Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
marcio.alain   Curitiba - PA
clebercmds   Timbó - SC - SC
Ed Lopes   São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

elieziocborges   Porto Velho-RO
Anderson   Guararapes - SP - SP
bronoo   Taubaté
erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR

Algumas dúvidas sobre Computação Gráfica 3D- Cascalho+ splashes d'água

Por: Danilo  

Em: 11/02/2018 20:48

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Gostaria, por gentileza de tirar algumas dúvidas de 3d com vocês, pode ser? São 2 ( duas ) dúvidas que tenho faz um certo tempo: Uma de certa forma é mais simples ( creio eu ) de tirarem essa minha dúvida, e a outra acho que é um pouco mais complexa.

 

=======================================================================

 

As minhas duas dúvidas são essas: ( 1a. dúvida é mais simples e a 2a. dúvida é mais complexa ). Anexei uma imagem 3d  que vi no site ( CGRiver.com ) deste peixinho no aquário e achei linda e ajudará vocês a entenderem o que eu gostaria de fazer... rsrs

 

1.0- A minha 1a. dúvida é qual a melhor forma e mais fácil de fazer essas pedrinhas ( cascalhos ) no fundo do aquário, junto com a serragem ( pequenos pedaços quase em forma de pó )? Seria com o Forest pack ou com Particle flow ( PF)? Ou com algum script de scatter do 3ds Max?

 

2.0- A minha 2a. dúvida e mais complexa, é como faria em 3d o peixinho pulando ( saltando ) para fora do aquário e o mesmo interagindo fisicamente e aparecendo os "splashes" da água? Seria com partículas no 3ds Max 2017?

OBS.: No Maya 2017 daria para fazer com o "Bifrost", mas e no 3ds Max 2017 ou superior? Como fazer aparecer os "splashes" da água ( 3d ) quando o peixinho saltar para fora do aquário?

 

=======================================================================

 

Eram só essas as minhas 2 principais dúvidas...

 

Gostaria que se pudessem, me respondessem elas, por gentileza. Se vocês  pudessem gerar um simples arquivo 3d me explicando como fazer as minhas duas perguntas no 3ds Max 2017 ou inferior ( pois ainda não uso o 3ds Max 2018 )...rsrs 

 
Parabéns pelo ótimo site 3D1, André...

 

Abraços e sucesso a todos!

 

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
 
Oi Danilo, tudo bem?

Eu acho que as pedras maiores você pode fazer facilmente com o MassFX ou Particle Flow, já as menores que chamou de serragem, também podem ser feitas com estes dois recursos, mas vai dar trabalho e será pesado para calcular.

Portanto, por uma questão de eficiência, imagino que seja melhor fazer as pedras maiores com um destes dois recursos do 3ds max e depois usar o próprio grupo de pedras e uma cópia levemente menor do aquário para distribuir a serragem com qualquer recurso de Scatter, inclusive o Particle Flow ou o Forest Pack.

As bolhas na água e o Ripple na superfície podem ser feitos modelando normalmente em Poly.


Sobre a segunda dúvida, é possível fazer este tipo de efeito com o Particle Flow e ficará bem realista se tiver prática com ele, o problema é a geração do Mesh, pois o BlobMesh do Max é muito fraco, dai teria que usar o Frost da Thinkbox.

A outra opção é usar um simulador físico de fluidos, eu indico o Phoenix FD, pois é um Plug-in que trabalha dentro do Max, gera o Mesh com qualidade e tem compatibilidade total com o V-Ray, mas também tem vários outros Plug-ins que simulam fluidos e o próprio RealFlow.

Dependendo do programa onde fizer, os Splashes serão gerados automaticamente, pois o líquido é formado por várias partículas e o peixe vai deslocá-las conforme passar por elas, então, quando ele sair da água várias partículas vão sair também formando os Splashes, mas geralmente os simuladores de fluidos oferecem emissores para você produzir mais partículas em determinadas situações, por exemplo, poderá fazer o peixe emitir um pouco de partículas quando ele sair da água para simular a água que está envolvendo o corpo dele na hora do salto.


OBS: A Elis me falou que você estava com problema de render numa imagem, eu procurei e não encontrei para tentar dar alguma dica.
Se tiver qualquer coisa que eu possa te ajudar nesta questão, é só falar, pois vou te responder com o maior prazer do mundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! 

