Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EduB.   Brazil - RJ - AC
cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo
Fabianojf   Lages SC - AC

Portfólios Ver Mais

alanmatos   Marília-SP - SP
Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
jimmy ribas   curitiba pr - PR
DanielMaia   João Pessoa - PB

tirar aberração cromatica

Por: Abilio  

Em: 31/01/2018 00:59

oi

eu tenho um smartfone e um óculos VR para ver filmes 3D
bem legal

o problema é que a lente tem muita aberração cromatica

eu queria saber como eu posso atenuar a aberração cromatica ( sem dar coloração forte ) tendo disponivel somente ajustadores de :
intensidade do brilho da tela
e
intensidade das cores 0 a 100 % : verde , vermelho e azul

atenção : a aberração não é na imagen , é na lente do oculos VR

quero lembrar que eu tenho um programa para oculos VR no Android que tem uma opção de tirar a aberração cromatica produzida pela lente atravez da imagem que o programa emiti
só que é uma pena , ele só faz isso com as imagens que ele mesmo possui , não da pra ver filmes 3d nele

resumindo :

qual das tres cores : verde , vermelho e azul , eu devo retirar , e em que quantidade para atenuar a aberração cromatica produzida pela lente sem deixar a imagem com coloração estranha ?

e quanto de brilho da tela eu devo retirar ?







ah , a lente embaça muito nas bordas
existe forma de tornar as bordas mais nitidas ?

ultima pergunta :
alguem conhece algum " equalizador , otimizador " de video para android ?
para atenuar estes defeitos da lente de forma mais eficiente do que os nativos do android 7.0 ?

valeu
Oi Abílio, tudo bem?

Sinto não saber te ajudar nesta questão, pois normalmente queremos fazer o contrário e criar a aberração cromática.

Para criar temos que separar a imagem nos canais RGB e mover o azul 1 pixel para a esquerda e o vermelho 1 pixel para a direita.
Portanto, creio que se separar os canais da imagem e fizer o movimento oposto vai pelo menos reduzir o efeito, mas só testando para saber.

Porém, pela sua descrição parece que a lente utilizada na câmera que está causando todos os problemas, pois a aberração cromática acontece em lentes de menor qualidade ou quando estão no limite máximo de abertura, já que começa a receber luz da área mais curvada dispersando os raios, então, creio que a abertura muito grande também está causando o borrado nas bordas.

Sendo assim, se o problema for realmente com a lente, será muito mais fácil, rápido e conseguirá mais qualidade se usar uma lente mais apropriada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


alguem aqui no forum tem conhecimento do uso de óculos VR para ver filmes 3d side by side ?

eu ja conssegui resultados , mas ainda falta muito para compreender e usar da forma correta

alguem sabe me ajudar ?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707574.

Total de membros registrados: 135203

Últimos membros registrados: scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024, paulo3317, Mandioka, CloudP4.

Usuário(s) on-line na última hora: 504, sendo 19 membro(s) e 485 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Thiago Couto, nokyam, Frederico Wagner N. R., Reinaldo Silva, Carlos E. Nogueira, Anderson Miguel, mastermax, Eduardo Ramos, Junior, Willmitnick, pinart, Allen Anderson, Le_Andro, Ronaldo Junior, SaavedraCG, marcio.alain, mixel.amorim, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.