Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Leizer   Lavras-MG
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
graphic3d   Mossoró-RN - RN

Portfólios Ver Mais

JOM   Portugal
Dan Armstrong   Brasil - PB
Leonardo Leandro   Curitiba - AC
Valmor   Blumenau-SC - SC

Cursos de games?

Por: Antonio  

Em: 15/12/2017 17:13

Oi Roberlane, tudo bem?

Antes de tudo quero te desejar feliz aniversário de filiação ao 3D1. laughing

Fico feliz da vida de saber que acompanha o nosso trabalho há 10 anos e agradeço sinceramente pelas suas visitas, pela participação aqui no fórum, pela confiança que deposita na gente e por sua amizade.

Sinto pelo desabafo que fiz sobre o site na mensagem para o Antônio, mas tem dias que realmente fico desanimado, já pensei em desistir várias vezes porque sofremos muito com a programação do site e tudo que envolve a internet, é graças ao apoio e participação de pessoas como você que a gente continua levando.

Sei que mesmo sendo muito problemático ainda é um dos sites mais acessados nessa área no país porque estamos no Brasil, onde quase nada dá certo, mas ele não é nem 10% do que deveria ser porque tudo depende da programação e isso me desanima bastante.

Eu deveria ter estudado programação de sites há 10 anos atrás, assim, eu mesmo poderia fazer, mas nunca tive o menor interesse neste tipo de programação e para mim seria um martírio passar o dia fazendo isso, então, vamos tocando do jeito que dá.

Obrigado novamente pelo seu apoio e palavras de incentivo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira





Eu entendi' (ou acho q entendi) 'a estranheza do amigo acima... O site e' bastante decente (apesar de mim XD), na minha opiniao... Mas, o q acontece no Brasil, eu acho, e' o dominio de uma serie de "doutrinas" falsas do capitalismo (uma serie de comportamentos tipicos mesmo de paises de 3o mundo), como por exemplo falar q "O Vendedor, nao o Produto, e' que Vende ao Produto..", entre outras milhares de frases toscas, q vc pode achar em manuais de vendas, e tambem em livros de auto-ajuda... 
 
Tipo.. qdo eu via aquelas propagandas antigas da Dolly, e eu ja conhecia uns caras q, sozinhos fariam muito, muito melhor em varios sentidos... Ai' eu pensava, tipo, "meu, esses caras q fizeram a cena dessa propaganda sao GENIAIS!!!" (nao pela qualidade da cena, mas, como e' q esses caras venderam isso, sendo q tem uma miriade de artistas, e ate' q baratos, q fariam coisa de qualidade absurdamente superior?...)..
 
E hoje em dia tem um monte de cursos, e livros, q sao basicamente palestras dirigidas pra uma pessoa com muito dinheiro, e q quer contratar um time pra fazer um game... vc ve isso pela falta de verve, conteudo e direcao dos cursos ou livros... o conteudo geralmente e' tao raso q equivale a vc ver alguns videos de analistas de games no youtube (vc fica sabendo o q ta "trending", quais empresas sao grandes e como elas monetizam os produtos, etc... isso e' ate' legal, pra vc ter um panorama de mercado e tal, mas isso eu acho q n e' o amago da questao que deveria ser ensinada.. ou talvez de outra maneira.. o futuro vai dizer...)... 
 
Acho q esse "Boom" de "cursos de Games" q teve (pelo menos se ve isso em SP) e' um "fenomeno de mercado" (como-se-diz) mesmo... Pessoal "das vendas" viu q "GAMES" tava "trending", e entao inventaram um "curso" que "ensinaria a fazer GAMES entao vc vai lancar um Assassins Creed por ano, e lancar games-pela-metade pra lancar os DLC pra completar o game em cerca de 2 ou 3 anos, e aprender o OH-ULTRA-COMPLEXO sistema de pay-to-win em MMOs... Entende, "pessoal das vendas" viu q games estavam se tornando um mercado mundialmente lucrativo (principalmente na epoca do ultimo GTA isso aconteceu muito mesmo... era curso e livro de game pipocando e tal) e tentaram vender cursos q ensinariam "TUDO" o q seria necessario pra fazer um game... Po... se fosse verdade (to falando isso antes q alguem me critique por dizer isso e tal), ja ia ter milhares de "Jordan Mechners brasileiros" e tal... e n tem... ai c v q... "N e' so' isso" e tal, etc...
 
