Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luiz   São Paulo - SP
calile   arapongas paraná - PR
bsnmartins   São Paulo - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

Jean Belegante   curitiba - PR
Lopes Junior   São Luís - MA - MA
annaluiza   Mairiporã-SP - AC
sosmonster   são paulo - SP

Visualização 3d online

Por: SamuelBeneduce  

Em: 17/01/2018 11:52

Olá, estou com uma certa curiosidade sobre uma coisa que vi nesse site https://3dwarehouse.sketchup.com/index.html (Não estou querendo fazer divulgação do site rsrs) nesse site você é capaz de ter uma visualização 3d online do item que deseja baixar, podendo assim ter uma ideia melhor do objeto em interesse. Então queria saber se alguem teriam uma ideia de como fazer esse tipo de "artimanha (digamos assim rsrs)" 

ATT: Samuel Beneduce
Oi Samuel, tudo bem?

Não tem problema de citar sites aqui, ainda mais o 3D Warehouse que é super famoso.

Este site foi desenvolvido pelo Google, então, eles podem fazer o que quiserem.

Mas existem ferramentas similares para as pessoas publicarem modelos on-line e incorporarem em sites, inclusive, oferecendo muito mais qualidade gráfica, como você mesmo pode ver no site do SketchFab, por exemplo.

O site é este: https://sketchfab.com/

Você pode clicar em qualquer modelo lá para visualizar em 3D, aceita animação dos modelos e tem conta gratuita.

Porém, para exibir o modelo com qualidade gráfica precisa mapeá-lo e gerar todos os mapas necessários para visualização Real-Time em Engines de Games como mapa de Albedo, Roughness, Metalic, Normal, Height e Ambient Occlusion.

Qualquer coisa que eu puder ajudar sobre mapeamento e geração dos mapas PBR é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Opa Andre blz, mano eu estou muito interessado em aprender como fazer essa visualização online, tanto eu como meu patrão rsrs.  Você saberia se existe algum programa que crie essa vizualização, ou se você teria algum tutorial ensinando a fazer o mesmo?

 

Obg pela atenção.

ATT: Samuel Beneduce

“As coisas mais belas da vida estão nos mínimos detalhes que passam despercebidos por nossos olhos”

Oi Samuel, tudo bem?

O programa para a visualização 3D no Browser de internet será o próprio SketchFab que indiquei na mensagem anterior, para uso comercial você terá que fazer uma conta no site deles e pagar por mês, ainda vai precisar de um programador para implantar o código do SketchFab no site onde pretende exibir os objetos 3D.

Depois disto o resto é fácil, só precisa mapear bem o modelo com o Unwrap UVW do 3ds max e texturizar com qualidade gerando mapas PBR, a texturização pode ser feita no Substance Designer ou Painter, por exemplo.

No final você terá o modelo 3D com todos os mapas necessários, então, vai importar o modelo e os mapas no SketchFab, ajustar alguns recursos dos materiais e iluminação, dai a visualização Real-Time estará pronta e só vai ter que colocar o link do objeto do SketchFab no seu site.

Se quiser aprender a texturizar com o Unwrap UVW, esta semana mesmo o artista Hélio Lima publicou um ótimo vídeo tutorial sobre o assunto, está neste link: http://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/mapeamento-de-lego-com-unwrap-uvw

Na seção de tutoriais aqui no 3D1 tem vários outros tutoriais sobre Unwrap, se pesquisar na seção de notícias também tem muitos tutoriais de mapeamento.

Este é um tutorial em espanhol explicando o básico do Substance Painter: http://3d1.com.br/noticia/66510

Com estas duas ferramentas você já consegue produzir os objetos para Real-Time no SketchFab e também para qualquer Engine de Game como Unreal e Unity ou Soft Real-Time como o Marmoset Toolbag.

Mas se tiver qualquer dúvida nos estudos de mapeamento e texturização que eu puder ajudar, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Vlw André, tudo bem sim graças a deus. Essa parte do SketchFab eu entendi sim, mas o que eu estou querendo é fazer igual o site deles, tipo, eu mostrei para o meu patrão o site da SketchFab, a parte da visualização 3d, ai ele se interessou muito e estava querendo saber como ele poderia fazer para colocar no site dele o mesmo mecanismo. 

 

ATT: Samuel beneduce.

“As coisas mais belas da vida estão nos mínimos detalhes que passam despercebidos por nossos olhos”

Oi Samuel, tudo bem?

Lá na documentação do SketchFab tem um material sobre como fazer o Embeding do visualizador nos sites, mas dependendo do site você terá que falar com um programador para poder implantar os recursos que precisa para aceitar o SketchFab.

O link sobre o Embeding é esse: https://help.sketchfab.com/hc/en-us/articles/203509907-Embed-Models

Este é o link do Embeding nas plataformas: https://help.sketchfab.com/hc/en-us/articles/203509977-Embed-on-Web-Platforms

E nesta página ficam as coisas sobre o API do SkecthFab, dai é coisa de programador de Web ou programação com Engine de Games: https://blog.sketchfab.com/category/community-story/api-spotlight/

OBS: Depois posta aqui o resultado no site de vocês que vou gostar muito de ver.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135151

Últimos membros registrados: cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1, projetos3.

Usuário(s) on-line na última hora: 644, sendo 21 membro(s) e 623 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: alej0, TadeuB79, João Von Rondow, Henrique Ribeiro, Victor Mendonça, Joao Barreto, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Abilio, Moura, Adalberto Rocha, Ronaldo Junior, jhownicolas, claro_lima, valltter, Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Fabio Catelleno, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.