Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Noemi   Marília - AC
gblimeira   Limeira-SP

Portfólios Ver Mais

irenapalermo   españa - PR
Roger   Pinhais PR
juniormaccedo   rio de janeiro - AC
Du3D   Goiânia

Ferramenta cut do max 2017 está estranha

Por: William Cesar CG  

Em: 27/09/2017 08:57

Bom dia galera, estou modelando um acento de sofá, e eu precisava usar o cut para adicionar alguns edges irregulares, só que o cut está cortando a parte de trás da malha (backface) a parte que não vemos no render, (eu sei que dá para renderizar as duas faces, mas eu quero conhecer a causa do problema) eu achei uma solução, mas eu queria o cut funcionando normalmente, a solução que achei foi aplicar o modify "Normal" para virar as faces não visíveis pra fora do acento e assim usar o cut, pois vc só consegue usar o cut nas faces que não aparece no render, e depois de eu terminar o cut, adiciono outro "normal" para fazer as faces voltarem ficar para dentro da malha.

Já testei o cut em um box com vários segmentos para descartar a posibilidade da ferramenta cut estar com problemas, e está tudo certo com ela.
Acredito que o problema está no meu objeto.

Estou enviando duas imagens para verem o problema, a única diferença entre as duas imagens é que uma está em wireframe e a outra não.
nas imagens tem 4 objetos, os da esquerda estão com as faces invertidas com o modify "Normal" e da direita estão com as faces corretas (visíveis no render), os objetos de cima é antes de eu usar o cut e os debaixo é o resultado depois de usar o cut, reparem que o cut só funciona na backface, tanto é que na imagem wireframe vc só vê ele na backface do objeto da direita.
Gostaria de alguma solução, obrigado
Oi William, tudo bem?

Pelo que eu entendi o Cut só está funcionando quando você inverte as Normals da malha, ele não funciona quando as Normals estão na direção certa, é isso?

Se for isso realmente é muito estranho, eu nunca tinha visto acontecer, mas como você está usando o 3ds max 2017 tudo é possível.

É muito provável que o Cut tenha funcionado com as Normals na direção certa mas você não está vendo porque o 3ds max 2017 é a pior versão dos últimos tempos e tem diversos problemas de Viewport, mesmo depois de todos os Service Packs, infelizmente não dá para usar o Max 2017.
Nos fóruns internacionais você encontra muitas reclamações de usuários sobre os problemas nas Viewports do Max 2017.

Ou seja, está tudo certo, você fez certo, mas o Max 2017 não te mostra o Cut e não vai mostrar de jeito nenhum.
Aposto que se exportar para o Max 2016 vai aparecer o Cut normalmente com as Normals na direção certa.

A Autodesk deveria indenizar todo mundo que comprou o Max 2017!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 748, sendo 10 membro(s) e 738 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Anderson Miguel, Henrique Ribeiro, cadplan85, claro_lima, Abilio, Thiago Couto, Lucas Reis, Le_Andro, Reinaldo Silva.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.