André Vieira.: Olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado por ter me dado uma ótima ajuda sobre as minhas duas dúvidas de Computação Gráfica que tinha há algum tempo...rsrs

======================================================================

** Não sabia que o Particle Flow ( PF ) do 3ds Max era tão poderoso assim não, para gerar splashes na água também. Que bom saber que dá para fazer com ele, esse tipo de efeito e simulação de "splashes". Deve ser um pouco complicado linkar os "operadores" do PF, para fazer este tipo de efeito... rsrs

O "Phoenix FD" também não tinha pensado nele, mas vou tentar fazer futuramente esse efeito com ele, pois ele tem total integração com o V-Ray render, como você falou anteriormente.

Nunca pensei na opção de usar o "Frost" da Thinkbox. Realmente deve ficar bem realista este efeito com ele, já que a Thinkbox tem ótimos plugins para o 3ds Max, Maya, como o "Thinkbox", "Deadline", "Frost", "Xmesh", "Krakatoa", "Sequóia"...etc

Quanto a serragem e as pedrinhas, a 1a. opção que me veio a cabeça foi exatamente usar os recursos de "scatter" do 3ds Max ou o "Forest pack" mesmo...rsrs

**OBS.: Ainda não tive problemas em renderizar cenas 3d. Minha máquina profissional que faço meus trabalhos e meus estudos 3d, tem 16,00 GB de ram ddr-3, e tem dado muito bem para renderizar cenas 3d com uma "certa" tranquilidade, mesmo colocando todas as vegetações em 3d, sem "proxy" por enquanto.

Mas atualmente tenho gostado muito de trabalhar técnicas de "matte painting" com o Photoshop, gerando os render "elements" da cena principal 3d: diffuse, reflection, ID, z-depth, shadows, illumination...etc

=====================================================================

Obrigado por tirar as minhas dúvidas, mestre André!

Parabéns pelo site 3d1, melhor a cada dia.

Abraços e sucesso.

______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, tive uns problemas pessoais nesta semana e não consegui responder o fórum.

O Particle Flow é um dos melhores recursos do 3ds max e permite fazer muita coisa legal, na seção de cenas de estudo do site novo eu coloquei vários estudos de Particle Flow para download, alguns feitos por mim e também de outras pessoas como do Álvaro Moreira, professor do curso de Particle Flow da 3D1.

Entre os exemplos tem um de Splashes em colisões físicas de objetos dinâmicos com a superfície da água, está nesta página: http://3d1.com.br/recursos/cenas-para-estudo/8

Só não tem a geração do Mesh, que pode ser feita com o Blobmesh do Max mesmo ou com o Frost.

Se você der uma olhada nas outras páginas perto desta vai encontrar vários outros exemplos legais do PFlow.

Agora, o Phoenix FD é um simulador de fluidos poderoso, então, para simular qualquer tipo de fluido, incluindo gases, certamente ele é a melhor opção e também tem integração com o Particle Flow.

Já o Frost é o melhor Plug-in para gerar Meshes a partir de partículas no 3ds max.

Realmente a Thinkbox tem ótimos Plug-ins para o 3ds max, mas o melhor na minha opinião é o Krakatoa para renderizar efeitos com partículas, pois dá para fazer coisas lindas com ele e o Particle Flow, procura no Youtube para você ver.

Sobre o problema com renderização 3D, eu não sei o que era, mas não era problema de hardware, acho que tinha haver com falta de GI e aparência de Scanline.
Qual renderizador você está usando hoje em dia?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! 

André Vieira.: Olá mestre André! Tudo bem? Mais uma vez muito obrigado pelas dicas, sobre o Particle Flow ( PF ), vou dar uma olhada depois com mais calma nesse link que você me enviou aqui mesmo do site 3d1, muito obrigado!

Nunca usei o Frost ( Thinkbox ), mas devo admitir que realmente a "Thinkbox" tem ótimos plugins mesmo para o 3ds Max. Conheço também bem o Krakatoa, nunca o usei mas conheço ele também. Já vi videos com ele ( Krakatoa ) bem bonitos no youtube mesmo...

