Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :)
Luizinho: oi Luiz! tudo bem? Que trabalho lindo! Parabéns de verdade, adorei um leve pass de DOF que salvo não me engano você gerou na sua segunda imagem...hehe! =]
Bem, a melhor e a mais rápida maneira de se fazer um tapete é através do \"displacement\", tente colocar um mapa \"cellular\" neste canal e diminuir o seu tamanho (size) e suas configurações até atingir um resultado bom.
Apenas use o \"hair and fur\" para fazer grama ao invés de tapetes, até porque ele é muito pesado para se utilizar casualmente, mas caso queira experimentar, no General Parameters do Hair and Fur coloque um numero relativamente baixo na count ( 10 mil acho que é suficiente ) deixe o Scale com um valor muito pequeno também, algo como 5 ou até menos, no Root e Tip thick deixe o mesmo valor nas duas, 5 ou mais, no Fizz parameters, deixe o Fizz tip em 0 para haver uniformidade nos fios.
Bem é isso, mas o ideal é você ficar experimentando configurações até achar algo que te interesse e que fique agradável aos olhos no render.
Muita gente sofre com o \"hair and fur\" mas é por não saber configurar ele direito.
O macete é diminuir os segments pra dois ou três no máximo.
O pessoal usa com 8 como vem configurado e portanto demora muito no render.
Para deixar os fios mais grossos você aumenta o \"root tick\" e o \"tip tick\", dai dá mais consistência no tapete.
Outra coisa é usar um plane com uma boa quantidade de segments, principalmente ser for fazer com displacement, é melhor um plane bem segmentado com uma razoável configuração de hair and fur do que um plane muito mal segmentado com uma razoável configuração de hair and fur; vai precisar de um bom poder computacional para renderizar se não souber configurar direito.
Tem gente que pega o plane com 4 x 4 segments e aumenta as subdivisões do displacement, a consequência é sempre dá erro de falta de memória no render.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...