CAT, portanto, a única coisa que animei mesmo foi o limão rodando através de Path Constraint e Noise Controller.

O terreno também não é dos melhores, estava em Low Poly, por isso que apliquei o mapa de Bump no Displacement, mas serviu para testar a renderização de geometria densa com DOF e Motion Blur.

A iluminação é IBL usando uma HDRI panorâmica, os Frames mais demorados levaram 4 minutos e pouco, os mais rápidos levaram 2 minutos no meu modesto PC.

É gostoso colocar para renderizar uma animação pesada em HD com mais de 10 segundos e ver o resultado algumas horas depois num PC caseiro, não semanas depois como era antigamente.

Imagine que maravilha deve ser renderizar pela GPU numa workstation com duas GV 100 e ver o resultado poucos minutos depois em Full HD como se tornará normal nos ambientes profissionais nos próximos anos.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Parabéns por essa ótima animação da aranha no 3ds Max. Qual versão você está usando do 3ds Max2018? Manda notícias.

======================================================================

A animação da aranha ficou ótima, particularmente gostei bastante. Mesmo sendo só um CAT com "walk cycles", a mesma ficou bem realista, bem juntamente com os limões, o terreno e todo o resto em 3d.

Parabéns, André.

======================================================================

**Pergunta.: Te mandei um e-mail nessa semana para perguntar a você qual a melhor placa de vídeo, em termos de "custo/ benefício" que devo comprar pra minha máquina?

Estou com duas placas de vídeo da AMD antigas na minha máquina, que não suportam renderizar em real time. Uma delas é de 1,00 GB DDR-3 somente e a outra é de 2,00 GB DDR-3, portanto são bem fracas.

**Gostaria de te perguntar, ( no caso minha placa mãe é da Asus fórmula III ) e tava pensando em comprar futuramente, uma placa de vídeo da AMD: ASUS RADEON RX 580 ROG Strix Gaming 8,00 GB GRRD5 256 Bits, elá tá na faixa de uns R$ 1700,00, uma média de preço.

Essa tecnologia de ROG Strix roda a 37,80 FPS ( jogo- Gears of War 4 ) em Full HD.  Ela tem 2304 processadores de fluxo pela GPU da placa de vídeo. Deve ser algo como a tecnologia "Cuda core" ( presente nas placas da N-Vidia ) que a AMD tem ( tecnologia "Crossfire" ).

=====================================================================

Parabéns pela animação, ficou bem realista e ótima. 

Abraços e sucesso!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




 

Gostei da animação e da qualidade do render, esse redshitf me parce um ótimo renderizador.
Foram 14h de render a 24fps pela minha conta estou certo ?
Oi julioou, tudo bem?

Agradeço pelo seu comentário.

Na verdade levou cerca de 19 horas porque fiz com 30 FPS como sempre usei nos lugares onde trabalhei, 24 FPS é usado em cinema, TV trabalha com 30 agora que é digital, antes quando usava Fields no tubo trabalhava com 29.97.

Eu coloquei para renderizar depois da janta, dai fui dormir, no outro dia não precisava mexer no PC porque era feriado, achei que levaria uns 2 dias, mas quando vi depois do almoço do dia seguinte já tinha acabado.

Se fosse renderizar isso desta mesma forma no Mental Ray ou no Arnold, usando Motion Blur e DOF 3D tudo junto, levaria 1 mês renderizando dia e noite, porque levaria várias horas por Frame nesta resolução no meu PC i5.

A renderização por GPU é sensacional, mas logo vai ser melhor, será realmente em tempo real, em vez das 19 horas vai levar os 13 segundos do próprio vídeo, é questão de alguns anos.

Na verdade já dá para fazer hoje como a Epic mostrou na paródia do Star Wars renderizada em tempo real, mas ainda custa uma fortuna aquelas placas de vídeo com tecnologia Volta.

O legal do Redshift é que ele é fácil de usar, não é cheio de segredos e nomes diferentes, é tudo bem direto e enxuto, além de ter ótimos materiais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Desculpe pelo email, minha caixa está lotada de emails e estou respondendo aos poucos.

Agradeço pelo seu comentário, eu fiz no Max 2014 que amo!!!
Gosto um pouco do 2016 e odeio todos os outros. rsrsrsrsrs

Quero ser enterrado com a versão original do Max 7 e do Max 2014, já falei isso para a Elis. kkkkkkkkkkk

Sobre a animação da aranha, eu peguei o esqueleto de aranha que vem com o CAT, já tinha esse modelo de aranha Low Poly faz tempo que baixei da internet, então, só apliquei o Skin no esqueleto do CAT e o Motion Layer, dai ela saiu andando e só tive que fazer alguns ajustes nos Weights para não esticar demais as patas.

Depois eu criei uma linha acompanhando o terreno no caminho que ela deveria percorrer e fiz o link com o Motion Layer, coisa de 10 minutos.
O CAT é muito legal, dá gosto animar com ele.

Sobre placas de vídeo, eu não sou a melhor pessoa para te indicar, pois não sou especialista em Hardware e não acompanho as placas da AMD para saber se estão bem.
Mas acompanho bastante alguns programas de 3D e estes programas trabalham com a tecnologia CUDA, alguns aceitam OpenCL também, mas a maioria é só CUDA.

Por isso que eu acho melhor investir em placas da Nvidia do que da AMD, agora com esse lance de RayTrace Real-Time que a Nvidia fez em parceria com o DirectX 12 da Microsoft, muitos programas e renderizadores vão adotar nos próximos anos e mesmo que a AMD crie uma tecnologia parecida, a Nvidia continuará sendo a pioneira.

Com 1700 dá para comprar uma super placa Nvidia, compre a melhor GTX que encontrar e tenho certeza que sentirá uma grande diferença sem trocar de máquina se estiver usando programas modernos como V-Ray e Substance Painter, por exemplo.

Agora, se for para jogos eu não sei dizer qual é melhor, para produção, simulação física e renderização 3D eu acho que a Nvidia é melhor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ótima animação André, essa é uma das partes que mais admiro. 
Boa animação alta qualidade!
Ficou joia!
Oi pessoal, tudo bem?

Ronaldo, Fabiano e João, agradeço sinceramente pelo comentário de vocês no meu humilde teste do Redshift.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135222

Últimos membros registrados: Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars .

Usuário(s) on-line na última hora: 1041, sendo 4 membro(s) e 1037 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Humberto1082, pdsanbvha, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.