Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Publicidade

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
bender   Lajeado-RS - RS
doug2210   Rio de Janeiro
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG
godon2004   Taboao da Serra - SP

Portfólios Ver Mais

Parooliveira   Sinop, MT - MT
Paulo   Campo Grande MS - AC
lndr272   Rio de Janeiro - Brasil
Ariel Alencar   Dracena - SP

PROBLEMA IMAGEM HDR

Por: leoaks  

Em: 10/10/2017 14:30

Boa tarde, gostaria de saber como faço para corrigir a exposição destas imagens que veio aparentemente defeituosas. Eu até consigo alterar o Exposure e ela volta ao normal, porem não aparece na View.

Agradeço desde já pela colaboração dos que se dispõe.
Oi tudo, bem?

O Exposure que aparece na janela onde escolhe a imagem HDRI na sua HD serve apenas para a visualização da miniatura de exemplo, não afeta a imagem importada, pois para a HDRI funcionar corretamente ela tem que ser ajustada de acordo com a exposição da câmera 3D, porque deste jeito a HDRI vai variar a exposição de forma sincronizada com a exposição da câmera 3D.

A partir do 3ds max 2016 você deve sempre usar a Physical Camera, que é a VRayCam das versões anteriores e ela controla a exposição.
No menu da Physical Camera tem o botão para instalar o Exposure Control, ele vai aparecer na janela do Rendering > Environment, que você também acessa teclando 8.

Na janela do Exposure Control tem a opção Process Background and Environment Maps, ela tem que estar habilitada para o controle de exposição afetar a imagem HDR.
Você vai ver a diferença imediatamente na imagem de fundo na Viewport, pode ser que fique tudo branco, pois precisa fazer o ajuste na opção Custom que fica no final do menu do Exposure dentro do Physical Scale, como mostra a imagem em anexo.

Você deve ajustar o valor do Custom até a imagem aparecer corretamente na Viewport ou no Render Preview, para ela ficar no ponto neutro de acordo com o EV que estiver usando, assim, se aumentar ou diminuir o EV da câmera para modificar a exposição da cena, a imagem HDR também vai alterar a exposição para acompanhar a câmera 3D.

Agora, se a imagem HDR não foi bem feita, foi salva em formato LDR e depois salvou novamente em HDR, ou mesmo se foi feita com poucas exposições e exposições com espaçamento incorreto, não vai funcionar bem, apenas imagens HDR de boa procedência produzem os resultados corretos.

Caso a exposição da imagem esteja errada você até pode corrigir modificando o valor do Overall Multiplier no menu do mapa VRayHDRI, mas se o EV estiver correto e o Candelas do Custom Physical Scale também, a imagem é para aparecer com a claridade certa usando 1 no Overall Multiplier.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado, funcionou.

Faça o login para poder comentar

USUÁRIOS CONECTADOS

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 664782.

Total de membros registrados: 104206

Últimos membros registrados: Lucaslhb, player.the.night, Gianlucca, devson, JENIFFER TORRES, Welyton Mesquita, 1981eric, Isabela Silva.

Usuário(s) on-line no momento: 403, sendo 5 membro(s) e 398 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: stela2009, Guilherme Santos, luishenrique, renaz, Ronaldo Junior.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2017. Todos direitos reservados.