=======================================================================

**Dá para fazer simulações de fluidos com o krakatoa? Vejo mais os artistas fazendo efeitos atmosféricos ( furacão, redemoinhos ) com ele... rsrs

Sobre a questão de falta de GI e aparência de scanline, acho que pode ter sido uma cena que fiz em 3d chamada: "ÁREA DE LAZER", está na sessão de "Imagens Artísticas finalizadas", se não me engano... rsrs.

** Foi feita com o render V-Ray [ 3ds Max 2017 ]...

Aqui está o link direto: http://3d1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-arquitetonicas-variadas/97496#882086

O link direto para a cena 3d do "Menino chinês" é esse aqui: http://3d1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-artisticas-finalizadas/97630

**Fiz essa imagem para homenagear o bom e velho Mental Ray. Mas só fiz mesmo essa cena para diversão mesmo e até que achei o tempo de render bom com o Mental Ray.

**Entretanto não uso mais o Mental Ray para meus trabalhos profissionais, só uso agora para trabalhos profissionais o render: V-Ray e o Corona render.  Também não consegui instalar o Arnold Render, pois me parece que ele também precisa de tecnologia CUDA para ser instalado...

O "redshift" (redshift3d) vi que é muito bom, rápido e veloz, mas infelizmente a minha placa de vídeo não tem tecnologia CUDA. Só se eu comprasse outra placa de vídeo pra mim mais moderna com esse tipo de tecnologia ( CUDA )

OBS.: Instalei o render Cycles [ 3ds Max 2017 ] que vi aqui nas notícias principais do site 3d1, e estou gostando muito dele. Já fiz renders de teste com ele e o achei bem rápido, e ele ainda tem a opção de renderizar por CPU ou por GPU ( placa de vídeo ).

**Acho que todos os renderizadores mais modernos, como o "Rendershift" e os demais, deveriam vir com a opção híbrida de renderizar ou por CPU ou por GPU, como faz exatamente o ótimo render Cycles for 3ds Max.

Se o artista gráfico não tem uma placa de vídeo potente para renderizar por GPU como é o meu caso, poderia escolher a opção CPU, coisa que o render render Cycles [ 3ds Max 2017 ] permite, porém os outros renderizadores mais modernos como o Arnold Render e o Redshift3d ainda não permitem...

=======================================================================

Muito obrigado pela resposta e pelos links, André.

Abraços e sucesso!

______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
 
Oi Danilo, tudo bem?

Em meia hora você aprende a usar o Frost, ele é um Blob Mesh mais robusto e avançado.

Já o Krakatoa tem bem mais recursos, mas também não é difícil de usar, além de ser prático para testar os recursos, pois renderiza muito rápido mesmo com muitas partículas na cena, dai quem demora é o PFlow para atualizar, mas se estiver em Cache vai super rápido.

O Krakatoa é usado em simulações de fluidos para criar alguns efeitos como Mist, por exemplo, que é aquela névoa de água em cachoeiras ou grandes colisões com superfícies aquáticas, pois ele é um Plug-in para renderizar as partículas com volumetria rapidamente, já que normalmente demora muito fazer isso nos renderizadores convencionais, tanto é que usam aquele sistema de Grids para calcular como faz o Fume FX e o Phoenix FD, por exemplo.

O Krakatoa não, ele transforma cada partícula numa nuvenzinha, por assim dizer, claro que este é apenas um dos efeitos que ele proporciona, você também pode usá-lo para simular gotas de tinta caindo dentro de um volume de água e criando formas incríveis, por exemplo, efeitos de magia, raios, etc.

O vídeo que postei em anexo é um ótimo exemplo!

Sobre as suas imagens que enviou o Link.

Eu achei que a água da piscina ficou legal e entendo porque o pessoal criticou a posição da câmera, acho que foi porque acabou mostrando o encontro do chão 3D com a foto de fundo e isso quebra o realismo.

Pode manter a câmera como você fez para mostrar melhor a piscina, mas neste caso pode ser melhor aumentar o chão 3D para preencher toda a imagem e não mostrar o fundo, creio que foi isso que observaram mas falaram de outra forma.

Sobre as vegetações, essa é uma regra importante para deixar as imagens mais atrativas, sempre é bom colocar vasos com plantas para decorar o ambiente porque ajuda a compor a cena.

