Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Vynycius   Petrópolis

Portfólios Ver Mais

GaberLima   Jundiaí SP
Erlon   João Pessoa - PB
Edu   São Paulo
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

ajustando bezier

Por: Abilio  

Em: 09/10/2017 14:54

ola

como eu faço para alinhar as alças de uma linha bezier ?
eu ja consegui selecionar o bezier no vertice da linha
mas as alças só vão para baixo e para cima ?
como eu posso ajusta-lo para todos os lados ?

e no caso de achatar em somente um eixo ? ( tipo um make planar na linha )
como eu posso fazer isso com as alças do bezier ?


valeu
Oi Abílio, tudo bem?

As alças Bezier podem se mover para qualquer direção no espaço 3D, porém, normalmente elas estão constrangidas a apenas um ou dois eixos devido a sua configuração do Transform Gizmo, que é aquele eixo com as 3 coordenadas que aparece quando seleciona qualquer coisa na Viewport.

Note que apenas o eixo em amarelo está ativo, portanto, se o eixo Z estiver amarelo, só poderá mover as alças do Bezier em Z, então, tem que clicar em outro eixo no Transform Gizmo para ativar outra direção.

Porém, as vezes é chato editar vértices com o Transform Gizmo ativo na Viewport, pois quando você vai selecionar o vértice acaba ativando outro eixo de coordenadas sem querer.

Para resolver isso você deve teclar SHIFT+CTRL+X

Este atalho de teclado ativa e desativa o Transform Gizmo na Viewport, então, quando ele estiver inativo você poderá selecionar vértices e alças Bezier sem a interferência dele.

Quando o Transform Gizmo estiver inativo, ele aparece em cinza com o eixo ativo em vermelho, como mostra a imagem em anexo.

Neste caso você deve usar os atalhos F5 para mover em X, F6 para mover em Y e F7 para mover em Z.
Também pode usar o F8 para alternar entre dois eixos coplanares como XY, YZ e XZ.

Agora, sobre o Make Planar, não tem para as linhas, mas clicando com o botão direito do mouse sobre o vértice você encontra a opção Reset Tangents no Quad Menu para zerar as modificações que fez nas alças Bezier.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707103.

Total de membros registrados: 134867

Últimos membros registrados: Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb, giiwski, kamahell, Saul_Salazart.

Usuário(s) on-line na última hora: 416, sendo 2 membro(s) e 414 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: BROTHER1, pinart.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.