Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcio.alain   Curitiba - PA
Alexandro   Cascavel - PR
Weverson M   Guarapari - ES
ti_roc   Mauá, SP - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

JGBRENE   SAO PAULO - AC
carlosbulow   Florianópolis - AC
HEITOR   Pernambuco - PE

Erro de versão no material

Por: Douglas3D  

Em: 03/08/2018 14:49

Baixei uns materiais do vraymaterials.de para estudo e um deles deu este erro. Há uma forma de contornar este problema? Parece que o material foi feito numa versão mais recente do max e não abre na minha versão que é mais antiga. Estou certo? Aguardo uma ajuda de quem puder me ajudar...também gostaria de saber como sumir com o nome de todas estes materiais que estou abrindo. Tem como salvar todos so materiais numa biblioteca só?
Oi Douglas, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Você está certo, o problema é que a biblioteca foi salva na versão 2017 (19000) e você está usando a versão 2014 (16000).

Infelizmente não tem como salvar bibliotecas para versões anteriores igual é possível com o arquivo MAX.

Para poder usar no 2014 vai ter que abrir no 2017, aplicar os materiais em objetos, salvar o arquivo para o 2014, abrir no 2014 e salvar os materiais da cena como biblioteca.

Essa opção de salvar os materiais da cena como uma nova biblioteca fica no Material/Map Browser, clicando com o botão direito em cima do menu Scene Materials, como mostra a primeira imagem em anexo.

Sobre trocar o nome dos materiais e colocar todos numa única biblioteca.

Você encontra as opções para editar as bibliotecas clicando com o botão direito nos itens dela, então, tem algumas opções que precisa clicar no menu da biblioteca e outras opções que precisa clicar no material dentro da biblioteca.

Primeiro você vai criar uma nova biblioteca clicando na setinha preta que fica no canto superior esquerdo do Material/Map Browser e escolhendo New Material Library, como mostra a segunda imagem em anexo.

Depois você pode clicar com o botão direito em cima de qualquer material de outra biblioteca, materiais aplicados na cena no menu Scene Materials ou materiais que estão nas esferas de exemplo do Material Editor no menu Sample Slots, dai vai aparecer o menuzinho com as opções para renomear, remover da biblioteca ou copiar para uma biblioteca aberta, uma biblioteca temporária ou uma nova biblioteca, como mostra a terceira imagem em anexo.
O remover da biblioteca não aparece nos materiais do Scene Materials e do Sample Slots.

Quando terminar poderá salvar a nova biblioteca clicando com o botão direito em cima do menu com o nome dela, como mostra a última imagem em anexo.

Neste menu também tem outras opções interessantes como trocar a cor, mostrar os mapas dos materiais no Show Subtree e o tamanho dos ícones no Display Material Library As.

Se restou qualquer dúvida é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707107.

Total de membros registrados: 134869

Últimos membros registrados: paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb, giiwski.

Usuário(s) on-line na última hora: 525, sendo 15 membro(s) e 510 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, wilsimar, Junior, nildoe, William, deathstars, mastermax, Willmitnick, NunoGarcia, TadeuB79, Lisandro, paxaki, nakan14, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.