Transferir Keys de um objeto para outro duvida

Por: rafaelboliver  

Em: 26/07/2018 15:25

Olá preciso importar uma animacao do adobe fuse para lumion, gostaria de saber como exportar as keys diretamente pra malha mesh, pois se importar como está, o lumion nao reconhece a animacao
Oi Rafael, tudo bem?

Se o personagem está com Skin é porque tem Bones e normalmente você exporta o Mesh e a animação dos Bones em FBX para importar nas Engines de Game, não sei como funciona no Lumion, ele importa FBX e aceita Bones?

Isso é importante porque tem animações que não usam Bones, por exemplo, simulação de tecidos, dai os vértices da malha que são animados e nem toda Engine aceita isso em FBX.

No caso do seu personagem, quem está animando os vértices é o modificador Skin, que se baseia na posição dos Bones para definir a posição dos vértices, portanto, se o Lumion não aceitar FBX com Bones terá que fazer o Bake da animação para embutir o movimento nos próprios vértices sem usar o Skin.

Tente exportar o FBX com a opção de Bake Animation para ver se o Lumion entende, como mostra a imagem em anexo.

Primeiro precisa marcar o item Animation e depois definir os Frames inicial e final da animação no menu Bake Animation, deixe o Step sempre com 1, teste com e sem o Resample All para ver o que fica melhor.

Também deve desligar o Deformations para ele não exportar o Skin como modificador.

Mas como disse, o normal é justamente o contrário, exportar o FBX com o Skin para importar nas Engines com o esqueleto e tudo.

Verifique também se o Lumion aceita importar o formato Alembic, pois é outra opção para fazer o Bake da animação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola  André tudo bom? obrigado pela dica! o lumion nao reconhece Bones... é nem o formato Alembic... existe algum outro meio?
Oi Rafael, tudo bem?

Não deu certo exportar em FBX com o Bake Animation?
O que aconteceu, o personagem foi importado estático sem animação ou o Lumion nem aceitou abrir o arquivo com o Bake?

A única opção que existe para embutir os movimentos gerados por modificadores ou simulações na própria malha do objeto é através do Bake, mas existem outras opções de Bake que pode tentar.

Você pode fazer o Bake através de Scripts para ver o resultado diretamente no objeto na Viewport do Max em vez de apenas na hora de exportar, como acontece com o Bake do FBX.

Desta forma vai ter certeza que a malha do objeto está animada corretamente antes de exportar e se não der certo quando importar no Lumion, saberá que é algum detalhe nele e não no arquivo.

Segue dois Scripts para Bake no Max:

Total Animation Baker: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/total-animation-baker

Ani Baked: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/ani-baked

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Lumion tem muitas limitações para importação de animação.
Ele aceita apenas movimento de deslocamento, rotação e escala. Qualquer outro tipo de animação é ignorada.

Voce deve configurar tambem o 3dsMax para 25fps

Não estou conseguindo... Séria muito inconveniente lhe enviar o arquivo pra fazer o teste? devo estar fazendo algo errado...

 

 

Oi Rafael, tudo bem?

Eu abri o arquivo Alembic aqui no Max e no Unreal, funcionou perfeitamente em ambos, até estou postando a imagem da janela Animation do Unreal mostrando as curvas de animação.

Infelizmente eu não conheço nada de Lumion, mas uma das pessoas que eu sei que mais conhece é o Gilson, além de acompanhar o programa de perto ele tem ótimas imagens e animações postadas aqui no fórum que comprovam a grande habilidade com o Lumion, então, se ele falou que não tem jeito é porque não tem mesmo!

Se o programa só aceita PRS (Position, Rotation e Scale), não vai conseguir importar animações de vértices, pois o programa só reconhece o ponto Pivot do objeto e as transformações aplicadas nele.

Vejo que você deseja trabalhar com animações mais robustas e personalizadas, já pensou em estudar o Unreal ou o Unity?

Em qualquer uma destas duas Engines você consegue resultados fantásticos e terá total liberdade com animações, inclusive de partículas e simulações físicas.

Qualquer coisa que precisar sobre isso eu terei o maior prazer em ajudar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Entendo André! irei dar uma estudada então! que pena nao poder importar animações assim! espero que nas proximas versões possa nos disponibilizar essa opção mais avançada de animação! mas gostei muito da atenção que me deram! muito obrigado a voces.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707579.

Total de membros registrados: 135206

Últimos membros registrados: gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024.

Usuário(s) on-line na última hora: 562, sendo 26 membro(s) e 536 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafa.carvalho, Roberto Movanni, magster, Lucas Reis, Eng Damasceno, Allen Anderson, Eber.Silva, TadeuB79, Gabriel.C, Geraldo Nunes, emersonforentin, mastermax, Carlos E. Nogueira, nandao, Sergio1987, JMDesign, Celso Borttoloto, Le_Andro, gustavosaalmeida, italon kalebe, Daniel Monteiro, IF, DESIGNERS, Elis, marcio.alain, Alexandre Longo, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.