Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
claudiosdr   Brasil - CE
bender   Lajeado-RS - RS
Karolina Cunha   Goiânia - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

arteiro   guarulhos - SP
maykjose   Rio de janeiro - RJ
Langue   São Luis - MA - AC

Dúvida modelagem para impressão 3D

Por: Luiz  

Em: 18/04/2018 11:29

Comecei a estudar sobre modelagem usando o Max, por enquanto mais como Hobby mesmo, pois trabalho com arquitetura e uso o Autocad para fazer o 3D, e depois renderizo com o Max e Vray, ate ai sem problemas.

Nesses meus estudos com modelagem, a dúvida que estou no momento e como fazer  transformar as texturas em 3d de forma eficiente, pois o que era bom para um render, não é bom para uma impressão 3D. Usando o Displace não estou tendo bons resultados, principalmente nas mudanças de planos. Acho que olhando essas imagens fica mais fácil intender, não fui eu que fiz, mas é exatamente esse efeito que quero fazer, e me parede que usando Displace nunca que vou chegar a esse resultado de parede. Olhando essas imagens, não me parede que foi usando um Displace, e sim algum outro modificador que realmente transformou o objeto numa parede de tijolos.

3dsMax 2017 / VRay / Corel
Oi Luiz, tudo bem?

Os programas 3D não trabalham bem com objetos absurdamente densos, apenas o Z-Brush que consegue fazer isso, ou o Mudbox e o 3DCoat, que são os concorrentes.

O Displace no Max vai deformar a malha com a textura e poderá usar uma malha bem densa se tiver um bom PC para conseguir reproduzir mais detalhes, mas nem chegará perto da densidade que o Z-Brush aceita, eu aposto que este exemplo que enviou em anexo foi feito no Z-Brush, ou foi esculpido ou cada pedra foi distribuida de verdade.

Dá para fazer parecido no Max distribuindo as pedras de verdade com o Particle Flow ou com Scripts como o Brick Wall Builder: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/brick-wall-builder

Fazendo no Z-Brush você tem duas opções, se quiser renderizar no 3ds max poderá exportar o Mesh em Low Poly e o mapa de Displacement, que vai usar para gerar a malha densa cheia de detalhes apenas na renderização, não vai aparecer na Viewport como faz o modificador Displace e não servirá para impressão 3D.

A outra opção é usar o Decimation Master do Z-Brush para reduzir o número de polígonos sem perder detalhes, assim, poderá tanto renderizar no 3ds max com detalhes sem mapa de Displacement e vai aparecer na Viewport, como também poderá imprimir em 3D, mas não ficará com boa qualidade.

Para conseguir o maior detalhamento possível na impressão terá que exportar a malha do Z-Brush com alta densidade usando formatos como STL, ficará um arquivo pesado, mas terá todos os detalhes realmente na malha 3D para poder reproduzir na impressão 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bonitinho esse "castelinho".. fez ele só com displace?

Da pra fazer ele praticamente tudo no 3ds e só preparar pra imprimir no Zbrush mesmo... Esse castelinho da pra fazer facil com scripts como "Stone Placement Tools" e "Rock Generator" (n sei se acertei os nomes mas é tipo isso msm..).. Aí depois da 'montagem' estar ok no 3ds vc exporta pro Zbrush e usa um Dynamesh com bastante detalhe.. provavel q n tenha nada de errado mas confere.. então exporta do Zbrush mesmo.. 

Estranho q, as coisas q eu fazia isso eu importava de novo pro 3ds e dava uma olhada e uns render, e então exportava o STL do 3ds, até pra conferir melhor o tamanho e tal.. e agora tava mexendo aqui e n vi o export de STL.. estranho.. mas acho q a ultima vez q eu fiz isso eu tava usando o max 2011, n sei se é isso ou se eu tinha instalado algum export de STL... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Screaming Fox, tudo bem?

Realmente é possível fazer no Max até com certa facilidade como comentei se tiver as pedras modeladas individualmente e os Scripts que indicou são ótimos para isso.

Outro recurso que lembrei foi o MCG QuadScatter, que serve para distribuir objetos de acordo com as faces de outro, então, ele consegue ajustar as pedras para ficarem alinhadas e com o mesmo tamanho das faces do Mesh de base.

Creio que conhece ele, mas se não conhece o link é este: http://3d1.com.br/recursos/305/quadscatter

Para mim este é um dos melhores MCGs para o Max, pois ajuda muito em várias situações de modelagem.

Sobre a exportação de STL no Max, meu PC está todo ferrado e tive que desinstalar algumas coisas para conseguir trabalhar mais alguns dias até poder arrumar, então, retirei as versões recentes do Max que não uso para nada, deixei apenas o 2016 e nele tem o formato STL para exportação.

Assim que recuperar meu PC e instalar as versões recentes de novo vou dar uma olhada se ainda tem essa opção, pois será mais um absurdo se retiraram!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707585.

Total de membros registrados: 135210

Últimos membros registrados: Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103.

Usuário(s) on-line na última hora: 478, sendo 3 membro(s) e 475 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Tomas, IF, DESIGNERS, Chioo026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.