Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

alanmatos   Marília-SP - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC
leonardo teixeira   são paulo - AC
highlife   Brasil - AC
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

DoctorX   São Paulo
Rafaelbn   Recife - PE
juliano.lins   Recife-PE - AC
AndreMaia   Feira de Santana BA - BA

Substance Painter para 3dsmax 2017?

Por: Estrazulas  

Em: 31/07/2017 16:45

Fiz a textura no Substance painter mas ainda não descobri como deixar os materiais com todos os efeitos de metal que criei no substance...

na imagem a parte metalica não parece metal...

Como exporto corretamente pro Max?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Luis,

Vou colar aqui a resposta do André.

------------------------------------

Oi, tudo bem?

Eu não sei dizer se o Substance Painter tem Presets de exportação para cada randerizador, o Substance Designer tem um Node que permite converter de acordo com alguns renderizadores, mas é simples você mesmo verificar a imagem e ajustar para funcionar corretamente.

Tudo depende do renderizador que está usando e dos canais do material que ele oferece, por exemplo, se o material tem o canal Glossiness e colocando 1 fica totalmente reflexivo, enquanto que, usando zero fica sem reflexo, isso significa que se aplicar uma imagem em tons de cinza neste canal, onde for branco vai ficar totalmente reflexivo, onde for preto ficará sem reflexo e os demais 254 tons de cinza vão definir as reflexões intermediárias entre estas duas.
Mas se em vez de Glossiness o parâmetro chamar Roughness, vai funcionar extamente da forma oposta, se colocar 1 fica sem reflexo e se colocar zero fica totalmente reflexivo, então, tem que inverter a imagem do Roughness para colocar no Glossiness e vice versa.

Você tem que ajustar a imagem de acordo com o canal onde ela será usada.

Geralmente a imagem do canal Metalic vai no Reflection, a imagem do Roughness vai no Glossiness, mas tem que ser invertida, o Height vai no Displacement e no Normal Map tem que marcar as opções Local XYZ e Swap Red & Green se o Subtance Painter for igual ao Substance Designer.

Sinto não poder ajudar melhor, o Substance Designer eu conheço bem, mas o Painter eu nunca usei.

Abraços e tudo de bom.
Valeu!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas, tudo bem?

É muito gratificante te ver frequentando o fórum até hoje, quando a Elis me enviou o email com a sua pergunta eu não sabia que era você.

Depois que respondi o email eu estudei um pouco do Substance Painter para me inteirar melhor e vi que no File > Export Textures tem uma lista de Presets para vários renderizadores, entre eles o V-Ray.

Estou enviando em anexo uma imagem mostrando estes Presets.

Então, basicamente é só aplicar as texturas nos lugares certos do VRayMtl, porém, no caso de metais eu sugiro que você crie o material metálico à parte e use o VRayBlendMtl para mesclar com os demais materiais, usando a textura do canal Metalic como máscara.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707584.

Total de membros registrados: 135209

Últimos membros registrados: yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro.

Usuário(s) on-line na última hora: 506, sendo 13 membro(s) e 493 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, yanag, Tomas, IF, DESIGNERS, Antigo, Ronaldo Junior, Roberto Trevelin, Le_Andro, gouvearb, Henrique Ribeiro, Felipe Duarte, Victor Mendonça, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.