Acho que, ou, considero, os jogos digitais como uma forma de arte, porem, como a credibilidade da experiencia (a "imersao no jogo", o aspecto "Pathos-Ethos", ou, "como o criador do jogo concebeu ante/contra como o jogador vivencia ao jogo")  e o proprio funcionamento das maquinas e programas dependem tanto de uma questao logica, quanto de uma questao artistica, entao, pode-se dizer que 'Jogos Digitais' (quanto ao fazer e nao quanto ao vender) e' uma materia interdisciplinar...
 
Existe "de tudo" nos jogos, e isso e' bom... Desde coisas simplisticas que forcam 'a imaginacao (um "pong"), quanto a elementos altamente definidos, com "cultura" e "historia"(como um "Prince of Persia 2 - The Shadow and The Flame")... Mas, "pra fazer isso tudo" (tanto a questao logica quanto a questao artistica), em todos os detalhes, e' dificil realmente hj em dia... Pra mim e' como se tornar "ambidestro".. se uma pessoa "comeca" com codigo, e' dificil depois (apesar q da', e, como antigamente n existiam os confortos de engines prontas e etc.. era o q mais acontecia (na era dos "super desenvolvedores" etc..)) ela dominar uma questao de direcao artistica e etc.., da mesma maneira uma pessoa q "comeca" com uma questao artistica, e' dificil de dominar a questao do codigo... 
 
Da questao 'artistica' eu poderia falar de disciplinas como pintura e escultura (evidentemente), arquitetura, teatro, musica, semiotica, artes marciais, etc.. Da questao 'de codigo' eu poderia falar de disciplinas como a matematica basica, a Logica, a Trigonometria, etc... 
 
E' dificil juntar essas coisas numa so' pessoa.. por isso acho dificil a realizacao de um "curso de games" onde a pessoa sairia sabendo fazer sozinha um "game-de-sucesso" etc... 
 
Infelizmente, o unico caminho de dominar essa questao e' praticando as austeridades... sozinho deve dominar 'as questoes relevantes, e entao gerar a um universo , e destemidamente controla-lo... 
 
Mas felizmente hj em dia tem muito recurso online, principalmente pra Unity e Unreal Engine... entao e' um bom ponto tanto pra pessoal de prog qto pra pessoal da arte e tal...
 
Vou cozinhar minha janta, mas vou deixar aqui um hino vedico q me animou qdo eu tava comecando a tentar aprender rigs mais complexos... e' do "Rig Veda" entao eu, talvez ludicamente, considerei, na epoca, como sendo altamente relevante... Mas aprendi, realmente essas coisas q fala, tipo controlar infinitos membros (bracos ou pernas), e aprendi tbm uma serie de questoes interessantes da trigonometria XDD... Fazer rigs complexos ajudou bastante a aprender um pouco de codigo tbm... acho q, pra quem comeca com softs de modelagem/animacao como o 3ds, fazer rigs e scripts ajuda bastante a aprender a questao do codigo... 
 
 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi ScreamingFox, tudo bem?

Antes de tudo, para mim a sua participação aqui no fórum é uma bênção e você é um dos ícones da 3D1, como outros membros que todos sempre lembram quando comentam sobre o site.

