Render manchando

Por: woshngton  

Em: 29/08/2017 06:49

Bom dia pessoal!

Vcs poderiam me dar um auxílio?
Estou tentando renderizar algumas imagens neste arquivo, mas ele fica todo manchado.
troquei as luzes, afastei elas dos spots, mas nada parece resolver.
O que mais posso alterar para mudar isso?
Render v-ray.

obrigado
Olá pessoal da 3d1... Boa tarde a todos!

woshngton: oi woshngton! Tudo bem? Este problema de noises ( manchas ) no seu render V-Ray, pode ser facilmente resolvido verificando, fazendo um \"pass\" de V-Ray Render Elements (Lighting, Global Illumination, Specular, Reflection e Refraction).

Olhando estes elementos do render, você pode rapidamente isolar e conferir os níveis de noise causados por cada obejeto 3d individualmente na sua cena 3d.

===========================================================================================

No render básico, as bordas dos objetos 3d aparecem limpas e definidas, o noise parece estar principalmente nos reflexos e sombras. No Primary Samples (AA) se encarregam de entender a geometria, texturas, profundidade e motion blur na cena. Enquanto o Secondary Samples, se encarrega de entender a iluminação, GI ( Global Illumination ), sombras, materiais, etc.

O Image Sampler (AA) já fez o que foi designado a fazer: deixar os detalhes da geometria (bordas dos objetos) limpos e definidos. Então, ao invés de utilizar um monte de Primary Samples (AA) adicionais para diminuir o noise, é melhor deixar os samples adicionais para o DMC Sampler (Subdivs dos Lights / GI / Material) para que ele possa operar corretamente a sua função: diminuir o noise na iluminação, sombras, GI, reflexões e refrações.

Agora, podemos começar a entender por que usar as configurações universais do V-Ray de 1 min e 100 max AA normalmente, não é o método mais eficiente de renderização, na verdade, nunca teve o propósito de ser o método mais eficiente.

OBS.: As configurações universais foram definidas para deixar o software acessível para pessoas que \"NÃO\" se importam com a otimização do render ou não querem aprender como o V-Ray realmente funciona.

É apenas uma forma de colocá-lo no \"piloto automático\" e isto é péssimo para um artista gráfico. Essa configuração permite ao usuário controlar a qualidade do render mexendo em apenas um item, o noise threshold!.

** Se um render tem muito noise, apenas diminua o valor do noise threshold, e o V-Ray continuará emitindo Primary Samples (AA) na cena até atingir o noise threshold desejado, garantindo um render \"bom\" mesmo com uma compreensão mínima do seu funcionamento.

Mas essa opção normalmente não será tão limpa e rápida quanto poderia, se você tirasse um tempo para entender de fato o processo e equilibrar o Image Sampler e o DMC Sampler de acordo com os requisitos de cada cena.

Só para deixar claro. Usando alguns truques, é possível reduzir o tempo de render com apenas uns pequenos ajustes na quantidade de noise.

==================================================================================================

1.0- ** IDENTIFICANDO ORIGENS DO NOISE:

A chave para otimizar um render corretamente é identificar quais aspectos da cena estão causando o noise e atribuir o \"sampler\" correto com samples o suficiente para combater esse noise em sua origem.

Algumas cenas vão precisar de mais samples obviamente para o Image Sampler, enquanto outras vão precisar de mais samples para o DMC Sampler.

2.0- Como orientação geral:

Circunstâncias onde o Image Sampler (AA) requer um número maior de \"Primary Samples\" para eliminar o noise:

2.1- Detalhes geométricos como filamentos, grama, folhagem, etc.
2.2- Texturas detalhadas como tecidos.
2.3- Cenas com Depth of Field pouco profundo ou Motion Blur forte.

3.0- Circunstâncias onde o DMC Sampler reque um número maior de Secondary Samples para eliminar o noise:

3.1- Fontes de iluminação grandes que produzem sombras suaves.
3.2- Materiais com glossy reflection ou glossy refraction fortes.
3.3- Cenas com Global Illumination elevado, particularmente em cenas de interiores.

==================================================================================================

Felizmente, o noise causado pelo Image Sampler (AA) é fácil de se identificar a olho nu. Ele se manifesta em bordas chanfradas ou imprecisas nos objetos, detalhes indefinidos nas texturas ou efeitos como padrões ondulados, e depth of field e motion blur granulados.

OBS-2.: Quando o noise é causado pelo DMC Sampler, pode ser um pouco mais difícil de identificar exatamente o que o está originando.

Por sorte existem algumas ferramentas à sua disposição para ajudar a resolver isso: os V-Ray Render Elements (Lighting, Global Illumination, Specular, Reflection e Refraction). Olhando estes elementos do render, você pode rapidamente isolar e conferir os níveis de noise causados por cada um individualmente.

Olhando para o reflection do render ELEMENTS do V-Ray, por exemplo, podemos ver a quantidade de noise causada apenas pela reflexão dos materiais. E assim vai para todos os demais \"elements\".

Este vídeo abaixo, mostra um pouco rapidamente como \"checkar\" o noise da sua cena 3d, usando o recurso de \"Render Elements\" do V-Ray render [ 3ds Max ]:

https://www.youtube.com/watch?v=lTR9ZP3m8vM

==================================================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte!

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Obrigado Danilo!

Vou fazer isso já!!!

Muito obrigado mesmo pela dica!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707609.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1206, sendo 26 membro(s) e 1180 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, hawph, Nuno, Reinaldo Silva, Thiago Couto, adudis_, Osvaldo Arquiteto, TadeuB79, Max Idalgo, Willmitnick, Daniel Monteiro, gilson antunes, Eber.Silva, Sergio1987, gago, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Geraldo Nunes, emersonforentin, Celso Borttoloto, Leonardo, Roberto Movanni, Eng Damasceno, Carla Franco, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.