Erro na renderização

Por: kaahoz  

Em: 28/09/2017 09:25

Olá pessoal,
estou tendo um sério problema com a sombra na hora de renderizar.
Como vocês podem notar na imagem no anexo, a sombra sai em wireframe, e não tenho a minima ideia do porque está assim. 
Baixei o 3ds max 2016 na segunda e fui testar o vray e o mental ray, os dois saem com a sombra desta maneira.
Tentei mexer em várias configurações e não muda nada e procurar na internet, mas não encontro nada!!

PRECISO MUITO DE AJUDA.
Oi kaahoz, tdo bem?

Movi sua pergunta para essa seção, em breve alguém aparece para te ajudar.

Seja bem vindo.

Att, Elis
Oi Kaahoz, tudo bem?

Não parece ser a sombra do Wireframe, parece que tem faces com a Normal invertida e por padrão as sombras não reconhecem a face de trás da malha, então, a luz passa direto.

Você testou com uma esfera do proprio 3ds max, eu aposto que vai funcionar direito, é apenas com este objeto que está acontecendo, certo?

Se for apenas com este objeto você pode corrigir facilmente habilitando a visualização dos dois lados das faces, no Mental Ray fica dentro do menu Advanced Rendering Options do material Arch&Design, chama Backface Culling e quando desabilitado permite renderizar os dois lados das faces, como mostra a primeira imagem em anexo, no V-Ray fica no menu Global Switches e chama Force Back Face Culling, como mostra a segunda imagem em anexo.

Porém, essa não é a forma correta de resolver, pois o problema continuará na geometria do objeto, o ideal é aplicar o comando Flip do Edit Poly nas faces invertidas para elas ficarem do lado certo, pode ser que resolva automaticamente aplicando o modificador Normal e habilitando a opção Unify Normals, mas nem sempre funciona.
Você também pode ver as faces invertidas através do XView, que fica no menu Views > XView > Face Orientation, assim, todas as faces invertidas aparecerão em verde na Viewport.

Testa estas coisas para ver se resolve.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira, 
Cliquei em Force Back Face Culling mas não resolveu o problema.
Também tentei aplicar o comando Flip do Edit Poly, mas creio que não esteja dando certo. Nos meu plano (que tbm estavam com as faces invertidas) deu certo, poem, no objeto não mantem. Ou estou fazendo errado. hahah
No XViews mostra que todo meu objeto está em verde, então seleciono todo ele e clico em flip. Quando deseleciono volta a ser verde.
Talvez seja porque não modelo no 3ds. Eu modelo no SolidWorks, depois importo para o 3ds.

Kaahoz, me parece que pode ser qualidade do render. Outro dia o André resolveu um problema de luz furando, e era qualidade, Vale testar isso, aumente a qualidade do render e teste novamente.

 

E tira um render de baixo pra cima para vermos o que acontece. Coloca 2 objetos na cena ai, um de ponta cabeca e esse ai do lado para vermos como eles reagem na mesma iluminação.

Oi Kaahoz, tudo bem?

Se deu certo no Plane que estava com o mesmo problema e não deu certo no objeto mais complexo, pode ser porque parte do objeto está com as Normals para um lado e parte está com as Normals para o lado oposto, isso acontece quando importa de sistemas de CAD porque lá o lado da malha não influi em nada, mas quando transforma em polígonos isso é importante.

Você pode verificar aplicando o modificador Edit Normal, assim, vai aparecer uma linha azul em cada vértice do objeto, todas devem estar apontadas para fora, mas se partes do objeto estiverem com as Normals invertidas as linhas azuis vão aparecer apontadas para dentro, como mostra a parte superior da esfera na imagem em anexo.

Eu inverti as Normals de metade da esfera e apliquei o Edit Normals para você ver.

Então, se o seu objeto estiver com apenas algumas partes invertidas vai ter que Flipar uma por uma até acertar todas, pode ser mais fácil voltar no Solidworks, espelhar a superfície que apareceu invertida no Max e importar novamente.

Qual o formato que você usa para exportar do Solidworks para o Max?
As peças já chegam como uma malha só ou chegam em partes e você precisa soldar com o Weld?

Se o objeto chegou em partes e você soldou no Max com o Weld, poderá inverter as faces facilmente antes de soldar, agora, depois que soldou complica um pouco e se soldar partes com as Normals invertidas vai acontecer o que você descreveu com o XView, o objeto aparece todo em verde e depois que flipar também aparece em verde, pois o programa não sabe qual é o lado certo já que parte está de um lado e parte do outro.

Me fala quais formatos o SolidWorks aceita exportar, pode ser que tenha um melhor para o Max.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707592.

Total de membros registrados: 135215

Últimos membros registrados: Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps.

Usuário(s) on-line na última hora: 837, sendo 26 membro(s) e 811 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, claro_lima, HALTTEMBERG, Henrique Ribeiro, Pauladcr, Lucas Reis, ppppppp, Le_Andro, emersonforentin, Ronaldo, TadeuB79, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Sergio1987, deathstars, cad, Celso Borttoloto, Frederico Wagner N. R., MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Starter, Duda, Eng Damasceno, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.