Render com v-ray muito lento.

Por: Antonio Neosmar  

Em: 31/10/2017 14:58

Olá galera, beleza

Estou aprendendo a trabalhar com vray e preciso de uma ajudinha.

Renderizei este stand com vray, o unico material metálico foi um cromado nos pes das mesas,
renderizei com uma resolução de 720x486 bem baixa e levou 2:30h para renderizar, acho que demorou muito.
Decorei com 3 vasos de plantas que baixei do archive3d. bem simples.

Porque será que demorou tando?

Obrigado
abração
Qual tua maquina e posta tambem as configurações que usou para o render 
Segue Luciano as configurações do render vray.
obrigado
AMD 16 gb de memória
Olá não tem necessidade de essa quantidade de VrayLight, tudo isso entra no calculo.

Este render deveria demorar no maximo 15minutos dependendo da maquina.

Qualquer coisa chama.
Antonio, deixa so a DOME light ativa e deleta as outras e testa o render. Se demorar, desliga todos os objetos e vai ligando e testando

Como o Gui silva falou, nao deve demorar mais de 20min uma cena assim.
Oi pessoal, tudo bem?

A cena usada é o estúdio de teste que está para download aqui na 3D1, eu não sou um especialista no V-Ray, mas sempre consegui fazer tudo que quis com ele, na minha máquina modesta i5 levou 4 minutos e 18 segundos para renderizar, como mostra a primeira imagem em anexo, isso enquanto eu respondia o fórum e ouvia a Jovem Pan pelo Youtube.

Portanto, se o Antônio não alterou as configurações da cena e apenas adicionou o estande dele, certamente o problema está nos materiais ou na iluminação do estande e não na iluminação do estúdio.

Claro que a cena de estúdio da 3D1 está configurada com valores altos para o GI, sampleamento e AA, pois foi feita para que iniciantes não encontrem problemas como Noise e manchas de GI quando forem renderizar seus projetos.
Um usuário experiente pode otimizar drasticamente a cena e renderizar em menos de 1 minutos modificando apenas dois parâmetros, o Preset do Irradiance Map para Low e o Subdivisions para 32, por exemplo.

A iluminação da cena foi feita de acordo com a iluminação usada em estúdios de fotografia e televisão, portanto, tem um ciclorama branco de 180 graus ao redor do estande que precisa ser iluminado adequadamente igual acontece num estúdio real, mas estas luzes são muito leves porque não participam do Raytrace, não produzem sombras e estão incluidas no Irradiance Map, como mostra a segunda imagem em anexo.

Sendo assim, apenas 3 luzes iluminam as laterais e a frente do estande, outra luz ilumina de cima para criar uma sombra difusa suave em torno do estande e a Dome Light gera a iluminação do ambiente do estúdio com uma HDRI de barracão, que deve ser fraca como acontece num estúdio de verdade, a Dome Light também está incluida no Irradiance Map.

Se deletar as luzes do estúdio e iluminar apenas com a HDRI da Dome Light, vai gerar sombra do ciclorama para cima do estande.

Pode ser que ele tenha colocado materiais Standard ou Arch&Design na cena, luzes Photometrics com IES, materiais VRayMtl de bibliotecas antigas sem otimização dos parâmetros, material Blend em vez do VRayBlendMtl, coisas deste tipo.

Eu sugiro que o Antônio delete as luzes que criou e aplique material cinza fosco em tudo, depois vá renderizando a cada novo material, biblioteca ou luz que adicionar na cena, assim vai conseguir identificar o que está elevando o tempo de render.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707118.

Total de membros registrados: 134877

Últimos membros registrados: Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 24 membro(s) e 525 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Eng Damasceno, Roberto Movanni, Ronaldo, JMDesign, Sergio1987, Guilherme Santos, Carlos E. Nogueira, Abilio, TadeuB79, mastermax, Celso Borttoloto, Luis Antonio, emersonforentin, nandao, Geraldo Nunes, Ricardo Paranhos, claro_lima, Ronaldo Junior, Gibran Farfud, Danilo, nakan14, Fernando Cunha, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.