Agora, o seu comentário sobre a propaganda da Dolly foi sensacional, eu fiquei rindo sozinho por vários minutos feito um tonto na frente do PC. Adorei! laughinglaughinglaughing

Sobre as suas observações em relação ao Boom dos Games e proliferação de cursos, eu entendo e concordo, principalmente na questão do Marketing dos cursos, acredito que este processo vem se desenvolvendo num crescente desde o início da década com o advento da Unity Engine oferecida de graça, pois antes disso as licenças de Engines eram caríssimas, poucos anos depois o Unreal também passou a ser gratuito, isso abriu as portas para qualquer pessoa desenvolver seus próprios Games e aplicações interativas 3D, ainda com a ajuda dos jogos para celulares e aplicações interativas para celulares, VR, AR, MR e tudo mais, atraiu a atenção de muita gente e isso abriu diversas oportunidades de negócios, entre eles os cursos, dai você sabe como é né?
Onde tem muita gente disposta a investir em alguma coisa, aparece todo tipo de vagabundo aproveitador para tirar vantagem, por isso que tem que perquisar muito bem antes de escolher qualquer tipo de serviço.

Também concordo com o que disse sobre a dificuldade que artistas encontram de fazer a programação das aplicações e o mesmo acontece com programadores, que sentem dificuldade para fazer a parte artística.
Por isso que o sistema de Nodes como o Blueprint do Unreal ajuda muito os artistas a entrarem na parte de programação, por outro lado, as ferramentas artísticas que usamos também evoluem e hoje em dia é muito mais fácil produzir um bom objeto em 3D do que antigamente, como você mencionou.
Certamente que Games é uma matéria interdiciplinar, mas todas são, VFX também é, maquete também, a produção completa de qualquer coisa sempre envolve conhecimentos de diversas áreas.

Também acho que estudar Rig ajuda na programação por causa da lógica empregada no processo.

Sobre uma pessoa só fazer um jogo de sucesso, realmente é raríssimo, um Game AAA é impossível, mas conheço alguns casos interessantes de pelo menos sucesso financeiro, como o brasileiro que fez um joguinho simples de bolinha de gude virtual e colocou à venda nas lojas de Apps por 1 dólar há anos atrás, como os gringos não conheciam o jogo, adoraram e milhares compraram, então, o desenvolvedor ganhou milhares de dólares com apenas este joguinho simples para celular.

Gostei muito do seu comentário sobre ouvir hinos do Rig Veda enquanto estudava Rig no 3ds max.
Eu admiro muito a cultura vedantina e estudo sobre o assunto sempre que posso, meu próximo objetivo e arrumar tempo para ler o Vaimanika Shastra.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
   Adorei o "icone" =D... Mas eu me entendo mais como "psicopompo" XDD.. tipo, um "barqueiro" que leva ao pensamento de um lugar, para outro... Acho q vc ou a Ellis (eu sempre pronuncio como "Ellis" XDD.. mas e' Elis, tipo q nem Elis Regina e tal XDD...) seriam de fato iconicos... 
 
...E'.. esse time Dolly e', realmente, Jenial!..
 
Pode parecer q, com a outra mensagem, eu tentei "descaracterizar" aos cursos de 'Games', mas n... Realmente, eu acho mesmo q, QUALQUER curso q uma pessoa faca, ela vai se tornar melhor... Se tornaria melhor em TUDO realmente... E' sempre propicio aprender algo de alguem que ja sabe. Mas o que se pode aprender, e o que se pode fazer com o conhecimento, sao coisas grandes mesmo, e, o exemplo de uma coisa geralmente nao e' onde o conceito vai ser cientificamente replicado (vc aprende que a jaca cai na barriga do Joao-Dorminhoco, muito embora q, o q vc quer fazer n tenha nenhum Joao nem nenhuma jaca no 'seu game')..
 
Acho que, deve-se entender esses cursos, ou qualquer curso, como um instrumento realmente, e nao como algum tipo de "solucao absoluta" (que e' o que se alardeia..). E' bom fazer uso de cursos, nas tentativas de aprendizado, mas, no final, assim como vc nasceu sozinho, e vai morrer sozinho, o nascimento do conhecimento (o processo do aprendizado) de fato e' um processo individual... Vc pode ter 1000 gurus altamente doutos, e nao aprender nada, e tbm pode aprender tudo sozinho, ou tbm pode ter alguns amigos que ajudam.. Mas o Conhecimento-de-Fato e' individual... cada pessoa vai fazer as coisas de sua maneira particular... e isso n e' nada mal realmente... 
 
