outro problema na luz do unreal

Por: JMDesign  

Em: 01/09/2018 22:42

Pq aparece esse x vermelho nas luzes do unreal?
elas estão iluminando igual as que não tem o x
Att: João Maciel.
Oi JM, tudo bem?

Certamente as luzes estão marcadas como Stationary, que é a opção padrão quando adiciona as luzes na cena, mas o Stationary gera sombras em cascata porque trabalha com iluminação Bake e iluminação Real-Time ao mesmo tempo, então, tem a limitação de apenas 3 sobreposições de sombras ao mesmo tempo.

Portanto, se tiver apenas 3 luzes próximas tudo bem, se colocar uma quarta luz próxima, uma delas será marcada com o X vermelho indicando que não conseguirá gerar as sombras daquela luz.

A forma mais prática de resolver é mudar a luz para Static ou Movable, como mostra a primeira imagem em anexo.

Se mudar para Static a luz não pode ser modificada e só gera a iluminação de objetos estáticos, porém, permite GI e tem mais qualidade do que os outros tipos.

Se mudar para Movable a luz pode ser modificada a vontade, mas ela só gera iluminação em objetos móveis, não participando do Bake da iluminação para criar GI.

A Stationary é a única que permite as duas coisas ao mesmo tempo, mas tem essa limitação.

Outra opção é desligar as sombras estáticas das luzes que estão marcadas com o X Vermelho, assim, elas não vão gerar sombras nos objetos estáticos, apenas nos objetos Movables e não vai dar problema.

A opção de desligar as sombras estáticas fica dentro do menu Light da luz, clicando na setinha que tem no final dele para abrir as demais opções, como mostra a segunda imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Mas sem sombra ta ficando feio
não tem outro jeito?
Att: João Maciel.
Olá JMDesign

É como o André comentou de forma detalhada, porem reintero que o mais certo a fazer é deixar todas suas luzes como Statics, todos seus cálculos vão fluir melhor, e suas sombras serão calculadas corretamente, sem ter que desligar nenhum...

Abraço, Paz e Luz!!!
Oi JM, tudo bem?

É como o Alexandre Longo disse, se marcar todas as luzes como Static elas vão gerar GI, ajudando na iluminação e no realismo da cena, também não terá problemas com as sombras nem nada.

Porém, se estiver fazendo uma aplicação interativa e pretende que essa luz acenda e apague, por exemplo, não poderá marcá-las como Stationary porque vai afetar o Lightmap, ou seja, a iluminação delas ficará embutida nos objetos e quando desligar a luz não fará muita diferença.
Neste caso deve marcar todas as luzes como Movable, para funcionarem realmente em tempo real e não afetarem o Lightmap.
Certamente vai piorar a iluminação da cena porque elas não vão mais gerar GI e sombreados refinados, mas todas vão gerar sombras, então, você pode criar outras luzes auxiliares marcadas como Static para ajudar na iluminação da cena sem as Spots, mais ou menos como era feito antigamente nos programas 3D.
Por exemplo, colocar uma luz esférica próxima das janelas para jogar mais luz no interior.

Infelizmente isso que você deseja fazer não é possível no Unreal porque ele não tem GI Real-Time por enquanto, só é possível no Unity por causa do Enlighten, que permite alterar o GI da cena em tempo real conforme as luzes entram ou saem de ação, mas se trabalhar com luzes auxiliares no Unreal como era antigamente em 3D você consegue um bom resultado.

Uma opção precária no Unreal é o Light Scenarios, que permite salvar mais de um Bake de Lightmap no mesmo cenário, então, você poderia criar um Lightmap com as Spots acesas e outro com elas apagadas e alternar entre os dois na aplicação interativa através de Blueprint.
Porém, demora um pouco para ler o Lightmap e vai aparecer uns defeitos na cena enquanto troca os Lightmaps.

A documentação sobre o Light Scenarios está aqui: https://docs.unrealengine.com/en-us/Engine/Rendering/LightingAndShadows/PrecomputedLightingScenarios

Abração e tudo de bom.

André Vieira
obrigado vcs 2
eu queria acender as luzes clicando nelas
Att: João Maciel.
Oi JM, tudo bem?

Você pode fazer as luzes ligarem e desligarem clicando nelas, o problema é que se estas são as luzes mais importantes da cena vai perder qualidade na iluminação, então, precisa pensar bem na iluminação do ambiente para obter um bom resultado.

Se for uma cena de dia, certamente tem alguma janela deixando entrar a luz do sol, então, tem que fazer essa luz iluminar bem o ambiente com iluminação estática para criar GI, também pode aumentar a intensidade da Skylight, dai não ficará ruim deixar as Spots como Movable para poder ligar e desligar.

Se for uma cena de noite, crie uma luz estática fraca e azulada na janela para ajudar a iluminar o interior e ajuste a tonalidade e intensidade da Skylight, também trabalhe com Bake de Ambient Occlusion nos objetos para ter um sombreado refinado, assim, apesar da falta de GI nas Spots, vai ficar legal.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
to tentando mas ta dificil
tem algum tutorial?
Att: João Maciel.
Oi JM, tudo bem?

A Epic Games lançou recentemente um site reunindo todos os tutoriais e acredito que pode ajudar bastante, fica neste link: https://academy.unrealengine.com/

Mas tem uma ótima série de tutoriais do Lighting Academy que aborda iluminação artística, onde poderá ver estes truques de colocar luzes auxiliares.

Os vídeos dele ficam neste link: https://www.youtube.com/user/51Daedalus/videos

O problema é que o Unreal muda muito a Interface, então, dificulta para quem está iniciando porque acaba não encontrando alguns parâmetros ou o sistema mudou e a pessoa não consegue fazer a adaptação sozinha.
Seria ótimo se a Epic fosse mais consistente na interface do Unreal, pois dificulta até para a gente produzir um vídeo curso sobre ele.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
obrigado to vendo os dois pra tenta fazer
Att: João Maciel.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707120.

Total de membros registrados: 134882

Últimos membros registrados: 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams.

Usuário(s) on-line na última hora: 686, sendo 1 membro(s) e 685 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: 3010@Junior.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.