BUG NA VIEWPORT DO MAX

Por: rafaelboliver  

Em: 01/08/2018 23:34

Estou com esse problema onde apos rotacionar a viewport ele desceleciona o vertex, alguem ja passou por isso?

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=qGEk8W482ys

Oi Rafael, tudo bem?

Eu nunca vi isso acontecer, mas é porque eu desisti de usar o Max 2017 logo que percebi os diversos problemas que ele tem na Viewport.
Se você pesquisar na internet verá que essa é a pior versão do programa de todos os tempos e depende da sorte de cada um, tem vezes que roda bem e não apresenta tantos problemas de Viewport, tem vezes que é impossível usar.

Infelizmente nenhum dos Service Packs resolveram todos os problemas, tanto que muita gente chama o Max 2018 de Service Pack do Max 2017.

As vezes pode ser um pau no arquivo, neste caso você resolve abrindo um arquivo novo e dando Merge de tudo que estava no arquivo antigo.

Mas se isso estiver acontecendo em qualquer arquivo, creio que a única solução é trocar de versão do 3ds max, parece inacreditável, mas infelizmente é verdade.
A Autodesk deveria indenizar todo mundo que comprou o Max 2017!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Fala galera ia postar esse problema agora mas meu brother rafaelboliver passou na frente kkkkkkkkk, poise eu acabei de baixar o max 2018 e também tem o mesmo problema, acho q a autodesk ta sabotando o 3ds max, vou explicar um pouco melhor esse problema:

Oque acontece é que quando é um arquivo que tem uma escala muito grande esse bug sempre me assombra, quando uso o alt+scroll para orbitar a viewport quando eu vou fazer um seleção a viewport simplementes da uma movida para algum canto, como se desse um auto pan é um problema pessimo pq ele acaba com fluxo de modelagem pq toda vez q eu orbitar vou ter dar um click e ajustat novamente a viewport com pan onde eu quero, se a perpectiva nao fosse tao ruim de trabalhar seria ok eu trabalhava nela.

Já tentei dar um merge também mas esse problema é realmente por causa da escala do arquivo, a ultima coisa q posso tentar é usa o motor grafico em open gl, mas ai é voltar demais no passado.

A proposito eu uso a versão legal do programa que é a de estudante.
testei no open gl tmb continua com mesmo bug.

abri no max 2016, esse bug tmb existe lá, porem ele não acontece quando estou com editable poly ativado em qualquer tipo de seleção que seja, ai fica possivel trabalhar, já nas versões mais recentes mesmo estando em editable poly o bug acontece ficando impossivel trabalhar
Oi Johnathan, tudo bem?

Neste caso a coisa muda de figura, pois essa informação que passou da escala do projeto é muito importante.

Todos os programas 3D tipo DCC como o 3ds max, Maya, Cinema4D, etc., aumentam a taxa de erro conforme a distância do centro do mundo 3D, que é aquele X mais escuro no meio do Grid do 3ds max.

Portanto, a escala do programa precisa ser ajustada de acordo com o tamanho do projeto para evitar estes problemas, pois se for fazer o projeto de uma rodovia com vários quilômetros usando a unidade centímetros, mesmo que centralize o modelo, várias partes dele estarão bem distantes do centro e vai causar todo tipo de problema louco, desde tremedeira na Viewport, saltos conforme se movimenta, objetos penetrando um ao outro sem realmente estarem se penetrando, animação truncada, texturas sumindo ou distorcidas, acontece de tudo!

Isso é normal e vai acontecer em qualquer versão do 3ds max.

A forma de resolver é trabalhar com uma unidade mais adequada para o tamanho do projeto, normalmente as maquetes comuns funcionam bem com centímetros, polegadas e até metros, mas um projeto grande como um condomínio por exemplo, precisa trabalhar em metros ou até quilômetros.


As unidades ficam no menu Customize > Units Setup.

A primeira janela que abre mostra apenas as unidades de visualização, então, você pode continuar visualizando os valores em centímetros ou em qualquer unidade que quiser, é só escolher na listra do Display Unitys Scale, como mostra a imagem em anexo.

Clicando no botão System Units Setup você entra nas unidades do sistema, onde normalmente nunca deve mexer, mas neste caso de projetos grandes é a unidade do sistema que precisa alterar, é só escolher a unidade desejada na listinha, como mostra a imagem em anexo.

OBS: Nunca, em hipótese alguma, altere o valor do Units, pois seja qual for a unidade escolher, ela sempre terá o tamanho correto dela de 1 inteiro e não um número fracionário.

