Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
An3dre   Araras / SP - SP
bender   Lajeado-RS - RS
GARGAMEL   Maceio - AL
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ

Portfólios Ver Mais

luizsouzah   São Paulo - AC
mse   Novo Hamburgo
Nabucodonossor   Porto Alegre - RS

Terreno e curva de niveis

Por: Toyoko  

Em: 24/06/2013 12:47

Olá caros amigos,

Gostaria de pedir novamente pelo conhecimento dos mais experientes que já passaram por isso.

Quero a opinião de vocês sobre qual a melhor maneira de fazer um terreno a partir de um arquivo com curva de nível.

Preciso inserir ruas, um lago e trabalhar em cima dele todo
Se não ganha pelo talento VENÇA pelo esforço
Se não me engano, é possível modelar com curvas de nível usando NURBS....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Se vc já tiver o arquivo com as curvas de nível, tente com a opção TERRAIN do 3ds max. Ele fica em CREATE (no painel de comandos)> COMPOUND OBJECTS> TERRAIN. É só aplicar em cima do arquivo de curvas de nível.

Só um detalhes é que todas as linhas do arquivo devem pertencer a um único objeto. Caso não esteja, use as opções de ATACH do EDITABLE SPLINE para unir todas as linhas em um objeto só.
Ja usei o Terrain mais a malha fica inviavel para texturazação na maioria das veses, o que ja fiz foi fazer a malha bruta no Terrain e depois fazer um plane com resolução adquada e usar o modificador Cloth para simular o acomadamento do plane em cima da malha original, dessa forma tenho uma terreno bm difinido e com distribuição dos poligonos por igual sem nada repuxado ou exagerado!
Obrigado a todos pela ajuda, relamente juliano fazer da forma que você diz tem fundamento.


Estava tentando desenvolver algum metodo onde eu fizesse ruas e terreno de forma plana atacchase todos eles e usando a ferramenta cut executar o corte seguindo as curvas de nivel, após isso iria selecionar os pontos subir de acordo com a elevação, detachar as ruas do terreno e de outras coisas e continuar meu processo de trabalho


Alguém já tentou usar algum plugin ou conhece um?
Se não ganha pelo talento VENÇA pelo esforço
Galera sou novo no forum e no 3ds Max e estou com uma duvida de principiante. Quando importo curvas de nivel em DWG para o 3ds Max e aplico a funçao TERRAIN so aparece as arestas da triangulação(segue figura abaixo). O problema tambem acontece ao fazer uma box, plane, qualquer objeto que tento desenhar. O que estou fazendo de errado para nao aparecer a superficie do levantamento topografico?
Oi Gomide, tudo bem?

Seja bem-vindo ao fórum, espero que participe bastante com a gente.

Sobre a sua dúvida, todas as linhas das curvas de nível precisam estar dentro da mesma Line no 3ds max, você pode anexar as linhas separadas usando o Attach disponível no menu das Lines no Modify.
Também não pode ter o contorno fechando as curvas na borda do terreno, deve ter apenas as curvas nas alturas corretas.

Uma coisa muito importante é a suavidade das curvas, se aplicar o Terrain em curvas muito densas e com ângulos retos vai gerar uma malha muito densa e facetada, como parece ter acontecido na imagem que enviou em anexo.

Para resolver você precisa otimizar as curvas diminuindo o número de vértices, pode usar o modificador Normalize Spline para fazer isso automaticamente, também deve transformar todos os vértices em Smooth para ficarem bem suaves, você faz isso selecionando todos os vértices e clicando com o botão direito, na parte superior esquerda do menu vai encontrar a opção Smooth, como mostra a primeira imagem em anexo.

Estando com as curvas bem suaves e contendo poucos vértices, quando aplicar o Terrain vai gerar uma malha com poucos polígonos, fácil de editar se necessário e sem problemas na geometria, como mostra a segunda imagem em anexo.