Euclides disse que as Leis da Natureza sao apenas o Pensamento Matematico de Deus.. mas... Na Verdade, os Fatos que sao simples, em seu desenvolvimento, fazem emergir Fatos que sao Complexos, que em suas interacoes (ante crescente emergencia de complexidade matematica, porem sempre com a mesma "formula logica" inicial), compoem 'a Realidade... O Saber de Fato, esta' alem da apercepcao ante meras formulas matematicas... pensar de maneira meramente matematica e' um insulto 'a Inteligencia, e o conceito de "entropia" e' uma ilusao perigosa... 
 
Vou ficar aqui ouvindo minhas musiquinhas e vendo desenhos =3... Eu ia por essa musica referenciando algo q eu falei, num momento, mas esqueci... mas e' uma musica legal... pessoal tocou bastante no ano-novo e tal XDD... 
 
 
 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi ScreamingFox, tudo bem?

Entendo que você não quis denegrir a imagem dos cursos de Games e concordo que qualquer conhecimento adquirido vale a pena, até os ruins, mas precisa ter discernimento para separar o joio do trigo, como disse Jesus, ou experimente de tudo e fique com o que for bom, também dito por ele e alguns idiotas acham que por isso podem cometer qualquer absurdo porque só estão experimentando de tudo, para estes eu sugiro experimentar pular de um penhasco, pois é só mais uma experiência e vai livrar a humanidade de mais um imbecil. laughinglaughinglaughing

Agora, tem um ou outro curso que eu realmente acho que a pessoa sai mais burra, porque tem "professor" que consegue ensinar um absurdo com tanta propriedade e eloquência que faz os outros acreditarem.
Claro que não estou falando especificamente de computação gráfica, mas por exemplo, tem gente que acredita que a terra é plana é dá palestra sobre isso, explica todos os motivos, responde dúvidas científicas, é incrível!

OBS: Eu preciso de uma pessoa calma e centrada igual a você para me servir de guru e me guiar no caminho da harmonia, porque eu sou muito efusivo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Sabe, teve uma vez q eu fui num campo de trigo, acho q de um amigo de um parente meu, ou de um camarada mesmo, la do sul de minas... ai' eu pedi pra ele me mostrar o q seria esse joio, do trigo e tal.. o joio e' tipo uma ervinha daquelas do caulinho fino mesmo, e e da ramificacoes pequenas e as flores crescem nos cotovelos, e o joio fica sempre verde mesmo.. e no trigo a "flor" fica mais esticada pra cima, e o trigo vai ficando amarelo e tal... Essa frase e' bastante interessante e pertinente.. Pq vc podia ser um cara q quis, sei la, do nada, ir pro rancho e plantar trigo.. ai descobriu q tem plantas q parecem com trigo e tal, e com a estacao do trigo vc percebe mais facil o q e' trigo e o q n e', etc.. ou pode ter tido alguem q ensinou isso pra vc... Pra uma pessoa bastante ignorante sobre plantas e tal, e' bastante facil pegar joio como trigo... ou, como se diz, pegar gato por lebre (eu acho q e' assim a frase XD)... E' bastante importante separar o trigo das ervas e do trigo potencialmente contaminado, pq, varias ervas parecidas com trigo sao solanaceas e tem solanina qdo secam no pe' (a solanina e' um veneno fraco, q as solanaceas (a batata, tomate, tabaco, belladonna, as daturas, etc..) usam como um "recurso defensivo".. qdo por exemplo a batata ta' machucada, ou foi tirada da terra por mais tempo do q devia, ela esverdeia e emite essa substancia, q faz baixar a pressao do sangue de maneira q pode ser agressiva... por isso q n e' bom comer batata qdo ela esverdeia e tal... e tem ervinhas q ja tem no caule altas quantidades de solanina, o q pode intoxicar quem comer, etc.. etc..), e tem tbm a propria infeccao do trigo com ergot, q e' um fungo, ele faz o trigo ficar mais pesado e mudar de cor tbm... se vc consumir esse fungo, vc delira (ele tem a "ergotamina" q e' outro nome pra LSA, foi dessa molecula q foi feito o LSD e etal, entao, e' bom vc tirar isso tbm do trigo, alem do joio XDD)... 

