Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Alex   Belém - PA - PA
Danilo   Teresina-PI - PI
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
troy   São Paulo - AC
ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
aurelio   Rio de Janeiro - RJ

Importando do Rhino para o max

Por: SERPA  

Em: 24/01/2018 11:29

Estou usando o max para trabalhar com um arquivo linkado gerado no Rhino.

Acontece que quando importo o arquivo no max ele não vem na mesma vista que eu exportei no Rhino.

Estou fiz assim:

Selecionei todos os objetos no Rhino e alinhei tudo em 0,0,0 no world e exportei como FBX.

Entrei no max e usei a função manage links, selecionei o arquivo exportado pelo Rhino, mas ele não está aparecendo na mesma vista que eu exportei.

Eu exporto lá no Rhino com a vista TOP selecionada e ele cai no Max como se eu estivesse exportado na vista FRONT.

Não sei se fui claro na explicação.
Parceiro SERPA, boa tarde,

Tranquilo? Cara, há alguns anos, eu estudei bastante o Rhino, programa que reputo como excelente e o melhor para quem deseja modelar em NURBS. Nunca consegui exportar, satisfatoriamente, um trabalho do Rhino para o Max - nunca! Embora o modelo fosse corretamente em todas as vistas, o mesh e toda a superfície da malha ficava uma coisa do cão. Até hoje, nunca vi um exportação correta, satisfatória, até porque o 3ds Max poligonal; o Rhino é NURBS. Pelo menos, eu acho que é um casamento que ainda não rolou. Portanto, eu não tinha o problema que você está apresentando.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Serpa, tudo bem?

Eu estudei o Rhino na época da versão 1, então, não vou saber te ajudar em detalhes hoje em dia, mas pelo que entendi da sua mensagem, o objeto está vindo com a rotação errada, já que o que era para estar aparecendo na vista Top está aparecendo na vista Front, é isso?

Neste caso aconteceu apenas uma inversão de eixos na hora que exportou ou importou em FBX, verifique as configurações do FBX na exportação e na importação, provavelmente tem uma inversão de eixos no Axis Conversion, como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Marcelo, tudo bem?

É possível exportar o Mesh do Rhino com alta qualidade para o 3ds max, na verdade até mesmo em Nurbs, não sei se ainda existe, mas antigamente tinha um Plug-in da nPower para abrir arquivo 3DM no 3ds max, chamava Power RhinoToMax.

Fui pesquisar a página para te indicar e ainda existe o Plug-in, mas agora chama Power Translators Basic, fica neste link: http://www.npowersoftware.com/NewPowerTranslatorsOverview.html

Para exportar a malha com qualidade ela ficará super densa como acontece com qualquer programa de CAD e se exportar com baixa qualidade ficará horrível como mencionou, portanto, para ter qualidade precisa de muitos polígonos que se aproximem mais das curvaturas Nurbs ou mesmo se importar direto em Nurbs, para visualizar e renderizar terá que configurar a aproximação da malha porque Nurbs não é visível, já que nos programas artísticos tudo depende de polígonos, por isso que para ter o modelo em Low Poly será necessário fazer a retopologia e depois transferir os detalhes do objeto importado para o Low Poly através da projeção de Tangent Normal Map, que é feito com o Render To Texture do Max e o modificador Projection.

Então, se não tiver problema com a contagem de polígonos no objeto, é tranquila a importação com qualidade, se quiser pode até usar STL, STEP ou IGES e importar direto sem burocracia.
O problema acontece quando precisa do objeto em Low Poly, neste caso pode ser mais prático modelar no próprio Max em Low Poly.

No caso de objetos retos e quadradões como maquete, não tem este problema, estou falando dos objetos arredondados, com vincos, chanfros e tudo mais que o Rhino consegue produzir lindamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Olá Serpa.

QUando exportamos do RHinoceros para impressão 3D por exemplo, costumamos usar esse modelo de exportação, pra manter o opbjeto exatamente como foi modelado, ele fica mais "pesado" mas você não perde nada. Em todo caso você pode ainda dar um reduce ou otimizar, como eu mostro em um video no youtube.

https://youtu.be/T7wTTVDcwtY

Em alguns formatos de exportação vai aparecer essa janela de opções, que é quando ele converte o modelo em mesh.

 

 

Andre, boa noite,

Já encontrei! Ufa! Vou reler, pois me interessa. Depois retorno com meu questionamento.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Olha esse Plug-in PowerTranslator que é muito legal, com ele você abre o arquivo 3DM do Rhino diretamente no Max e vem em Nurbs!!!!

Você já viu aquele item Body Objects que aparece na lista do painel Create > Geometry?

Estes recursos servem justamente para fazer a aproximação da malha Nurbs de objetos importados de Softs de CAD e foram criados pela mesma NPower que desenvolveu o PowerTranslator.

OBS: O ProBoolean e o ProCutter do 3ds max também foram feitos pela NPower.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, Diego Dneo, SERPA, boa noite,

Gostaria de indicar a revista a revista Science

http://www.sciencemag.org/

Por quê? Há de tudo, celacanto, mula sem cabeça, tecnologia avançada (TI) aliada à vários campos do saber humano. Claro, sempre há algo bastante interessante sobre computação gráfica, sim. Eu tinha acesso ao acervo e lançamentos, vamos ver como está a minha ferrugem.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço pela indicação da resvista, tenho certeza que o pessoal que acessar também vai gostar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado pelas informações pessoal.

Vou dar uma olhada.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707120.

Total de membros registrados: 134882

Últimos membros registrados: 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams.

Usuário(s) on-line na última hora: 683, sendo 1 membro(s) e 682 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: 3010@Junior.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.