Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gilvani   monte verde - AC
arqui3dwill   Tiete-SP - SP
José Carlos   São José do Rio Preto/SP
jmb   Santa Catarina - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Ozzykratos   Brasília - AC
Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP
tonyferreira13   Campina Grande - AC

Dúvidas sobre contrata para apresentação de maquetes e render

Por: Avoir  

Em: 20/10/2017 14:49

BOA TARDE

DESENVOLVO MAQUETES E RENDERIZAÇÕES NA LOJA. 
E COMO É A PRIMEIRA VEZ QUE ESSE TRABALHO É FEITO AQUI, TENHO DÚVIDAS DE COMO PROCEDER:
EU GOSTARIA DE VERIFICAR SE ALGUEM TEM ALGUM CONTRATO PARA QUE EU POSSA ME BASEAR.

AQUI FAÇO APLICAÇÕES DOS ACABAMENTOS E ENTREGO RENDERIZADOS. A DÚVIDA MAIOR É QUANTAS IMAGENS APRESENTAR E ENTREGAR E TAMBÉM COMO LIDAR COM AS ALTERAÇÕES.

AGUARDO
DESDE JÁ OBRIGADA.
Oi Avoir, tudo bem?

Eu espero que alguém possa te passar um contrato para se basear, mas vou tentar ajudar com as outras dúvidas.

A quantidade de imagens eu acho que depende do projeto, pois depende do que você precisa mostrar para o cliente aprovar o trabalho, pois pelo que entendi você vai fornecer as imagens renderizadas mostrando o acabamento que pretende vender para o cliente, certo?

Se for isso é mais importante para você mostrar todos os detalhes do projeto para não ter erro na execução na obra.

Agora, se você está vendendo as imagens da visualização do projeto, então, tem que estipular um mínimo de 3 imagens, por exemplo, e cobrar por cada imagem a mais que o cliente pedir, pois leva tempo para renderizar, consome mão de obra e energia.

O mesmo vale para as alterações, até porque normalmente a maquete só é feita depois que está tudo definido, é a última etapa do processo e não deveria ter alterações, mas sabemos que isso é impossível, então, precisa limitar em uma alteração, incluindo essa alteração já no preço do projeto e depois cobrar se o cliente quiser alterar novamente.

Isso é importante porque muita gente acha que o que é feito por computador é feito automaticamente, acham que você só precisa olhar para a máquina e ela faz tudo sozinha, pensam que é fácil modificar e se não cobrar, certamente vão abusar da sua boa vontade.

Normalmente é muito mais trabalhoso fazer alterações do que renderizar mais uma imagem do projeto, então, tem que cobrar mais das alterações.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Primeiramente, deixem-me dizer que acredito realmente que, a Beleza reside por entre a Etica e a Razao...

Segundamente, essa minha resposta n passa de um complemento meramente filosofico da resposta acima (da resposta anterior a essa minha.. q considerei bastante pertinente.. entao se vc considera q sabe muito, ignore essa minha resposta...)..

A Beleza de qualquer Fazer, mesmo que a producao n seja historicamente a mais perfeita, nasce ante ao conflito entre a tecnica, a verve do artista, e a realidade do mundo... A producao artistica comissionada (alguem te encomendar um model, um render, uma pintura, etc..) deve balancear essas coisas... 

No caso, poderiam presentear-me com uma caneca de cha e tal, numa ceramica toscamente modelada e tal... mas, feita com muito carinho... Aquela caneca seria a representacao completa das interacoes entre o tempo real, o tempo do artista  e as possibilidades materiais do artista... Essa caneca se aproxima do belo, de fato, pois, no caso, ante um olhar mais tecnico, e, justamente observando-se 'as falhas, se percebe a razao.. Nesse sentido, uma pessoa totalmente inculta nao poderia dizer, realmente, o valor de uma obra de arte... 

(eu tava falando sobre o conceito de Wabi-sabi, pra complementar)

Mas, enfim... vc deve nivelar por cima, de fato... Pq pessoal, qdo for negociar com vc, vao querer nivelar por baixo ("nivelar por baixo" eu digo assim, tipo o cara falar assim "Pq OH! o mano do bairro la semana passada deu de mexer no 3ds (ou qq outro programa de 3d, etc..) entao vou te pagar vinte conto so', pq o moleque la faz pra mim gratis, entao vc tem q fazer baratinho e tal hehe...").. Nesse caso, deixa o cara fazer com o moleque la.. vamos ver por qto tempo esse cara vai aprovar o trampo do maninho da rua... 

Por isso, francamente, tem cada vez menos artistas 3d Brasileiros (e trabalhando no Brasil).. Pessoal nivela pelo preco mais baixo, ai saem trampos toscos, entao pessoal acaba n querendo contratar mais, pq os trampos sao toscos... Mas, pq os trampos sao toscos??? Decerto, todos esses trampos sao Belos, na medida em que estao entre a Etica e a Razao... Sao obras de arte determinadas pelas possibilidades e tambem pela Verve do Artista... 

Mas e'.. eu n quero "cagar regra" n... nem sou "o cara" q vc poderia referenciar por ai' e tal...    

Quanto ao contrato, e' so' vc ter por escrito e tal firmando com assinatura caso seja preciso, etc... No caso e' VC q tem q ter em mente o contrato (pq e' vc q vai fazer o trampo, etc..).. No caso de trampos maiores...

Pro caso de trampos menores o cara te paga e vc passa o conteudo pro cara (ou seja, q nem "loja", se o cara n te paga, vc n passa o trampo (n da link, n upa, etc..) pra ele...)...

Pq se, pessoal continuar nivelando por baixo, o resumo da CG no Brasil vai ser sempre um comercial de Dolly...

Enfim, ve o custo pra vc e repassa pro cliente... Pq os renders vao forcar seu computador e tal... se hj um cara se acha esperto pq ta fazendo varios trampos por mais barato, ano q vem c vai ouvir o mesmo cara falar q fritou umas pecas do PC e ta sem grana pra repor... Por essas e outras q ta zoado o mercado no Br...   


@edit: Basicamente, c tem q ser q nem o O'Malley, o cara vai pagar o quanto vc gasta, multiplicado pela sua qualidade (sim isso vai variar caso a caso)...

pra n perder a oportunidade do video e tal... xd... so pra ilustrar... 


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135159

Últimos membros registrados: Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026, tavin21.

Usuário(s) on-line na última hora: 785, sendo 30 membro(s) e 755 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Sergio1987, Fabio Catelleno, Rova, LUCIAN89, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Willmitnick, Geraldo Nunes, claro_lima, Reinaldo Silva, Jorge Henrique, Osvaldo Arquiteto, jovipeixoto, Ronaldo, Abilio, rmagaton, Roberto Trevelin, Eng Damasceno, Marceleza, Le_Andro, Ronaldo Junior, Antigo, luizz22, SaavedraCG, nakan14, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.