ventuinha fazendo barulho

Por: Abilio  

Em: 10/12/2016 18:17

oi

existe algum macete de instalar as ventuinhas do gabinete para que elas não façam barulho ?

meu tecnico instalou as ventuinhas do lado do gabinete com o fluxo de dentro para fora e não fazia barulho nenhum
eu inverti o fluxo , mas começou a fazer barulho

tem haver em como apertar os parafusos ?

são do tipo 120mm

tirei a ventuinha : limpei e parafusei de volta bem firme

deu na mesma , muito barulho

quero lembrar que a ventuinha tem somente uns 6 meses
e que não estava fazendo barulho antes de inverter o fluxo prendendo ela do lado oposto no gabinete

as ventuinhas possuem lado certo de usar ?
ou eu posso usar elas de qualquer lado de acordo com minha necessidade de fluxo de ar ?
eu uso as ventuinhas do lado do gabinete entrando ar , isso esta certo ?


valeu
é relativo o sentido do ar, depende do que vc ta fazendo dentro, e pra onde ta indo.

Meio complicado por que não tem muita receita, tem que testar mesmo.
Tem umas borrachas que vão junto com o parafuso que ajudam a tirar a vibração, experimenta procurar ai. Ou corta umas borrachas e testa pra ver se melhora.
é relativo o sentido do ar, depende do que vc ta fazendo dentro, e pra onde ta indo.

Meio complicado por que não tem muita receita, tem que testar mesmo.
Tem umas borrachas que vão junto com o parafuso que ajudam a tirar a vibração, experimenta procurar ai. Ou corta umas borrachas e testa pra ver se melhora.


oi

é verdade que o computador não necessita de muitas ventuinhas ?

eu trabalho aqui com imagens 3d e vivo estressando o processador e placa de video em 100% por horas para gerar as imagens
quantas e em que posição seriam as ventuinhas que eu tenho de usar ?
eu posso tirar as ventuinhas da lateral do gabinete ?



valeu
Abilio, vc precisa gerar fluxo de ar dentro do gabinete, ou seja, ter X ventoinhas soprando ar para dentro dele em um lado (ou na frente) e X ou mais outras ventoinhas tirando ar para fora do gabinete (preferencialmente em cima ou atras).

Sobre o barulho, de uma olhada na etiqueta da ventoinha qual o valor da corrente (0.5A por exemplo). Algumas delas são muito potentes e realmente fazem barulho por conta da velocidade que giram.

Sistemas mais novos costumam controlar automaticamente a velocidade da ventoinha (caso ela suporte) de acordo com a temperatura dos componentes. Caso elas estejam fazendo mais barulho agora do que faziam antes, pode ser que seu equipamento, por alguma razão, esteja esquentando mais.

tentando responder suas perguntas:

\"é verdade que o computador não necessita de muitas ventuinhas ?\"

- depende muito, se for um pc pra ler e-mails e no máximo assistir um vídeo, ele precisará de poucas. Mas no seu caso, onde há processador e vga trabalhando à 100%, vc precisará de algumas a mais.

\"quantas e em que posição seriam as ventuinhas que eu tenho de usar ?\"

- o mínimo são duas, recomendo uma na frente soprando para dentro do gabinete e outra atras, soprando pra fora. Caso seu gabinete suporte mais ventoinhas, ponha outra na parte superior soprando para fora também.

\"eu posso tirar as ventuinhas da lateral do gabinete ?\"

- se mesmo as removendo vc conseguir manter um fluxo, como citei acima, pode sim. Mas não recomendo.
Olá Abilio,

Existe sim uma forma \"correta\" de instalar as ventoinhas de gabinete. Vamos por partes.

Em teoria, o gabinete não precisa de NENHUMA ventoinha para se manter em boas condições. Mas essa regra só vale SE você possuir um bom cooler de cpu. Caso contrário de nada vai adiantar você instalar 20 ventoinhas de gabinete, pois seu processador vai esquentar muito, em heavy load, se o cooler for insuficiente. Outra condição é que o seu gabinete precisa ter ALGUMA ABERTURA para que o ar circule, independente dele ter ou não ventoinhas instaladas. Sendo assim, os modelos de gabinete totalmente fechados (sem brachas, furos, malhas, etc...) não ajudam nesse quesito; pelo contrário, muitas vezes atrapalham.

Ainda assim, se for de sua vontade instalar ventoinhas de gabinete, as seguintes \"regras\" se aplicam:

- As ventoinhas instaladas na parte da frente, na parte de baixo e na parte lateral devem estar orientadas para puxar o ar frio do ambiente para dentro do gabinete.

- As ventoinhas instaladas na parte de trás e na parte de cima devem estar orientadas para expulsar o ar quente de dentro do gabinete para o ambiente.

É claro que a instalação depende muito do tipo e tamanho de gabinete que você possui. Nem todos tem o espaço dedicado para a ventoinha na parte de baixo, ou na parte lateral.

