Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lince   Farroupilha - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
roob88   dourados-ms - MS
J.F.Verissimo   Recife - AC
APO   Rio de janeiro. - RJ

Portfólios Ver Mais

mansilha   Santa Maria
cassioferreira   londrina - AC
eromario   Juazeiro/BA - PE

montagem fotografica automatica

Por: Abilio  

Em: 15/05/2018 14:31

ola

eu vi na net um esquema de montagem fotografica automatica que altera a aparencia dos olhos do rosto de uma modelo
os olhos são mudados em tempo real sem necessidade de trabalho manual
a modelo fica atraves da sua imagem captada pela camera , mais bonita em tempo real
da até pra ver uma previsão da modelo maquiada em tempo real filmando ela pela camera do smartphone

ocorre tambem de adicionar desenhinhos de orelha de coelho e etc ... no rosto da modelo e tempo real


que tecnologia é esta ? qual seria o nome do programa ?
os fotografos profissionais estão usando isso ?


valeu

olá Abilio, esse tipo de abordagem é muito dificil se fazer profissionalmente, eu trabalho bastante com fotografia, principalmente com moda, e por uma série de motivos não vejo acontecendo. Por que é um ambiente que existem profissionais de maquiagem, cabelo, estilo , edicao, etc.

 

Esse tipo de recurso é mais publico que busca entretenimento, como uma brincadeira.

 

Sobre a tecnologia, eu acho que é uma utilização de machine learning, ja que permite interpretar o que esta aparecendo, hoje em dia ja é algo simples, quando você ve jogos utilizando esse tipo de tecnologia é por que o método esta muito simples.

Tem uns programas q mudam as imagens fazendo uso de distorções e tbm de recortes.. Esse tipo de programa usa reconhecimento de determinados pontos da face humana e faz como se fosse um rig 2d pra distorcer detalhes por exemplo mudar o formato do olho, deixar a pessoa com boca e olhos muito grandes, etc.. Ou outros do tipo daquele FaceRig, q tbm reconhece pontos 'de interesse' na face, e aplica o movimento desses pontos no rig de um personagem 3d..

O q o Diego falou de machine learning é o q eu tinha pensado inicialmente tbm XD... Esses personagens divertidos q o pessoal brinca de 'gollum' no youtube (por exemplo aquele "treta news", é feito com o FaceRig, o FaceRig tem outros personagens e vc pode por seus tbm.. Se eu voltar a fazer tutoriais pro pessoal q faz mapinha de game vou fazer um raposão branco com uma folha na testa pra deixar um quadrinho com a 'minha face' nos videos XDD)..

N sei se fotografos usam isso.. se usam, tbm guardam as imagens originais.. Esse tipo de coisa, pra mim, é equivalente ao q se fazia antigamente com adesivos de baloezinhos de fala com coisas engraçadas escrito tipo "Papai não pode ver isso!" q o pessoal grudava numa foto de um garoto com a cara assustada segurando qualquer coisa quebrada...

No sentido do q eu e o Diego tinhamos pensado inicialmente (de machine learning)consideroq, pra disciplina de Fotografia mesmo, pra uma questão de foto de uma pessoa, não é o mais adequado... E tbm nem é muito aplicavel, pelo menos por enquanto...

No caso, da manipulação de imagens por algoritmos dotados de 'machine learning', o programa não só distorce a imagem (como no caso dos programinhas divertidos), como tbm "alucina" detalhes, e então usa uma função similar a automato-celular pra suavizar entre a alucinação mais proxima da distorção... e então pode repetir o processo até q fique um detalhe (por exemplo olhos) perfeito... Com o machine learning, o algoritmo (* daqui pra frente vou chamar de "programa") deve analizar antes muitas e muitas imagens, pra poder "alucinar" detalhes faltantes ou alterações coesas.. Por exemplo, vc dá pro programa milhares de imagens de muros, todos com um furo bem no meio... depois vc dá uma foto, só q essa foto tem justamente a parte do meio alterada (imagina q é uma foto antiga com um rasgo bem no meio, etc..), vc dando essa imagem com a parte faltante pro programa, ele vai 'alucinar' essa parte faltante, provavelmente com um furo, esse 'furo' na parede n é nenhum dos furos das fotos de "treinamento" do programa, mas é uma representação das ordens e regras apercebidas pelo programa, o que pode ser mais ou menos realista dependendo da qualidade do treinamento do programa... Um exemplo (não muito exato mas q dá pra perceber o conceito) dessa 'alucinação' de detalhes é qdo vc recorta uma imagem com fill no PS...

Ou seja, o machine learning aplicado a imagens pode tanto distorcer uma face pra se adequar a outra face de outra imagem, ou pode tbm 'alucinar' detalhes, e tanto a distorção quanto a 'alucinação' vai ter a qualidade determinada pelo 'treinamento' do programa, e isso n é viavel pra uma pessoa comum com um computador comum, ou pra um fotografo q n seja PHD em matematica e computação... Mas não acho q esse impedimento tecnico seja a maior questão detrimental à Fotografia como Arte...

