Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
joshi   sao paulo - AC
APO   Rio de janeiro. - RJ
nakan14   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

Rhankorr   Carapicuíba
Marcilio3D   Recife - PE - AC
SONIC   Piedade-SP - PR
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC

Ambiente escuro no v-ray 2018

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 20/09/2018 19:48

Pessoal boa noite, bom voltando ao v-ray, que bom.

Estou com um problema na hora de abrir um arquivo de um max 2018 para o outro 2018, a cena fica escura,
não descobri o motivo.
alguém pode me ajudar?
Cena escura quando abro de um max 2018 de um computador para outro computador no mesmo max 2018.

O que será que acontece.
Obrigado
Oi Neosmar, tudo bem?

Quando você abriu a cena no outro computador não deu nenhuma mensagem?

Pois acredito que está preto porque o Max não encontrou as texturas aplicadas nos materiais.

Se você copiar as texturas para a mesma pasta onde está o arquivo MAX, o programa consegue encontrar sozinho.
Mas se as texturas estiverem em outra pasta, você precisa indicar o caminho delas para o programa encontrar.

A forma mais fácil de fazer isso é adicionando a pasta contendo as texturas no Customize> Configure User Paths > External Files, como mostra a imagem em anexo.

É só clicar no botão Add e selecionar a pasta com as texturas, assim, quando abrir o arquivo novamente vai aparecer com todas as texturas e não dará nenhuma mensagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, obrigado pela atenção.

Quando a janela de aviso, não aparece nehuma quando abro o arquivo.

Más veja que curioso, quando ponho a imagem do painel bem algulada a foto aparece, estranho.
Não consegui resolver o problema. Vou tentando o porue fica tudo escuro.

Abraço
Imagem escura
Oi Neosmar, tudo bem?

Parece ser o controle de exposição pela última imagem que postou, pois o normal é usar o Physical Camera Exposure Control.

Também porque ele fica lincado com a câmera, então, você pode ajustar a claridade da imagem aumentando ou diminuindo o valor do EV, marcado na primeira imagem em anexo.

Porém, dependendo da iluminação que aplicar, a Viewport ficará preta, mas a imagem renderizará normalmente, por exemplo, se estiver com apenas a luz Dome Light na cena a Viewport ficará preta e a imagem renderizará corretamente como mostra a segunda imagem em anexo.

Mas se você mudar do Realistic para o modo Shaded, a Viewport aparece normalmente, como mostra a última imagem em anexo.

Você está no 2018 e eu não tenho o V-Ray instalado no meu 2018, então, não sei como funciona nele porque mudou estes modos de Viewport, mas é só você passar pelas opções que tem ali nos menus Standard e Default Shading da Viewport que uma delas deve exibir corretamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André, vou tentar. percebi também que é masi na viwport da perspectiva que fica escuro.

Abração
Oi Neosmar, tudo bem?

É comum a Viewport Perspective ficar preta dependendo da luz que adicionar na cena, pois a Dome Light do V-Ray desliga as luzes de serviço e não ilumina na Viewport, dai fica tudo preto.

Outra opção que você pode usar para resolver isso além de mudar o modo de Shade da Viewport, como mostrei na mensagem anterior, é habilitar as luzes de serviço manualmente.

O atalho é CTRL+L, mas elas ficam no menu Views > Viewport Configuration > Visual Style And Appearance, como mostra a imagem em anexo.

É só marcar o Default Lights em vez do Scene Lights ou teclar CTRL+L para usar as luzes de serviço em vez das luzes da cena.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707103.

Total de membros registrados: 134867

Últimos membros registrados: Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb, giiwski, kamahell, Saul_Salazart.

Usuário(s) on-line na última hora: 401, sendo 3 membro(s) e 398 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: BROTHER1, pinart, Roxiie.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.