Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ramires   Porto Velho - RO - RO
leandro nicolaci   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Jackao   Cianorte-pr - PR
hender   Imbé-RS - RS
kblopsa   Novo Hamburgo RS
macbeni   sao paulo - SP

Modelagem de Stand, com cotas

Por: SERPA  

Em: 04/10/2017 19:09

Pessoal,

Andei treinando modelagem de Stands no Max mas até então as minhas modelagens tem sido apenas de concepção visual dos stands, sem me preocupar com as medidas dos elementos.

Agora gostaria de modelar um stand com as cotas reais, com todas as métricas.

Penso que seria melhor fazer no Rhinoceros e depois exportar para o max apenas para texturizar e iluminar.

O que vocês aconselham?

Posso fazer tudo dentro do max? Minha versão é 2016.
Oi Serpa, tudo bem?

Geralmente temos um projeto em 2D que desejamos modelar em 3D, pois para fazer o projeto 2D com precisão no Max fica difícil, já que ele não é voltado para isso, porém, se for uma coisa pequena e não tiver problema com a precisão absoluta, pode até usar alguns retângulos como referência.

De qualquer forma, se precisar fazer pequenos desenhos com precisão absoluta no Max é possível usando a notação R antes de adicionar pontos na Line.

Por exemplo, em vez de clicar no Create > Shapes > Line e clicar na Viewport para desenhar a linha, você abre o menu Keyboard Entry e cria os pontos da linha por lá.
Tem os campos dos 3 eixos, X, Y, Z, o botão Add Poin para adicionar novos pontos, o Clone para fechar a linha e o Finish quando quer finalizar uma linha aberta.
Então, normalmente inicia na coordenada 0,0,0 clicando no Add Point, a partir dai você sempre digita "R" antes do valor que desejar para o próximo ponto e o Max vai respeitar o último ponto igual faz o @ no AutoCAD, como mostra a imagem em anexo.

Mas o ideal é ter a planta em DWG do projeto, assim pode usar o Snap Vertex nas linhas para modelar com precisão, ou então o desenho em escala aplicado num Plane para usar de referência, mas neste caso não ficará tão preciso como os outros.

Já a modelagem em si, você vai iniciar as paredes com o Create > Geometry > AEC Extended > Wall, pois poderá abrir vãos de portas e janelas facilmente usando o Door e o Window do Max, mas como vai modelar Stands e muitas vezes não terá tantas portas ou janelas, serão paredes e portas personalizadas, de vidro e tal, eu acho que na maioria das vezes será melhor desenhar linhas e aplicar Extrude ou então, criar Boxes, converter em Poly e editar conforme a necessidade.

Enquanto você estiver com as primitivas, seja retângulos, Boxes, Wall, Door e Window, você tem a precisão absoluta das suas dimensões, apenas depois que converter em Poly para modelar livremente que ficará mais difícil saber exatamente as medidas e precisará usar referências como retângulos, por exemplo.
Então, se modelar com primitivas vai ter uma ótima precisão e depois que converter em Poly para modelar os detalhes, só os detalhes que não terão a precisão absoluta do Rhino e AutoCAD, mas pode ter certeza que serão mais precisos do que a construção real. rsrsrsrs

Se tiver qualquer dúvida na modelagem Poly em si, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira




Valeu pelas dicas. Tinha até esquecido desse AEC extend, wall, dors. Inclusive quando precisei modelar uma planta de casa como exercício, acabei recorrendo ao REVIT.

Mas na minha opinião eu acho que o Max é muito bom mesmo para iluminação/textura/animação/humanização. Mas na hora que vc precisa de medidas, cotas, ai acho que ele deixa muito a desejar.

Achei mnuito legal poder ver o projeto com as cotas, como na imagem em anexo.
Ou Serpa, tudo bem?

Não tem do que agradecer, eu que agradeço pela sua participação ativa no fórum.

Sobre os AEC Extend do 3ds max, a vantagem de usar o Door e o Window padrão é que você pode aplicar o Select And Link para lincar as portas e janelas na Wall e abrir o vão automaticamente na parede, depois pode modificar a posição da porta ou janela na Wall que o vão acompanha.

Eu acho que é tudo uma questão de costume, pois eu também iniciei no AutoCAD, há muitos anos atrás modelava bem no Rhino, um dos menus das versões antigas da 3D1 foi feito no Rhino, então, também senti dificuldade para modelar em Poly no Max quando estava vindo do AutoCAD, sentia falta da precisão absoluta e da falta de medidas, mas depois que acostumei nunca mais modelei no AutoCAD.

O Rhino são outros quinhentos porque é um programa moderno de CAD que trabalha com NURBS e permite modelar coisas complexas, mas todos os programas de CAD seguem a mesma linha, são ótimos para o que se propõe, mas não vale a pena modelar um rosto, um animal, um móvel com estofado bem fofo de tecido, entende?

Cada programa tem os seus fortes, para modelar a alvenaria bruta vale a pena usar programas específicos para isso se tem grande volume de trabalho, pois agiliza o processo, então pode ser o SketchUp, o Revit, o Rhino e praticamente qualquer programa de CAD, depois, para criar a decoração detalhada exigida para uma visualização realista você vai modelar no Max porque será mais fácil e eficiente.

Mas isso é o final do projeto, quando está tudo acertado e só precisa da imagem final bem realista, enquanto estiver em estudo e projeto vai usar um programa de CAD moderno como o Rhino que foi feito para projetar.

Ainda se instalar o V-Ray nele pode conseguir visualização realista no próprio Rhino.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707450.

Total de membros registrados: 135118

Últimos membros registrados: alvesfrio, tiagoqueiroga, qdsakhya, Fernandostd44, billyscott032, shoreyjoseph, Tracy, Pain026.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 28 membro(s) e 711 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Willmitnick, Juarez, Adalberto Rocha, Lisandro, Abilio, Thiago Couto, Matheus Gouvea, Renatto, Victor Mendonça, Su Ferreira Lima, Lucas Reis, Daniel Monteiro, rmagaton, Fabio Catelleno, TadeuB79, Henrique Ribeiro, emersonforentin, mastermax, Carlos E. Nogueira, Osvaldo Arquiteto, leonilson, raflixh, Vladis, Gabriel.C, alvesfrio, JMDesign, Ronaldo Junior, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.