Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Vynycius   Petrópolis
Anderson Leao   São Paulo, SP

Portfólios Ver Mais

android   Brasil - SP
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
tiago fortes   Florianopolis - SC
Marcleiramos   Catu-BA - BA

Novataço de tudo, pedindo ajuda com escala.

Por: Snowmeow  

Em: 12/04/2018 09:46

Bom, eu não sou um artista em computação gráfica, mas sim, um entusiasta de games que está mexendo na EF-12, uma engine para jogos de luta 3D.

E há uma personagem cujas animações de luta eu baixei em FBX, mas preciso converter para XSI, e estou usando o Softimage pra isso.

Preciso reduzir o tamanho da animação para 12,3% do seu tamanho original, mas só tenho feito paçoca e o resultado final é um ponto minúsculo, e não a animação reduzida. Então, eu gostaria de saber, como proceder para conseguir a escala correta.

Desculpe se não está na área correta, e desculpe a "noobice".

No caso vc reescalou o objeto e não a velocidade da animação... Geralmente nos engines vc pode tbm controlar a velocidade de reprodução da animação, então acho q assim seria mais facil.. Hoje em dia é dificil ver gente mexendo no SoftImage, q apesar de ser um programa bom parece q foi descontinuado e tem pouca gente q mexe (então é mais dificil, em termos de cultura, se aprender esse programa no momento.. como tem pouca gente usando, vai ter muito menos tutoriais do q 3dsmax, Blender, etc..)..

Então, se eu entendi bem, vc quer reduzir o tempo da animação (deixar mais rapido, no caso).. Então vc só exportar a animação sem mexer nada, e alterar a velocidade de reprodução da animação na propria engine mesmo...  

 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Snowmeow, tudo bem?

Realmente vai ser bem mais difícil conseguir ajuda no Softimage por causa do que o Screaming Fox falou, o Softimage foi descontinuado pela Autodesk e possui muito poucos usuários.

Também como o Screaming comentou, normalmente nas Engines você pode ajustar facilmente a duração das animações, mas não dá para editar a animação, então, se a Engine que está usando não aceitar controlar a velocidade da animação ou se deseja editar a animação, realmente vai precisar de um programa 3D.

Infelizmente eu só poderei te ajudar com precisão no 3ds max, inclusive, se você pretende mais para frente criar suas próprias animações, o 3ds max é o programa mais indicado e mais amigável para isso, pois tem o Character Animation Toolkit que facilita muito a animação de personagens.

No Max tem várias formas de alterar a duração da animação, vou descrever 4 delas aqui para se você resolver tentar nele.

1- A forma mais comum é o Rescale Time, é só clicar no ícone Time Configuration no canto inferior direito da tela e clicar no botão Rescale Time na janela que aparece, como mostra a primeira imagem em anexo.
Assim vai exibir uma janelinha para você definir o Frame inicial e final da animação.

2- A segunda forma é com o Selection Range, primeiro precisa clicar com o botão direito na Timeline logo abaixo das Viewports, dai entra na opção Configure > Show Selection Range.
Assim vai aparecer uma barrinha em baixo da Timeline, então, é só selecionar todos os Frames da animação e arrastar a barrinha para aumentar ou diminuir a duração, como mostra a segunda imagem em anexo.

3- A terceira forma é com o Curve Editor, que fica no menu Graph Editors, ele abre uma janela com os Key Frames e as curvas da animação, então, você pode selecionar os Keys e usar o ícone Retime Tool, marcado em azul na terceira imagem em anexo.

OBS: Abra o Curve Editor com o objeto animado selecionado para exibir apenas os Key Frames dele.

4 - A quarta forma é com o Dope Sheet, que fica no mesmo menu Graph Editors, ele exibe uma janela parecida com o Curve Editor, mas só tem os Key Frames e os Tracks, ele também oferece mais recursos nos ícones da área superior para editar o tempo das animações, como mostra a quarta imagem em anexo.
Primeiro você precisa usar o ícone Select Time para selecionar os Tracks que deseja alterar, depois pode usar o Time Scale para modificar a duração.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707503.

Total de membros registrados: 135159

Últimos membros registrados: Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026, tavin21.

Usuário(s) on-line na última hora: 799, sendo 30 membro(s) e 769 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Sergio1987, Augusto Peixoto, Fabio Catelleno, Rova, LUCIAN89, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Willmitnick, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Jorge Henrique, Osvaldo Arquiteto, jovipeixoto, Ronaldo, Abilio, Roberto Trevelin, Eng Damasceno, geandra, Marceleza, Le_Andro, Ronaldo Junior, Antigo, luizz22, SaavedraCG, nakan14, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.