Na imagem do menino chinês eu entendi que o objetivo era fazer uma cena estilo pintura para homenagear o Mental Ray e olhando por esta perspectiva eu entendo porque usou cores bem vivas, então, se fizer uma pós-produção da imagem no Photoshop ou no Substance Designer para aplicar filtros que simulem pintura vai ficar bem legal.

As vezes as pessoas não olham o objetivo do artista quando comentam, mas é assim mesmo nas redes sociais.

Qualquer coisa que precisar e eu puder ajudar, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: Olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado pelas dicas e pelo vídeo do "Krakatoa" que me mandou, com certeza vai me ajudar bastante... rsrs

Sobre as imagens da área de lazer feito com o render V-Ray, aquele trabalho foi feito muito rápido e nas pressas e tem muita coisa que realmente não gostei nele, realmente o prazo para entrega de alguns trabalhos, tendem a comprometer o andamento e principalmente a "qualidade" do nosso trabalho, mas de maneira geral, vou melhorar bem mais nos futuros trabalhos.

======================================================================

Sobre a cena do "Menino Chinês" a fiz para homenagear o bom, velho e saudoso Mental Ray que a N-Vidia acabou com ele, é uma pena, pois era um ótimo renderizador com muitos recursos e muita coisa fantástica, muitos shaders e muitos materiais nativos do renderizador.

A ideia mesmo era deixar a cena com cores bastante vivas mesmo, a ideia central era passar uma imagem em que o pai corresse atrás do filho que ia sendo devorado pelo tubarão... rsrs

O render foi relativamente rápido se vindo do Mental Ray: 1h 10 min para uma cena com uma resolução de 2500 x 1500 pixels de resolução...

======================================================================

Mas atualmente só trabalho profissionalmente com os renders: V-Ray adv. 3.60 pro 3ds Max 2017, Corona render, Maxwell render ( área de publicidade de produtos e peças ), pois ele tem uma luz muito bonita e maravilhosa e agora estou estudando bastante o render Cycles for 3ds Max, depois que a equipe do Blender resolveu criar o plugin dele ( Cycles ) para o 3ds Max 2017 em diante.

Estou testando o Cycles render e os tempos de render dele são bem rápidos e ele tem suporte para CPU + GPU, e para quem tem uma ótima placa de vídeo ( que não é o meu caso... rsrs ), ajudaria e muito a melhorar ainda bem mais o tempo de render.

Obrigado pelas respostas, André.

Abraços e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Pega uma placa Tesla usada que geralmente é barata (ou era barata antes de comprarem pra usar em mineração de bitcoin).. é muito bruta pra render GPU, e vc pode até jogar um jogo pesado enquanto ta renderizando xd..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Screaming Fox: Oi Fox! Tudo bem? Aonde posso ver algum link com o valor dessa placa de vídeo ( Tesla ) que você se referiu?

Poderia me passar algum site, por favor, aonde posso encontrar essas placas ( Tesla ) pra vender e uma média de preços dela, por favor?

=======================================================================

Desde já agradeço a atenção.

Obrigado.

Abraços e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Essa é a placa (a linha de placas) "de calculos" da Nvidia, é meio famosa até.. as placas "profissionais" da Nvidia são as Quadro e as Tesla, juntando essas duas no mesmo pc vc obtem um monstro mitico hehue...
 
(no caso de render GPU, uma Tesla bate uma Quadro com EXTREMA facilidade) 
 
Essa placa era mais barata na epoca pq só fazia isso mesmo (calculos complexos com processamento paralelo (CUDA)), e varias delas (por exemplo a minha) nem tem saida de video... mas geralmente elas tem 8 giga de ram e um processamento realmente brutal... e os componentes são solidos mesmo, eu testei a minha depois de quase queimar algumas vezes e os resultados estavam quase iguais a placa nova (das testagens da Nvidia).. 
 
Esse tipo de placa é usada (como eu ja havia 'dito'), pra calculos complexos via processamento paralelo.. "processamento paralelo" é uma modalidade de processamento onde vc meio q particiona o processamento em muitos processadores pequenos (os cudas, no caso), um exemplo visual disso são os renders via GPU-CUDA (acho q assim fica mais facil de entender até pq vc ja renderizou desse jeito), mas a programação pra usar esse tipo de processamento é diferente da programação comum.. por isso só agora alguns games estão começando a tirar proveito disso... 
 
