Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao   Itapetininga-SP - SP
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
alej0   Colombia
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

Gui Oliveira   Telêmaco Borba - PR
Jailton   recife-pe
rafaneto   são paulo - SP

Como renderizar ONLINE, utilizando "renderfarm service".

Por: J.F.Verissimo  

Em: 08/03/2018 00:47

Saudações Pessoal,

Como todos aqui sabem, certas cenas em 3d são complexas e a carga de qualidade em reflexos, displacements e efeitos nos renderizadores transformam o render numa eternidade. 

Muitos aqui também não tem condição em investir em hardwares que suportem este peso de render de alta qualidade e tentam fazer isso desperdiçando altas horas de espera em seus computadores de pequeno ou médio porte.

Atualmente, podemos contar com o serviço de render online( boa solução) mas não encontrei nenhum tutorial em português explicando o procedimento que devemos tomar para contratar este serviço. Visitei algumas prestadoras de serviços mas as mesmas estão com explicação em inglês. 

Alguem pode nos ajudar, explicando o procedimento para contratar este serviço e como funciona?

Desde já, agradeço !
Cada serviço tem suas peculiaridades, eles geralmente tem um passo a passo de como deve estar organizado o material pra vc mandar pra eles.. Alguns tem programinhas q fazem um "template", outras tem programinhas q "sequestram" o processamento do seu render, etc.. vc tem q ver isso com cada empresa q faz esse tipo de coisa.. 

Mas, lembro q um tempo atras, tinha um certo problema caso sua versão do programa 3d q vc usa n seja registrada/licenciada ("pirata", mas isso vai variar tbm entre empresas).. Então convem mais pra produções maiores mesmo.. Eu felizmente ganhei uma licensa pro max 2015 (embora eu use o 2014) na Autodesk University q teve aqui em SP.. Mas tem o custo tbm de vc pagar a renderfarm e tal.. Por isso eu acho q, pra usuarios pequenos (to falando pequeno em sentido de recursos humanos, não de qualidade ou moral, etc.. xd) geralmente n vai compensar uma renderfarm.. Mas se vc tiver o programa licenciado pode testar legal q tem varias q dão um brinde qdo vc faz registro no site deles.. 

Por exemplo, sabe qdo falam tipo "oh! pq tal filme teve um orçamento de X milhões só em CGI", então, tipo uns 20% desse custo vai pro time, 20% vai pra questões de licensa (pq vc produzindo, tem q ter licensa de cada programa, pra cada computador), uns 20% em compra de assets (texturas, plugins/scripts especificos e on-demand, eventuais models, etc..) e uns 40% pra renderfarm... Claro q eu chuteie devo ter omitido coisas, mas é mais ou menos isso aí... Pq, imagina q, pra produção de um filme em 4k, vc vai ter q renderizar no minimo 60 frames por segundo, e em no minimo 8k.. Pra um filme de uma hora e vinte minutos aí q compensa usar renderfarm e tal... acho q no geral é isso... Se vc n entende nada de ingles copia e cola os tutoriais dos sites e usa o google translate q ja ajuda.. cada caso é diferente e eles sempre explicam... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Veríssimo, tudo bem?

Primeiro de tudo eu gostaria de aproveitar para te parabenizar pela ótima imagem do prédio no penhasco que postou no site, eu gostei muito.

Sobre a sua dúvida, eu concordo com o Screaming Fox, pode não valer a pena pagar Renderfarm para trabalhos que não exigem processamentos absurdos como é o caso de animação, por exemplo.

Uma boa alternativa para renderizar imagens pesadas ou com resoluções muito altas é ligar vários PCs em rede, não precisam ser super computadores, mas se tiverem uma boa quantidade de memória e bons processadores, vai agilizar a renderização porque cada processador de cada máquina vai pegar um Bucket da imagem para renderizar.

Então, se com 1 PC leva 2 horas para renderizar, com 2 PCs iguais ligados em rede levará 1 hora, com 4 PCs vai levar meia hora e assim por diante.

Quase todos os renderizadores oferecem o recurso de Distribuited Bucket Rendering (DBR) para distribuir a renderização em rede, com qual renderizador você trabalha?

Se por acaso ele não tiver DBR, ainda existe a opção de usar o Backburner que vem junto com o 3ds max e serve justamente para distribuir a renderização em rede, mas ele é mais indicado para distribuir animações, assim, cada máquina pega um Frame para renderizar.
Entretanto, é possível usá-lo para renderizar a mesma imagem em rede ativando o recurso Split Lines.

Aqui tem um breve tutorial sobre como renderizar com o Backburner: http://3d1.com.br/tutoriais/backburner-e-net-render-render-em-rede/tutoriais-dos-usuarios/backburner-e-net-render-render-em-rede

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707609.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1192, sendo 27 membro(s) e 1165 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, hawph, Nuno, Reinaldo Silva, Thiago Couto, adudis_, Osvaldo Arquiteto, TadeuB79, Willmitnick, Daniel Monteiro, gilson antunes, Eber.Silva, Sergio1987, gago, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Geraldo Nunes, emersonforentin, Celso Borttoloto, Leonardo, Carlos E. Nogueira, Roberto Movanni, Eng Damasceno, Carla Franco, marcio.alain, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.