Segue em anexo uma imagem que ilustra o fluxo de ar correto dentro de um gabinete do tipo torre-média.

olha

eu tenho estas ventuinhas :
1 processador
1 placa de video
1 fonte ( embaixo , totalmente isolada do gabinete , entra ar por baixo e sai por traz )
1 atras
1 do lado do gabinete ( é esta que faz barulho )

se eu tirar a ventuinha do lado do gabinete eu posso ter problemas ?
caso eu tirar esta ventuinha , pode queimar alguma coisa ?
ou no maximo da alerta de temperatura travando o computador ?
e se eu religar a ventuinha este alerta não aparece mais ?


se eu tirar a ventuinha do lado do gabinete eu posso ter problemas ?
caso eu tirar esta ventuinha , pode queimar alguma coisa ?


Como eu disse, teoricamente seu computador não precisa de nenhuma ventoinha de gabinete, CONSIDERANDO QUE ventoinhas de gabinete são aquelas instaladas no gabinete propriamente dito (frente, trás, cima, baixo). Ventoinhas instaladas no processador, na placa de vídeo e aquela ventoinha acoplada na fonte são uma outra história.

Sendo assim, você pode tirar a ventoinha do lado do gabinete sem problema. O que as ventoinhas de gabinete fazem é auxiliar no fluxo de ar (como indicado na imagem do meu outro comentário), garantindo uma melhor ventilação interna. Mas para que essa ventilação seja realmente eficaz, o ambiente precisa ser refrigerado (ar condicionado no cômodo do computador). Caso contrário, os benefícios das ventoinhas de gabinete são mínimos.


ou no maximo da alerta de temperatura travando o computador ?
e se eu religar a ventuinha este alerta não aparece mais ?


Se você está desconfiado de superaquecimento, recomendo monitorar as temperaturas usando algum software de monitoramento. Um que eu gosto muito e recomendo é o CPUID HWMonitor, que é 100% gratuito. Mas se o seu PC está travando e você tem certeza que é por conta de superaquecimento, então você deve tomar uma das seguintes medidas:

- Se o superaquecimento for no processador (CPU), compre um novo cooler de processador. Existem vários tipos, marcas e modelos de cooler no mercado e sua escolha basicamente vai depender do modelo do seu processador e também do seu orçamento.

- Se o superaquecimento for na placa de vídeo (GPU), instale um software de controle e automação de ventoinha. Existem bons softwares para isso (GPU Tweaker da ASUS, PrecisionX da EVGA, Afterburn da MSI, CAM da NZXT, entre outros). Depois de instalado, você vai precisar perder um tempinho aprendendo a configurar o software para que ele regule a ventoinha da placa de vídeo de acordo com a temperatura. Mas depois de configurado corretamente, você raramente vai precisar se preocupar com isso.
Uma coisa q o pessoal geralmente n dá muita importância (e isso ja aconteceu comigo também) é a fonte...

Caso sua fonte não dê a força (vou falar em termos não técnicos até pq n lembro os nomes e tal) suficiente naturalmente, as peças vão fazer com q a fonte \'se force\' pra atender à demanda energética.. E então o que acaba ocorrendo é q TODAS as peças esquentam, e muito mesmo, a ponto de se vc relar um palito de fosforo numa peça, acende o palito...

Pelo jeito vc tem uns 6 fans por aí né? Desse jeito n deveria ter problemas de superaquecimento, por isso pensei na questão da fonte.. pra trampar com 3d ou coisa de performance no pc eu recomendaria uma fonte de no minimo 750 (watts eu acho.. xd.. é a medida lá, eu acho q é watts..).. Se vc usa duas placas de vídeo ou uma de vídeo e uma de calculo (só pra render RT e calculo, tipo a Tesla da Nvidia) eu recomendaria acima de 800w, idealmente 1200w... Por aí, caso as de vídeo sejam das mais fortes...

Quando é assim (a fonte aquém da necessidade), geralmente a primeira coisa q queima é a placa de vídeo, depois a ram (caso use vídeo onboard a ram vai primeiro), e depois a placa-mãe ou processador...

Lembrando q, o \"normal\" é as peças não esquentarem muito.. Mas tem peças como por exemplo processadores q vem overclocados de fabrica e então esquentam mais naturalmente, aí vc presta mais atenção no resfriamento dessas peças em especifico...

O fluxo de ar pra dentro deve ser maior do q o fluxo de ar pra fora, e o mais correto é q o fluxo de ar venha da frente do chassi pra tras, e de baixo pra cima, então é bom um fan virado pra fora na parte de tras.. tem uns \'exaustores\' compactos ótimos pra isso tbm e são bem bonitos caso vc tenha um case mais selado e tal...


Antigamente (vc deve se lembrar), as fontes vinham de brinde já nos cases, e por isso pessoal n pensava muito na questão de performance com as fontes, mas hoje em dia a fonte é uma peça critica na segurança das peças do computador.. Outra coisa legal é optar por placas-mãe com leds de \'power-on-self-test\' (leds vermelhos pra ram, placa de video, processador e HD) pra q vc possa fazer o diagnostico mais facil se algo pifar (senão vc ia ter q ficar tirando e pondo peças pra ver por eliminação o q pifou e tal, etc..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135222

Últimos membros registrados: Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars .

Usuário(s) on-line na última hora: 1039, sendo 4 membro(s) e 1035 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Humberto1082, pdsanbvha, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.