Pico della Mirandola tinha uma ideia interessante, coisa q me faz pensar um pouco em metempsicose e tal.. ele dizia que uma pessoa humana pode ter a potencia tanto de um verme quanto de um anjo... e isso so' pode ser pq Deus teria feito o ser humano dotado de Livre Arbitrio sobre o Pensamento e etc... Entao, segundo Pico della Mirandola, o ser humano pode, com a elevacao do pensamento, avizinhar-se aos anjos, e, ao mesmo tempo, caso decida nao dar a importancia devida ao Pensamento, pode descer ao nivel de animais... Com certeza q a pessoa DEVE realmente pensar bem sobre o curso que faz, e sempre tentar ver outras tecnicas de fazer as mesmas coisas q aprender nos cursos, pra n ser vitima de um curso basicamente sofistico. O q acontece tbm BASTANTE e' pessoal dos cursos obrigar gente de codigo a ensinar arte e vice versa, o q pode ser ainda mais agressivo... 

Eu ia falar um monte de coisas sobre sofismas e tbm sobre traducoes zuadas em livros de 3ds ou PS mas eu acho q ja deu pra entender o cerne da questao.. Eu tava pensando nesse negocio de trigo ai' lembrei dessa cena aqui desse filme entao desconcentrei =3.. Mas de certa maneira, apenas com o 'coracao' se ve essas coisas.. se vc n der um valor, nunca vai ver a diferenca entre o "joio e o trigo" ne'... Interessante q em japones, parece q "coracao" e "mente" sao a mesma palavra ('kokoro' eu acho)...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Screaming, tudo bem?

Eu sabia que plantar trigo não era para qualquer um, mas nem imaginava que poderia ser tão perigoso.
Gosto muito de plantas, pretendo me mudar para um sítio e cultivar tudo que eu puder, mas agora menos trigo. laughing
Também não sabia da solanina na batata, estou vendo que vou acabar me matando sem querer se tentar cultivar minha horta!!! laughing

Eu gostaria muito de ver um campo de trigo de perto, deve ser lindo.

Sobre as idéias de Mirandola, eu compartilho plenamente delas pelo que você disse, mas muitas vezes é dificílimo controlar os pensamentos, imagino que técnicas de meditação podem ajudar, por isso que pretendo tirar pelo menos uma hora por dia para meditar depois que me mudar para o sitio, já que aqui onde moro é impossível, pois parece um mercado de peixe.

Sobre artistas dominagem bem a programação e programadores dominagem bem as artes, não é impossível se a pessoa se dedicar com prazer, mas você sempre acaba pendendo um pouco para um dos lados.

Sobre os erros e traduções desastrosas, deixa eu te contar uma história rápida, há mais de 10 anos atrás eu fui convidado para uma palestra e chegando lá conheci o organizador e todo mundo, fiz a palestra e depois, enquanto conversava com o organizador e algumas outras pessoas, comentei do absurdo que era traduzir os comandos do 3ds max para português como havia acontecido num livro do Max 7 se não me engano, pois qualquer um sabe que ficará incompreensível, dai o organizador me informa que ele era o tradutor. laughing
Eu não arredei da minha posição e perguntei porque ele fez aquilo, dai contou que a editora pediu ou coisa deste tipo, mas acho que ele fez por burrice mesmo.

Agradeço pelas suas sábias palavras finais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
123
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Mas, e' preciso ter Forca, e' preciso ter 'raca', e' preciso ter 'gana', SEMPRE...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Gollum.. gollum...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 738, sendo 16 membro(s) e 722 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, cadwillem, wilsimar, Wamdersilva, Eng Damasceno, Celso Borttoloto, emersonforentin, Junior, Geraldo Nunes, Sergio1987, Roberto Movanni, WinterPT, TadeuB79, Fernando Cunha, nakan14, Antonio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.