Alguem teria material ou site explicativo sobre modelagem poligonal?

Por: Victor  

Em: 31/08/2018 15:06

Alguem teria ou sabe de algum site com conteudo bem explicativo sobre modelagem poligonal? Estou querendo me aperfeiçoar na modelagem, mas estou tendo muita dificuldade na hora de modelar. 
Parceiro Victor, boa tarde. No Yoube, você encontrará muita coisa boa em vários idiomas - até em russo e árabe; é só tirar o som, rs. Pelo que entendi, você que algo passo a passo, certo? Se for isso, posso ver para você mais tarde, pois não estou podendo fazer esta pesquisa agora, mas à noite, lhe passo alguma coisas, tá? Mas fica tranquilo, pois há muita, mas muita coisa boa para você se aprofundar e estudar bastante. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Muito Obrigado Marcelo! Eu ja vi diversos tutorials pela internet com passo a passo. Ja até modelei por esses tutoriais, mas fico perdido por que não entendo o fundamento daquilo. Onde e por que as linhas terem que estar muito ou pouco afasatadar umas das outras. Por exemplo, onde aplicar essa técnica da imagem acima na hora de modelar um personagem em 3D, ou uma face de um personagem.
Oi Victor, tudo bem?

Especificamente sobre a distância das linhas de Edges, que chamamos de Loop de Edges, é para controlar a a suavização e o arredondamento da malha quando aplicar o TurboSmooth.

Em modelagem poligonal a gente faz tudo bem quadradão, bem bruto, porque no final aplicamos o TurboSmooth que vai suavizar tudo adicionando mais polígonos e arredondando os cantos vivos.

Com 1 no Interation do TurboSmooth, cada face quadrada do objeto se subdivide em 4, com 2 no Interations cada face se subdivide em 16, então, o aumento é exponencial e raramente usamos 3 no Interations.

Veja a primeira imagem em anexo, os dois Boxes vermelhos mostram a malha Lowpoly e do lado a malha subdividida com TurboSmooth usando 1 no Interations.
Como a malha Lowpoly só tem um Loop de Edges no meio de cada lado do Box, distante das quinas dele, quando aplica o TurboSmooth o objeto fica bem arredondado.

Agora repare nos Boxes azuis, onde criei um Loop de Edges próximo das quinas em todos os lados do Box Lowpoly.
Quando apliquei o mesmo TurboSmooth com 1 no Interations ele ficou bem menos arredondado, apenas os cantos arredondaram porque aqueles Loops de Edges que criei seguraram o arredondamento do TurboSmooth.

Em vez de arredondar do meio de cada lado até a quina, ele arredondou apenas entre o Loop de Edges que criei e a quina.
Portanto, são os Loops de Edges que controlam a subdivisão do TurboSmooth e você deve colocar mais onde precisa de detalhes e menos onde não precisa.

Te garanto que modelagem é só uma questão de prática, essa insegurança inicial acaba rapidamente depois que pega o jeito de "pensar" em Poly.

Rosto de personagem humano é super fácil porque tem um monte de imagens da topologia na internet e se seguir, sempre vai dar certo.

Estou postando duas destas imagens de topologia da cabeça para você ver, fazendo desta forma também poderá animar sem causar artefatos no Mesh, pois os Loops seguem as linhas dos músculos do rosto.

O importante é saber criar qualquer tipo de forma com qualidade na malha como furos, vincos curvos e similares, se estudar isso você modela tudo que quiser.

Essa imagem que você postou em anexo mostra como fazer justamente isso, mostra como você curvar um Loop de Edges sem causar problemas na subdivisão da malha, então, dependendo da quantidade de Loops que tem você curva de uma forma diferente para sempre respeitar os polígonos quadrados, pois a subdivisão não gosta de polígonos com 3 ou mais de 4 lados, tem que ser sempre 4.

O Arrimus3D é um ótimo canal do Youtube sobre modelagem poligonal no Max, se pegar os vídeos mais antigos ele mostra como fazer diversos detalhes complexos em malhas curvas e tudo mais, aprendendo isso você faz qualquer coisa.

O canal do Arrimus3D é esse: https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videos

No caso destas dúvidas específicas igual a que postou, é só perguntar aqui que vou te responder com o maior prazer, em pouco tempo estará modelando com segurança e confiança.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Prezado Victor, boa noite. Como o Andre já adiantou muita coisas, vou apenas reforçar uma que é das mais importantes: FAÇA EXERCÍCIOS. Preste atenção aos tutorias, estudos. Pegue uma e faça! A fonte que ele lhe deu, o Arrimus, na minha opinião, se não for a melhor, é uma das melhores para você aprender a modelar; mais do que isso, a conhecer dias e truques na modelagem poligonal. Coisas que são relegadas por muitos, o Arrimus mata a pau. Além deste, gostaria de lhe direcionar para um lugar onde sempre estou aprendendo. O GFX Total - O Espaço do Designer Gráfico. Chegando lá, vou repetir a mesmíssima coisa: estude, preste atenção, faça todos os exercícios ou modelos propostos. Portanto, se dedique e você avançará bastante, tenho certeza. Preste atenção que o Arrimus apresenta estudos baseados em detalhes, na sua maioria. Tipo, em ver de modelar a torneira, ele vai te mostrar como modelar, com primor, o registro de abrir e fechar nos mínimos detalhes. Portanto, há tutoriais dedicados a todos os níveis. Qualquer coisa que puder ser útil, manda uma ideia aqui, valeu? Abração fraterno, Marcelo Baglione
André e Marcelo, muito obrigado pela ajuda! Vou estudar por esse canal no youtube e pelo site gfx total que vocês me indicaram. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135227

Últimos membros registrados: mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark.

Usuário(s) on-line na última hora: 1166, sendo 29 membro(s) e 1137 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: D2_Unrio, mastermax, Vladis, nandao, Baldo, marcola, Edson, JMDesign, Moura, Thiago Couto, Gabriel, Le_Andro, Adalberto Rocha, Frederico Wagner N. R., Henrique Ribeiro, Eber.Silva, Carla Franco, Pedro Juliato, magster, Juarez, Leonardo, Duda, Victor Mendonça, thassiojlopes, Reinaldo Silva, Fernando Cunha, marcio.alain, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.