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Inserir Png sobre outra textura!

Por: Mauricio Floriano  

Em: 26/06/2018 22:19

Fala pessoal, tudo bem?

Depois de alguns anos, estou voltando a trabalhar com 3D e já estou com um dificuldade.

Gostaria de pedir ajuda para o seguinte problema.

Tenho um material criado do Vray, apenas uma cor, com brilho e tal.
Preciso colocar uma outra textura em PNG, que tem textos, sobre ela.

Já tentei colocar o Material em IDs separados, porem o PNG não fica transparente, sempre fica com esse fundo branco.

Alguem pode me dar uma luz? de como fazer essa composição?

Uso o Vray 3.60.03 com o Max 2018

Desde já, muito obrigado.

 

Opa brother tudo blz?

entao eu indicaria voce usar o Vray blend material (vrayblendmtl) assim com mascara voce consegue mesclar entre um layer e outro facilmente.  da uma olhada sobre esse node no youtube tem varios videos.

Espero que ajude

grande abraco,
Testa
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/
Como o Colega falou, utilize o blend material.
Crie um material para a base e outro para as letras, depois coloca o mapa em preto e branco na aba opacidade do material das letras, onde é preto você vê o material base e onde é branco vê o material das letras.

Fiz ai um exemplo para ver melhor como fica.

Abraço
Exemplo
Resultado

Vou testar agora!

Pensava que o Vray entendia PNG!.

Pelo que pesquisei, o Vray do sketchup funciona!!!

Deu certo!!

Muito obrigado!!

Boa explicacao detalhada Fernando, que otimo que deu Certo.

Mauricio, tambem indicaria no caso se os textos sao tipo impressos em silk&screen or even have a CNC seria interessante usar essa mesma mascara num node BUMP conectar o seu VrayBlendmaterial nesse node para dar um pouco de relevo e fazer com que a iluminacao catch algumas highlights nas bordas e dar uma sensacao de relevo no render.
https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3MAX/Bump+Material+|+VRayBumpMtl


mantem a gente informado seu progresso,
grande abraco
Testa
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/

Aproveitando a oportunidade :)

O Max e Vray, salva em PNG 300dpi?

Só consigo em TIFF.

Obrigado novamente!!

Oi Maurício, tudo bem?

Não me meti no assunto porque o Fernando e o Testa são grandes especialistas no V-Ray, mas nesta questão dos 300 DPI eu posso tentar ajudar.

Apenas aproveito para dizer que a questão de ler o canal Alpha no PNG, TIF ou TGA depende da configuração do mapa Bitmap do Max que carregou a imagem.
Por padrão ele interpreta apenas o RGB, mas você pode marcar para ele usar o Alpha em vez do RGB, como mostra a primeira imagem em anexo.
Assim, o V-Ray vai entender perfeitamente o canal Alpha em vez do RGB, então, no Diffuse você mantém como RGB e no Opacity habilita as opções de Alpha.

Porém, normalmente os textos num objeto são de material diferente do material do próprio objeto, então, com o VrayBlend você consegue misturar dois ou mais materiais baseados no Alpha, dai na máscara do VrayBlend você pode usar a imagem PNG com o Alpha embutido se marcar as opções de Alpha no mapa Bitmap.


Agora, sobre o 300 DPI, o Max só renderiza com 72 DPI, que é a resolução de tela, mas uma imagem pode ser convertida para qualquer quantidade de DPI alterando apenas o tamanho dela, sem processar nada, pois DPI é a quantidade de pontos por polegada.
Portanto, se colocar mais pontos por polegada a imagem ficará menor em centímetros porque vai precisar de menos polegadas para guardar aquela quantidade de pontos, porém, a imagem terá mais resolução, por outro lado, se diminuir a quantidade de pontos por polegada vai precisar de mais polegadas para guardar todos os pontos e a imagem aumentará de tamanho em centímetros, mas possuirá menor resolução.

Entendendo isso fica fácil, pois o lance do Print Size do Max é uma automatização deste processo e realmente só aceita salvar em TIF, mas você pode calcular o DPI que deseja para saber o tamanho que precisa renderizar e terá a imagem com quantos DPI quiser em qualquer formato de arquivo sem usar o Print Size.

A conta é: Tamanho de um lado da imagem em centímetros dividido por uma polegada (2.54) vezes a quantidade de DPI que deseja.
O resultado será a quantidade de Pixels que a imagem precisa ter do lado que calculou, dai precisa fazer a conta para o outro lado da imagem.

Exemplo:

Renderizar com 300 DPI num tamanho de 19 centímetros por 27 centímetros, para imprimir numa folha de sulfite.

O cálculo seria este:

19 / 2.54 * 300 = 2244
27 / 2.54 * 300 = 3188

Portanto, se renderizar com 2244 x 3188 Pixels a imagem terá 300 DPI em 19 cm x 27 cm.

Mas ela não vai sair do Max com essa definição, ela será bem maior em centímetros porque estará guardando apenas 72 pontos por polegada.
Porém, é só converter no Photoshop que não haverá processamento algum e apenas vai trocar tamanho por resolução.

Então, abrindo a imagem no Photoshop e escolhendo o Image > Image Size, aparece a configuração de tamanho e resolução, como mostra a segunda imagem em anexo.

Precisa desmarcar a opção Resample Image para não haver processamento alterando a quantidade de Pixels.
Assim, desligam os recursos da parte de cima que mudam a quantidade de Pixels e ficam apenas os recursos de resolução.
Colocando 300 na resolução aparece o tamanho certo da imagem no Widht e Height.

No exemplo estou usando uma imagem pequena em baixa resolução, por isso que caiu para 6 e 5 centímetros, mas com uma imagem de 2244 x 3188 cairia para 19cm x 27cm exatamente.
Note que a quantidade de Pixels permanece a mesma.

Espero ter ajudado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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