Oi Evaldo, tudo bem?
A Autodesk tinha que pagar Royalties para a Nvidia para manter o Mental Ray no 3ds max e Maya, então, depois que eles compraram a Solid Angle, desenvolvedora do Arnold, preferiram retirar o Mental Ray do Max e do Maya para colocar o Arnold, assim, não pagam nada.
Porém, o Arnold para o Max e Maya só permite renderização local, para renderizar em rede exige que compre a licença, enquanto que, o Mental Ray aceitava múltiplas máquinas, pelo menos no Max através do Backburner.
Com a troca pelo Arnold a Nvidia passou a oferecer o Mental Ray de graça para o 3ds max e Maya, mas nas mesmas condições do Arnold, ou seja, só aceita renderização local e para renderizar em rede precisa comprar a licença.
Então, você pode baixar e usar o Mental Ray de graça no Maya se não trabalha com animação, pois para animação a renderização em rede é essencial.
O download do Mental Ray para o Maya e o Max fica nesta página:
http://www.nvidia.com/object/nvidia-mental-ray-products.htmlAbraços e tudo de bom.
André Vieira