Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
EvandroGP   Paraná - PR
Eddy   Toledo - Paraná - PR
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Rafael   Sorocaba-SP - AC

Portfólios Ver Mais

pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
vandeko1987   São Caetano do sul
CNC   Caçador -Sc - SC

Matte shadow com mental ray max 2018

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 15/09/2018 15:45

Boa tarde moçada, beleza?

Estou sem o V-ray e estou tendo que me virar com mental ray, no entando estou tentando aplicar um fundo transparente que apareça as sombras dos objetos, matte shadow, porem ele não fica transparente e nem produz sombras, como faço para funcionar?

Abraço a todos
Estou usando o Max 2018 e v-ray para o max 2018.
V-ray não é MENTAL RAY, para o Max 2018.
desculpem.
Oi Neosmar, tudo bem?

O Mental Ray não aceita o Matte/Shadow nativo do 3ds max, precisa usar o Material MatteShadow/Reflection, como mostra a primeira imagem em anexo.

Dai é só aplicar este material no Plane e colocar a imagem de fundo no primeiro Slot dele, o Camera Mapped Background, como mostra a segunda imagem em anexo.

Porém, para ficar legal, a iluminação tem que ser pelo menos parecida com a iluminação da imagem de fundo e a melhor forma de fazer isso é usando uma imagem HDR.

Então, normalmente você vai aplicar uma imagem HDR na luz Standard Skylight ou na MR Sky para reproduzir a iluminação da imagem de fundo.

Aqui na 3D1 tem o download deste exemplo que usei agora para te mostrar o resultado e você poderá ver as configurações, fica neste link: http://3d1.com.br/recursos/215/matteshadow-mental-ray

Qualquer dúvida sobre ele é só falar.


O MatteShadow/Reflection também aceita esconder objetos atrás de objetos da foto e refletir os objetos 3D nos objetos da foto, como mostra a terceira imagem em anexo.

Neste exemplo eu fiz a configuração completa, com iluminação HDR, Backplate do mesmo lugar e aplicação do MatteShadow/Reflection para projetar sombras, refletir e esconder objetos.

Você pode baixar este exemplo neste link: http://3d1.com.br/recursos/215/3d-dentro-de-foto

Qualquer dúvida sobre ele é só falar.

OBS: Nos dois exemplos, se você trocar a imagem HDR e a foto de fundo pelas que deseja usar, é provavel que funcione perfeitamente, dai só vai precisar refazer o Perspective Match para realinhar a câmera com a foto de fundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707604.

Total de membros registrados: 135223

Últimos membros registrados: sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO.

Usuário(s) on-line na última hora: 1131, sendo 6 membro(s) e 1125 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Junior, sanerreddie, RAPH, pinart, nildoe, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.