Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RSFX   São Paulo
dami   João Pessoa pb - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

carlosbulow   Florianópolis - AC
Joao Neto CG   Recife PE - PE
g.neder   SP - São Paulo
Mauricio-5p3ctr0   Recife PE - AC

Dificuldades com vidros no vray

Por: Antonio Neosmar  

Em: 29/01/2018 21:05

Boa noite moçada, tudo bem?

Como um bom aprendiz de vray, estou pedindo mais uma vez uma forcinha a voces.

Estou com dificuldades em materiais no vray; meus vidros não ficam bons, refleços errados, transparência leitosa e por ai vai. Baixei um vidro no site da caos v-ray e mesmo assim não funcionada direito.

Tenho também diculdade para arrumar um material borracha para pneus. Em fim, estou apanhando com este vray. Tenho que aprender.


Se algúem puder me ajudar eu agradeço.
grande abraço a todos.
Oi Neosmar, tudo bem?

Primeiro de tudo quero te dar os parabéns pela evolução, pois a imagem deste carro já está bem melhor do que as últimas que mostrou.

A questão dos vidros e dos reflexos, tanto no próprio vidro como na lataria, é mais um daqueles princípios básicos que te falei e servem para qualquer render.

Tudo que é muito polido e reflexivo perde parte das suas propriedades de cor em troca do reflexo do que está ao redor, olha a primeira imagem que postei em anexo, a parte da lataria que reflete o piso branco está rosa em vez de vermelho, a parte que reflete uma luz forte está completamente branca e apenas a parte que reflete o fundo preto sem nada que está vermelho super escuro.

Portanto, o resultado de um objeto reflexivo depende absurdamente do que tem ao redor e você tem apenas o ciclorama branco com um fundo completamente preto, portanto, os vidros também estão refletindo o fundo preto e ficando mais escuros do que deveriam ser, assim como a lataria.

Se você aplicar uma imagem HDR panorâmica no ambiente da cena, tudo será resolvido como passe de mágica, dai só vai precisar ajustar melhor as luzes e os materiais porque vai mudar completamente a iluminação e os reflexos da cena, mas estará vendo como deve ser e no momento está vendo tudo refletindo preto ou branco.

Você pode colocar a HDR na Dome Light se quiser iluminar com a imagem ou pode aplicar no Reflection/Refraction Environment do V-Ray no Render Setup se quiser que ela seja usada apenas nos reflexos e refrações.
A segunda imagem em anexo mostra o Reflection/Refraction no Environment do V-Ray.

Sobre a criação de vidro, se for vidro puro transparente é um dos materiais mais fáceis que tem, mas por ser reflexivo e refratário ele depende de tudo que está ao redor e do que está atrás também.

Na terceira imagem em anexo mostro as configurações básicas de vidro transparente, basta colocar preto na cor, branco na reflexão e refração, além do IOR de vidro comum que é 1.51, mas funciona com 1.6 que é o valor padrão, só vai aparecer que é um vidro mais grosso e pesado.

Mas eu acho que o seu vidro está bom, o que falta é o reflexo de uma imagem HDR e das luzes.

Também acho que o pneu está correto, se for um pneu novo e bem limpo.

Achei muito escuro o preto da grade e da saia frontal, mas pode ser devido ao reflexo preto do ambiente.
Por outro lado, achei o suporte plástico do espelho muito claro, está cinza e precisa ficar mais escuro, mais próximo de preto para não parecer que está desgastado e queimado de sol.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707592.

Total de membros registrados: 135215

Últimos membros registrados: Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps.

Usuário(s) on-line na última hora: 802, sendo 21 membro(s) e 781 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, HALTTEMBERG, Juarez, D2_Unrio, hawph, Lucas Reis, ppppppp, rodolfosantos3d, emersonforentin, Ronaldo, TadeuB79, Sergio1987, deathstars, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Starter, Duda, Eng Damasceno, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.