Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC
Ronaldo   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Alison   fortaleza-ceara - CE
Alef Rodrigues   Marília - SP - SP
Jean Belegante   curitiba - PR
Ricardo Ambos   GUAIBA RS - RS

Faces Escuras dependendo do ângulo de visão MAX 2018

Por: edudias  

Em: 22/10/2017 18:41

Boa tarde Pessoal!! 

Estou com um problema na viewport, pois todos elementos com certa angulação em relação a vista ficam escuros. Não é problema de flip normal, pois quando giro a vista ficam ok. Tambem acredito não ser nenhuma incapacidade da placa de vídeo, pois utilizo uma 1070.

Percebi isso a partir do max 2017 mas agora estou utilizando o 2018

Exite alguma configuração na viewport para corrigir isso?


grande abraço!!

Já checou se não estão com as normals invertidas ou se não está sem mapeamento?
Q tal fazer um plane com line (por cima da geometria zuada, q e' planar) e extrudir um pouco e ver se isso resolve? (pq acho q resolve)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Então cara, não é problema com a geometria, pois acontece o mesmo até com um simples Box recem criado, é algo na viewport.

Oi Ed, tudo bem?

Realmente não é um problema, é o modo de Shade do 3ds max na Viewport, pois não tem GI na Viewport para fazer o rebatimento da iluminação, só tem a luz direta criada por uma luz invisível de serviço.

Qualquer superfície plana vista por baixo num determinado ângulo vai aparecer preta na Viewport se não colocar uma luz apontada para ela, o mesmo acontece nas superfícies planas verticais como paredes, a parte apontada para o lado esquerdo da tela vai aparecer preta num determinado ângulo.

A imagem em anexo ilustra a questão.

Mas se você mudar o modo de Shade de Realistic para Consistent Colors no menu no lado superior esquerdo da Viewport, não haverá sombreamento e todos os lados ficarão claros.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Opaa André, muito Obrigado!!

Vendo sua explicação sobre o default light me deu uma idéia.

Em Standard, fui em Per-View Pressets e alterei o Default Lights para 2. Ficou da forma que eu queria, penso que agora utiliza uma luz vindo de cima e uma de baixo.

Só não consegui deixar esta configuração como padrão ainda.
Oi Ed, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Muito bem lembrado habilitar a segunda luz de serviço, eu também deveria ter te falado essa opção.

Sobre manter a segunda luz de serviço habilitada em toda nova seção do 3ds max, eu creio que se você salvar um arquivo MaxStart com essa configuração, toda vez que abrir o Max estará com ela já habilitada, não tenho certeza que dá certo, mas vale a pena tentar.

O Max carrega na inicialização qualquer arquivo que tiver o nome MaxStart dentro da pasta onde o MaxStart estiver definido no Customize > Configure User Paths > File I/O, como mostra a imagem em anexo.

Então, veja o item MaxStart e a pasta onde ele está configurado no seu PC, depois salve um arquivo com as configurações que desejar, pode até conter materiais já prontos no Material Editor, configurações de Render e tudo mais que o Max sempre abrirá esse arquivo quando iniciar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Conseguiu resolver?

Isso tb pode ser material, quando vc tem materiais muito complexos, com layers (dependendo de quais mapas procendurais), ou metais o vray as vezes deixa assim. Você já habilitou ver o mapa desse material em questão pra ver aplicado no objeto?
Boaa André, muito obrigado!!!

Deu certo desta forma, não conhecia esta opção, fiz a alteração e salvei um arquivo maxstart.max dentro da pasta scenes que estava definida no meu MaxStart, funcionou perfeitamente.

Grande abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135217

Últimos membros registrados: André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1087, sendo 21 membro(s) e 1066 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, emersonforentin, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Corró, Fabio Catelleno, JMDesign, Juarez, mario_3d_design, Celso Borttoloto, gago, André.fs, Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Victor Mendonça, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Anderson Miguel, Gibran Farfud, mixel.amorim, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.