Com uma malha desta forma você pode aplicar o modificador TurboSmooth e terá uma superfície bem suave do terreno, como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


Bom dia Andre, obrigado pela atenção. Estou desde ontem tentando fazer o que vc me orientou, porem, como nao tenho conhecimento no 3ds Max(estou acostumado com AutoCad), estou apanhando igual cachorro sem dono!!! No AutoCad eu apaguei tudo e deixei apenas as curvas de nivel(todas em apenas uma layer). Quando importo para o 3ds Max, ao clicar em uma curva, seleciona todas ao mesmo tempo(é assim que se deixa tudo na mesma line?) Por enquanto, minha unica preocupação é em gerar um relevo 3D, depois de conseguir isso vou partir para suavização da superficie. Eu sou Agrimensor e minha intenção no 3dsMax é apenas dar uma incrementada na apresentação dos meus levantamentos topográficos planialtimetricos. Mas fico muito grato pela recepção que tive aqui no forum e vou continuar a quebrar a cabeça aqui ate dar certo. Se tiver mais alguma dica pode enviar que vai ser muito bem vinda. Grande abraço Andre, obrigado pela atenção.
Andre, tentei com objetos feitos no proprio 3ds Max e acontece a mesma coisa. Figura 1, eu desenhei 3 poligonos em niveis diferentes. Figura 2, eu deixei os poligonos na mesma line com a função attach. Figura 3, apliquei o Terrain e so aparece as arestas. Nao consigo de jeito nenhum colocar superficie no objeto. 
Oi Gomide, tudo bem?

Eu que agradeço pela sua participação na 3D1 e qualquer coisa que eu puder ajudar com o 3ds max, é só falar, tenho certeza que em pouco tempo estará fazendo ótimas imagens 3D dos seus terrenos.

Depois de 20 anos trabalhando com o Max eu conheço bem ele e não entendo porque não está mostrando a superfície no seu terreno, pois você fez tudo certo.

Se criou as linhas no Max, usou o Attach do Line para anexar todas as Shapes na mesma Line como mostram as suas imagens e a primeira imagem que estou enviando em anexo, depois aplicou o Terrain e os polígonos na malha foram criados como mostra a sua última imagem e a segunda imagem que estou enviando em anexo, tinha que aparecer a superfície igual apareceu no meu.

O mais interessante é que na sua Viewport está mostrando a opção Realistic, então, tinha que aparecer a superfície do objeto, só era para aparecer em Wireframe se estivesse marcada a opção Wireframe em vez da Realistic, se quiser testar, tecle F3 para ver trocar entre Wireframe e Realistic.

As únicas opções que me passam pela cabeça é alguma das linhas estar aberta, mas eu testei e funcionaria normalmente, a outra opção é a Nomal das faces estar invertida, mas era para ver as faces escurecidas em vez de não ver nada.
Se quiser testar para desencargo de consciência, aplique o modificador Normal na malha para ver se ela aparece, o Normal fica na lista dos modificadores no painel Modify, o segundo no quadro lateral do Max, mas acho que não vai resolver.

Portanto, quando é alguma coisa muito estranha igual essa só resta uma opção, você não instalou os Service Packs do Max 2015 e esse deve ser um Bug dele.

Então, se realmente não instalou os Service Packs, é só baixar o último SP de graça na Autodesk e instalar, dai tem que funcionar!!!

Você baixa o SP4 do Max 2015 neste link: https://knowledge.autodesk.com/search-result/caas/downloads/content/3ds-max-2015-service-pack-4.html

Depois me fala se resolveu, pois é um Bug importante.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707467.

Total de membros registrados: 135140

Últimos membros registrados: Bruma, rivaldosilva1198, [email protected], Herr.eduardo, dsan btha, Sanches550, Herry550, joddjustin.

Usuário(s) on-line na última hora: 756, sendo 13 membro(s) e 743 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jorge Henrique, Henrique Ribeiro, Ronaldo Junior, hovik, Abilio, Le_Andro, Thiago Couto, jgarquides3d, Reinaldo Silva, gilson antunes, raflixh, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.