Uma coisa interessante q se pode fazer com o machine learning e imagens é na questão de analise.. isso já é usado faz um tempo em astronomia, mineração e exploração submarina... Outra coisa q dá pra fazer com esse tipo de sistema (machine learning aplicado a imagens) é, por exemplo, reconhecimento familiar e parental.. O programa é capaz de determinar se há parentesco direto (por exemplo se sujeito da foto é pai, irmão, mãe...) entre sujeitos da mesma foto ou de fotos diferentes... tem um programa tbm pra facilitar a arte de retrato falado policial, q usa imagens de camera em baixa resolução, etc...

Mas quanto à Fotografia (a Arte) em sí, acho moralmente detrimental tanto ao fotografo, quanto ao sujeito da foto, e tbm ante a cultura... A fotografia deveria ser um retrato realmente, a captura de um momento assim como seria vista a olhos nus de boa visão... A alteração de detalhes da fotografia, de maneira a descaracterizar ao sujeito da foto (o corpo ou rosto, hoje em dia principalmente o corpo), de maneira a q fique mais proximo de um padrão cartunesco de beleza é um vicio de hoje em dia..

Mas, até certo grau, pelo menos as faces são preservadas.. imagino q até pra preservar a propria personalidade so sujeito da foto (vc põe uns shades de musculos nos caras, ou adiciona curvas nas meninas, e dos dois apaga as imperfeições faciais menores, mas n muda muito a propria forma da face..), mas, por exemplo, se começar a ser costumeiro o uso de programas (com machine learning, pra, por exemplo, mudar o nariz e olho e boca da pessoa, ah, e a orelha tbm..) pra deixar o sujeito da foto mais proximo de um 'padrão de beleza élfico', vamos chegar a um ponto onde não seriamos capazes de nos reconhecermos em nossas proprias fotografias...

Talvez, tendo a crença íntima que alguma beleza valeria mais do que a Verdade, um fotografo (fazendo uso de suas artes tecnicas) ja até consiga alterar com certa eficacia às feições de um sujeito de foto, mas ele (o fotografo/prog), com essa atitude, abdicou da Verdade presumida pela Fotografia, e, tendo abdicado dessa Verdade, não poderia considerar mais a sí mesmo 'um fotografo'... No caso, abdicou da Verdade em troca de uma beleza, que não é real, porem que lhe convem em determinado momento especifico...

Mas é... enfim.. dá né.. na questão das brincadeirinhas q põe mascaras ou efeitinhos ou carinhas de gato, eu acho q são coisas aquem, abaixo mesmo da atuação do fotografo, e q seriam mais pros clientes se divertirem pondo coisinhas engraçadas nas fotos (até pq seria mais divertido pela propria interação deles com as fotos), e quanto às tecnologias de machine learning aplicado a imagens, considero mais digno se usado em coisas como astronomia e mineração... quanto a alterar imagens de pessoas com isso, não considero como sendo bom... pq daqui a pouco se for assim em todas as aparições em tv e fotos os governantes vão ter 3 metros e vão ter coroas flamejantes flutuando em cima das cabeças, e ninguem vai poder ver como era quando era criança.. etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Abílio, tudo bem?

As emissoras de TV possuem programas que "limpam" a imagem e até removem pequenas imperfeições na pele em tempo real, são bem mais profissionais do que estes aplicativos para celular, mas não fazem milagre, pois se exagerar fica irreal no vídeo.

Agora, trocar os olhos da pessoa com montagem fotográfica automática de alta qualidade e em tempo real, algumas semanas atrás eu publiquei uma notícia sobre um programa desenvolvido pela Nvidia com inteligência artificial que faz isso, não sei se é o mesmo que você viu, a notícia e o vídeo dele estão neste link: http://3d1.com.br/noticia/67056

Ele trabalha com Machine Learning e Neural Network como o Dneo e o Screaming falaram, então, você pode apagar uma parte da imagem que a inteligência artifical reconstroi automaticamente com base em outras fotos na internet.

É sensacional, mas não adiciona desenhos, adereços ou maquiagem.

Por enquanto ainda é um protótipo da Nvidia e não está sendo vendido comercialmente, também não tem um nome comercial, é chamado pelo nome da técnica como está no título do vídeo.

Não sei te dizer o nome da App para celular que faz o que você falou, mas sei que tem várias por ai, algumas fazem a pessoa falar o que não disse, coloca a pessoa em outra foto, remove pessoas e objetos da foto, fazem de tudo, mas não sei se o resultado é perfeito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707574.

Total de membros registrados: 135203

Últimos membros registrados: scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024, paulo3317, Mandioka, CloudP4.

Usuário(s) on-line na última hora: 527, sendo 21 membro(s) e 506 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, emersonforentin, Thiago Couto, nokyam, Sergio1987, Frederico Wagner N. R., Reinaldo Silva, Anderson Miguel, mastermax, Diego, Eduardo Ramos, Junior, Willmitnick, Daniel Monteiro, Le_Andro, Ronaldo Junior, TadeuB79, SaavedraCG, marcio.alain, mixel.amorim, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.