Depois que der OK nas duas janelas, sempre que reiniciar o 3ds max ele estará configurado com esta unidade que definiu e se abrir arquivos em outras unidades ele vai perguntar se deseja manter a unidade do sistema ou alterar para ficar igual a unidade do arquivo que está abrindo.

Essa é a melhor forma de converter objetos de uma unidade para a outra, pois se escolher manter a unidade do sistema ele vai converter o objeto para a unidade que você está trabalhando.

OBS2: Nunca mude a unidade do sistema com elementos na tela, faça sempre num arquivo novo e zerado.

Testa para ver se resolve e qualquer dúvida é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Realmente faz sentido! 

No caso nunca se deve alterar "system unit setup" onde é a configuração padrão do max, e sim apenas "display unit setup scale" onde ele ira fazer uma "conversão" apenas do display para poder trabalhar melhor, por exemplo caso eu precise trabalhar em centimetros em vez de ter que colocar 39,3701 polegadas, ele faz a conversão do display para que eu possa colocar apenas o 100 centimetros, que seria o 1 metro. Isso e algo que realmente eu nao entendo o sentido, pois tem plugins que trabalham com centimetros, exemplo o floor generator, onde eu teria que alterar o  "system unit setup"  para centimetros também, e não so o display, como no caso da implantação do johanthan, que acredito ser recomendavel alterar de polegadas para metros tambem.

Isso aconteceu comigo também mas é o que o Johnathan disse, problema de escala. No meu caso bastava dar um move a viewport desaparecia do foco, precisava dar um clique e pressionar "Z" pra continuar, não consegui resolver, a solução penso que seja escala e trabalhar o mais próximo possível dos eixos zero da viewport.
Oi João, tudo bem?

Realmente é a distância do centro da Viewport que aumenta a taxa de erro do programa e chega uma hora que passa a apresentar problemas bem loucos.

Por isso que é importante ajustar a escala do sistema com a escala do projeto que está trabalhando e vale para os dois lados, tanto para coisas muito pequenas como para coisas muito grandes.

Pois quando você está numa escala apropriada, nenhuma parte do objeto ficará muito distante do centro e nem muito pequena, que também causa outros tipos de problemas como mover vértices e aproximar a câmera.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Rafael, tudo bem?

Você está corretíssimo e nem sempre as pessoas seguem esta regra, vão logo mudando para centímetros no System Units e passam a ter muito mais dificuldade em tudo que vai fazer no programa do que teriam se trabalhassem com Inches no System Units Setup, mudando para centímetros apenas no Display como você falou muito bem.

Isso acontece porque o 3ds max foi programado por americanos, que usam essa porcaria de polegadas, então, quando foram colocar todos os valores padrões dos parâmetros eles usaram valores em polegadas.
Por isso que dificulta muito mudar o System Units Setup, pois dai vai realmente alterar o valor real dos parâmetros, já que 1 passa a ter 1 centímetro em vez de 1 polegada, tornando-o 2.54 vezes menor.
Dai a pessoa tem que ajustar estes parâmetros manualmente para voltar para o valor adequado, exigindo que a pessoa configure muito mais parâmetros do que configuraria normalmente se estivesse trabalhando em polegadas.
Mas no caso de projetos com escala muito grande ou muito pequena, tem que modificar o System Units Setup para evitar os problemas sérios que acontecem quando fica muito distante do centro da Viewport.

Agora, os Plug-ins de terceiros foram programados por outras pessoas e a maioria do mundo trabalha com centímetros, dai eles programam em centímetros e configuram os parâmetros em centímetros, isso acaba virando uma zona mesmo!
Mas tem alguns Plug-ins que oferecem um campo para definir o quanto vale 1 Unidade, principalmente os que trabalham com simulações físicas, pois sem isso ficaria impossível acertar a escala das simulações.
Então, se o System Units Setup estiver com Inches, no Plug-in que trabalha com centímetros tem que colocar 2.54 para o valor da unidade.

Eu vou publicar um vídeo tutorial que fiz anos atrás explicando em detalhes essa questão das unidades, já estou devendo isso para várias pessoas, mas ainda não tive tempo de encodar ele para colocar na internet.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135226

Últimos membros registrados: rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1037, sendo 25 membro(s) e 1012 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Denilson, Edson, Geraldo Nunes, Ronaldo, Wamdersilva, gilson antunes, rodneitjr, dannlemeee, pinart, Le_Andro, Roberto Movanni, Antigo, PH2024, Pauladcr, Frederico Wagner N. R., Celso Borttoloto, Lucas Reis, Osvaldo Arquiteto, judevi966, Eng Damasceno, Ronaldo Junior, emersonforentin, Alexandre Longo, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.