Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Uilian   Santa Maria
Fabio   Tubarão
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

William Almeida   São Paulo - SP
ZomignaniVA   itupeva - SP
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC

PROBLEMAS COM O RENDERIZADOR VRAY

Por: Andre  

Em: 15/03/2018 13:33

Alguém pode me ajudar?Meu problema é com relação ao vray e/ou à placa de vídeo. Reinstalei o driver da placa e o aplicativo do vray e no entanto os mtrls nos slots aparecem dessa forma e não renderiza. Já tentei configurar também o renderizador no setup em Assign Renderer e na aba Renderer, entretanto os materiais aparecem dessa forma, desconfigurados, e no frame buffer o render aparece preto.Quem puder me dar uma força, agradeço bastante!
Oi André, tudo bem?

Eu nunca vi isso acontecer com nenhum renderizador, mas tem algumas coisas que pode tentar fazer para resolver.

Você já tentou habilitar o V-Ray no Custom UI And Defaults Switcher?

Se não tentou, entre no menu Customize > Custom UI And Defaults Switcher, assim, vai aparecer a janela mostrada na primeira imagem em anexo, é só escolher o MAX.vray no quadro do lado esquerdo e clicar no botão Set na parte inferior da janela.
Terá que reiniciar o Max para ver se resolveu.

Você comentou que o problema pode ser da placa de vídeo, eu acho difícil porque a placa de vídeo não tem a menor influência na exibição do Material Editor e só vai atuar fortemente na renderização se estiver usando o V-Ray GPU ou RT.

Mas se quiser testar essa possibilidade, pode desabilitar a aceleração por GPU do Max mandando ele simular por meio de Software.

Para isso precisa acessar o menu Customize > Preferences > Viewports > Choose Driver e escolher a opção Nitrous Software, como mostra a segunda imagem em anexo.
Também terá que reiniciar o Max para as modificações fazerem efeito.

Se não melhorar em nada mudando para o Nitrous Software, é importante voltar para a opção recomendada Nitrous Direct3D e reiniciar o Max novamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
OI André, agradeço de coração pela resposta. Entretanto o problema persiste!Já tinha acontecido há um tempo atrás mas não me lembro como procedí para solucionar. Vou tentar baixar o vray novamente, a partir de outra fonte. Provavelmente deve ser algum erro no arquivo do renderizador que eu baixei. Desde já, muito obrigado.
Oi André, tudo bem?

Eu que agradeço pela suas visitas e participação aqui no fórum.
Sinto não saber como ajudar melhor, mas caso você lembre como solucionou este problema da outra vez, posta aqui para a gente saber, assim, quando aparecer outro usuário com o mesmo problema eu vou saber ajudar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André eu que agradeço pela atenção. Me atentei para uma mensagem que o max exibia de missing dlls, ai baixei um script chamado Remove MissingPlugins. Quando aplico ele os materias parecem melhorar um pouco, no entanto não resolveu ainda. Segue um print da mensagem de missing dlls, não sei se já viu este tipo de mensagem mas pelo jeito é algo ligado à correção de cores,imagens e texturas dos mtrls. Algo que percebi que está estranho também é que o max não me oferece mais algumas opções como por exemplo no mtrl/mapbrowser, quando opto por um material standard ele não me a a opção bitmap para que eu possa baixar um arquivo de imagem no slot.  Mas em vias gerais os materiais continuam aparecendo "estourados"/desconfigurados, as imagens aparecem todas retorcidas nos slots. Se souber de algo neste sentido e puder me ajudar serei imensamente grato.
Oi André, tudo bem?

O ColorCorrect.DLM é um Plug-in antigo do Cuneyt Ozdas para correção de cores, ele era muito usado antigamente com o V-Ray para correção do Gamma, mas hoje em dia acho que não é mais, porém, ainda tem para download e atualizado até o Max 2018, então, se instalar ele a cena antiga vai abrir numa boa sem dar esta mensagem pedindo o Plug-in.

Você pode baixar o ColorCorrect neste link: http://www.cuneytozdas.com/software/3dsmax/

Agora, sobre não exibir o mapa Bitmap para abrir texturas é estranho.

Note que o Map/Browser só mostra os mapas de textura se você clicar num Slot de textura de qualquer material, por exemplo,  a cor ou a opacidade, ou clicar no ícone Get Material, pois se clicar no botão com o nome do material no Compact Material Editor, vai abrir o Map/Browser apenas com as opções de materiais, como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Entendi. Agradeço por ter enviado o link para o download do plug- in, tentei executar ele no max e mesmo assim o problema persiste. Sobre a questão de não aparecer a opção para abrir os mapas de bitmap, eu fiz o procedimento padrão, conforme vocÊ citou, tentando abrir ele a partir do mtrl/mapbrowser/maps/standard e nada. Tá muito tenso este problema, já reinstalei o max, o vray e nada. Você tem algum link para download do vray que seja confiável?Eu estava usando o arquivo que tenho aqui dele e que sempre usei mas começou a apresentar o problema. Já tentei baixar em alguns sites mas o problema persiste, então imagino que sejam arquivos corrompidos. Se puder me passar algum caminho para o download de uma versão confiável do renderizador eu agradeço muito. Instalei o max 2016 e 0 2018, as versões de vray que tentei foram o 3.20.3(2016) e o 3.6. Desde já muito obrigado pela atenção.
Oi André, tudo bem?

Realmente parece que o seu 3ds max está com sérios problemas pela descrição que fez, pois eu nunca vi acontecer estas coisas, parece até possuído. laughing

Os demais programas estão funcionando corretamente?

Sobre Link para download de programas piratas, mesmo que eu soubesse não poderia te passar, mas sinceramente não sei porque o nosso V-Ray é original oferecido pelos nossos parceiros da TotalCAD.

Se você está estudando o Render eu entendo e concordo perfeitamente, inclusive acho que a Chaos deveria oferecer uma licença PLE para estudantes, mas se você cria imagens com ele para clientes, vale a pena comprar, não é caro e o pessoal da TotalCAD facilita, pode falar que a gente te indicou: https://totalcad.com.br/v-ray/

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707579.

Total de membros registrados: 135206

Últimos membros registrados: gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024.

Usuário(s) on-line na última hora: 543, sendo 22 membro(s) e 521 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafa.carvalho, Roberto Movanni, magster, Eng Damasceno, Allen Anderson, TadeuB79, Gabriel.C, Geraldo Nunes, emersonforentin, mastermax, Carlos E. Nogueira, nandao, Sergio1987, Celso Borttoloto, gustavosaalmeida, italon kalebe, Daniel Monteiro, IF, DESIGNERS, Elis, marcio.alain, Alexandre Longo, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.