Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Primo   Araçatuba-SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

tonyantunes   Curitiba - AC
CNC   Caçador -Sc - SC
Vitor Mendes   Belém - AC

Animação - Furos em Vidro

Por: WeRx  

Em: 26/01/2018 07:22

Bom dia galera tudo bem? Estou trabalhando numa animação na empresa onde preciso fazer um vidro sendo furado, é até bem simples. Criei um box, chanfrei os cantos e fiz um proboolean animado, renderizei uns frames aleatórios, não muitos, e me pareceu bom. Porém em alguns deles o render gerou aqueles artefatos estranhos de quando se usa proboolean. Alguém sabe outra forma que é possível fazer esse tipo de animação? Se fosse em algum material que não tivesse refração seria fácil, mas vidro eu não consigo imaginar como pode ser feito.

Não reparem a qualidade. =D
Oi WeRx, tudo bem?

Você está correto em tudo que falou, se o material não fosse de vidro poderia fazer desta forma, mas como o Boolean animado vai modificando as faces do objeto durante a animação, os defeitos serão invevitáveis, mesmo se aplicar o Quadify.

Veja como materiais refratários são chatos, mesmo que não alterasse as faces do objeto durante a animação, também daria problema se as faces do furo estivessem sobrepostas, pois o renderizador terá que escolher qual das duas faces renderizar causando Flicker na animação.

Então, sempre que tiver vidros, líquidos ou ambos encostados uns nos outros, você tem que deixar uma pequena distância entre os Meshes dos dois objetos para não dar problema na refração.

Porém, em alguns casos o certo é fazer o Mesh de um penetrar um pouco no Mesh do outro, pois se deixar uma pequena distância haverá uma terceira refração do ar entre as duas peças criando um efeito estranho, enquanto que, quando penetra um no outro acontece apenas as duas refrações, uma de cada objeto.

Isso é mais importante quando tem diferença de IOR entre os materiais refratários envolvidos, no seu caso os dois pedaços são do mesmo tipo de vidro, então, acho que ficará bom se apenas der uma pequena distância entre o furo e a parte furada.

A forma mais prática de fazer a sua animação é criando um retângulo com Shape e o círculo do furo também com Shape, depois, clica com o botão direito em uma das Shapes e escolhe o Convert To > Editable Spline.

Assim, ficará acessível o botão Attach no painel Modify, clicando nele e depois clicando na outra Shape, as duas serão unidas e tratadas como uma só.
Agora você pode aplicar o Extrude para criar a peça com o furo.

Em seguida, faça outro círculo com Shape na mesma posição do anterior, mas levemente menor e também aplique o Extrude.

Desta forma você só precisa animar o valor do Extrude para fazer a essa peça ir desaparecendo durante a furação e não vai dar problema de refração.

As imagens em anexo mostram o passo a passo.

OBS: Note que é mais fácil fazer uma cópia do primeiro círculo antes de anexá-lo ao retângulo como mostra a primeira imagem em anexo.

A última imagem mostra a pequena distância entre o furo e a peça furada.

Se a refração ficar estranha desta forma, é só aumentar um pouco o círculo do furo para penetrar no Mesh da parte furada.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Nossa, bastante explicativo. Eu até pensei em fazer um teste com uma forma um pouco menor, mas na minha cabeça iria causar alguma refração estranha, aí optei por renderizar o vidro já furado, já que o tempo sempre é curto. Mas na outra máquina vou fazer esse teste com certeza. Muito obrigado =D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707115.

Total de membros registrados: 134877

Últimos membros registrados: Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 24 membro(s) e 562 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Emmanoel, Willmitnick, edificar-3d, Eduardo Ramos, Rehquina, bia199612, Camacho, emersonforentin, Sergio1987, Guilherme Santos, Abilio, Pedro Juliato, deathstars, TadeuB79, rmagaton, Eng Damasceno, Edson, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, Ronaldo Junior, Celso Borttoloto, Antonio, Alexandre Longo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.