As placas Tesla são usadas pra, por exemplo, fazer calculos de dados de scanners pra prospecção de petroleo, minerais de valor estrategico, ou bolsões de gas natural, processamento de dados de radiotelescopios pra geração de imagens (por isso a Nvidia falava q pondo uma no seu PC vc teria um "computador da nasa" XD), programas malucos quase misticos que predizem dados das bolsas de valores, calculos balisticos avançados, etc.. Por isso as mais novas (principalmente as que tem saída de video) custam uma fortuna mesmo, pq esse pessoal q vai usar (o publico-alvo) pode realmente gastar uma pequena fortuna com essas pecinhas magicas xd... 

(e da pra vc por duas ou mais numa placa mãe, sem ter q fazer aquelas conexões malucas entre uma e outra placa de video, etc.. elas funcionam em conjunto sem problema.. acho q usam pra renderfarms tbm... mas n tenho certeza absoluta)
 
Mas é.. essas Teslas geralmente n tem saida de video.. vc teria q ter uma plaquinha de video ai junto, pra usar ela... e outra coisa, q pra usar uma placa do tipo Tesla, com segurança, vc tem q ter uma fonte de no minimo 1000W (acho q é W maiusculo.. mas da pra entender né..), e, só de deixar o PC com ela, sua conta de luz vai aumentar uns 40 reais no minimo.. da pra "desligar" ela tirando um dos plugs de alimentação, mas como eu uso o pc atras da TV na sala, eu tirei a placa e deixei guardada, pra qdo eu precisasse.. q é um saco tirar o pc de tras da tv, abrir e por de volta, etc.. xd.. E nem tenta usar uma placa dessa com uma fonte de menos de 800, pq vai queimar tudo menos a Tesla hehue... 
 
É uma coisa meio especifica mesmo, esse tipo de placa (eu mesmo nem chamo de placa "de video", eu chamo de placa "de calculo" mesmo).. Mas pra quem quer renderizar em GPU, vale mesmo a pena realmente, imagina q um cara q eu dava aula (é um arquiteto q eu dava aulas de modelagem poligonal) tinha uma cena q demorava cerca de 5 horas pra renderizar um frame, e ainda dava alguns artefatos tipo um ou outro serrilhado e tal... Fui fazer um sonzinho aqui em casa e chamei ele e pedi pra trazer a cena num pendrive, e em 24 segundos renderizou a mesma cena, e sem serrilhado ou artefato nenhum.. é coisa realmente muito proxima do inacreditavel mesmo... e, até pq sou fã do Nikola Tesla, amo essa plaquinha de calculo XDDD... 
 
Mas, realmente, tirando o render GPU, ela n faz nada mesmo (pro nosso caso aí) hehe... Mas o bom é q, como eu havia falado, ela faz o processamento inteiro do render, então seu pc n vai engasgar se vc for fazer qualquer outra coisa, enquanto ta renderizando algo na GPU...  
 
 
A minha eu tinha comprado no Ebay uns anos atras.. foi por 300 dolares, eu tive sorte realmente.. Peguei uma outra depois, de um laboratorio de matematica (achava q era melhor, por ter uma saida de video XD), mas a q eu tinha era melhor e vendi essa pra comprar um compressor de audio XD..(q queimou D=...).. Hoje em dia n sei onde vc acha (claro q, se for nova, vc acha na Amazon, mas é o preço de um carro no Brasil, e um carro decente digamos...), mas se for fuçando por ai vc acha... com certeza tem no Ebay... Mas perceba q essa placa vai ser SOMENTE pra vc fazer render GPU, e pra mais nada mesmo... (vc pode "minerar" criptomoedas tbm, mas acho q n vale a pena...)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707448.

Total de membros registrados: 135114

Últimos membros registrados: billyscott032, shoreyjoseph, Tracy, Pain026, Otavioctengenheiro, silashp300, gelson.leite, Ats7.

Usuário(s) on-line na última hora: 427, sendo 21 membro(s) e 406 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, Edson, João Von Rondow, Frederico Wagner N. R., Ronaldo Junior, Nuno, cutelo, Starter, Daniel Monteiro, TadeuB79, Guilherme Santos, mastermax, Junior, Ricardo Paranhos, Pedro Juliato, Jorge Henrique, Sergio1987, Thiago Couto, Fernando Cunha, SaavedraCG, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.